DR
Governo quer estratégia nacional para Portos de Portugal
Até Junho vai ser lançado o concurso público para a construção dos acessos rodoviários ao porto de Viana do Castelo, uma obra no valor 9,5 milhões de euros
CONSTRUIR
Espanhola ARC Homes tem plano de investimento de 180 M€
“Um futuro sustentável para a Construção” domina programação da 31ªConcreta
Casa cheia para a 31ª edição da Concreta
Signify ‘ilumina’ estádio do Sporting Clube de Portugal
Savills comercializa 2.685 hectares de floresta sustentável em Portugal e Espanha
Tecnológica Milestone com 36% de mulheres nas áreas STEM supera média nacional
Sede da Ascendi no Porto recebe certificação BREEAM
KW assinala primeira década em Portugal com videocast
LG lança em Portugal nova gama de encastre de cozinha
CONCRETA de portas abertas, entrevista a Reis Campos, passivhaus na edição 519 do CONSTRUIR
O Governo tem obras previstas para os principais portos de Portugal – Leixões, Viana do Castelo, Aveiro, Figueira da Foz, Lisboa, Setúbal, Sines e Portimão. A informação foi avançada pela ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, por ocasião do II Encontro do Mar, na Ericeira.
Até Junho, vai ser também ser lançado o concurso público para a construção dos acessos rodoviários ao porto de Viana do Castelo. A obra representa um investimento de 9,5 milhões de euros, que serão suportados entre a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), que está responsável pela elaboração do caderno de encargos e o programa do concurso público, e a autarquia de Viana do Castelo. Está ainda previsto um investimento de 15 milhões de euros para o aprofundamento do canal de navegação, que vai permitir aumentar «para mais do dobro o número de navios que podem vir a utilizar esta indústria naval».
A Ministra frisou ainda pretende criar uma estratégia nacional para a náutica de recreio concertada com os municípios e que se está a fazer um esforço para haver «um planeamento plurianual de intervenções» para os portos mais pequenos e com vocação para a náutica de recreio.
Ana Paula Vitorino destacou também o projecto-piloto que está a avançar no Algarve, que contempla que o Porto de Faro passe a ter «uma vocação de lazer, para a náutica de recreio e para outras actividades marítimas», acrescentando que é também o que se pretende fazer na região da Ericeira.