Lisboa E-Nova dá a conhecer projecto alfa-AMA SSD
O projecto alfa-AMA SSD – Bairros Inteligentes e Sustentáveis vai ser apresentado, dia 7 de Junho, às 18 horas, no âmbito da iniciativa “Ponto de Encontro” da Lisboa E-Nova, nas instalações do Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL)
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O multifacetado bairro histórico de Alfama enfrenta actualmente vários desafios: o envelhecimento da população local ou os novos negócios que competem com o comércio local há muito estabelecido. O projecto alfa-AMA SSD – Bairros Inteligentes e Sustentáveis, tem como objectivo criar mecanismos para superar estes desafios e criar uma “Alfama mais sustentável e saudável para todos”, com especial enfoque na implementação de soluções sustentáveis integrando as alterações climáticas e a inovação no bairro.
Neste sentido, o projecto alfa-AMA SSD vai ser apresentado, dia 7 de Junho, às 18 horas, no âmbito da iniciativa “Ponto de Encontro” da Lisboa E-Nova, nas instalações do Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL).
No “Ponto de Encontro” será dado a conhecer este projecto e a sua agenda, bem como a integração e articulação com os planos da Câmara Municipal de Lisboa e o projeto piloto previsto para o Páteo do Fradique.
Pretende-se alcançar este objectivo identificando e apoiando o desenvolvimento de soluções empresariais em Alfama, tendo por base uma abordagem com forte ênfase na inovação social como resultado de um processo participativo, no qual as soluções são definidas em co-criação com os cidadãos locais e diferentes partes interessadas e criando projectos integrados inovadores que adoptam três áreas prioritárias – espaços públicos resilientes ao clima, mobilidade limpa e edifícios ecológicos – para fortalecer a economia local.
O Alfa- AMA SSD enquadra-se no programa de referência Smart Sustainable Districts (SSD) no âmbito da iniciativa Europeia Climate KIC e foi desenvolvido em parceria com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e contou com o apoio de especialistas do Imperial College of London e da consultora South Pole. A primeira fase do projecto decorreu entre Agosto e Dezembro de 2017 e está em curso uma extensão do projecto até Junho de 2018.
A sessão é gratuita, mas a inscrição é obrigatória, sujeita a validação.