Lisboa vai receber o URBACT City Festival
A capital portuguesa vai assim reunir em Setembro, nos dias 13 e 14, próximo 210 cidades e os exemplos das melhores soluções e políticas que estas usam para enfrentar as questões do desenvolvimento urbano sustentável
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Lisboa foi o local escolhido para o 3.º URBACT City Festival, anunciou ontem esta entidade europeia. A capital portuguesa vai assim reunir em Setembro, nos dias 13 e 14, próximo 210 cidades e os exemplos das melhores soluções e políticas que estas usam para enfrentar as questões do desenvolvimento urbano sustentável.
A Estratégia de Desenvolvimento Local – BIP ZIP (https://urbact.eu/estratégia-de-desenvolvimento-local-para-bairros-e-zonas-de-intervenção-prioritária-bip zip) e o programa Lojas com História (https://www.lojascomhistoria.pt/), da Câmara Municipal de Lisboa (CML), são duas das boas práticas em destaque e que foram distinguidas com um prémio por esta agência europeia como exemplos para a discussão do que deve ser o futuro das cidades
Entre as preocupações das cidades que se juntam nesta reunião anual estão questões relacionadas com a forma como devem evoluir para se tornarem mais igualitárias, mais capazes de acolher novos habitantes, de atrair novos campos de actividade, combater o desemprego, preparar o embate das mudanças climáticas. Como fazer tudo isto com menos? São estas as perguntas que as cidades se colocam a si mesmas, de forma premente, e que são discutidas em rede na URBACT.
A 3ª edição do URBACT City Festival congrega o trabalho feito nos últimos três anos por 20 redes internacionais e mais 210 cidades europeias, sendo por isso um palco cada vez mais alargado para debater os actuais desafios do desenvolvimento das cidades, tanto na Europa, como noutros pontos do globo.
As sessões no Pátio da Galé, local principal do festival, serão intercaladas com visitas externas que vão permitir os participantes compreender melhor Lisboa e explorar os diferentes aspectos dos seus desenvolvimentos recentes.