Programa Valorizar apoia turismo no interior no valor de 1,8 M€
Foram cinco os contratos assinados pelo Turismo de Portugal e os municípios da Covilhã, Idanha-a-Nova, a Associação das Aldeias Históricas e o Eco Glamping da Gardunha
CONSTRUIR
Espanhola ARC Homes tem plano de investimento de 180 M€
“Um futuro sustentável para a Construção” domina programação da 31ªConcreta
Casa cheia para a 31ª edição da Concreta
Signify ‘ilumina’ estádio do Sporting Clube de Portugal
Savills comercializa 2.685 hectares de floresta sustentável em Portugal e Espanha
Tecnológica Milestone com 36% de mulheres nas áreas STEM supera média nacional
Sede da Ascendi no Porto recebe certificação BREEAM
KW assinala primeira década em Portugal com videocast
LG lança em Portugal nova gama de encastre de cozinha
CONCRETA de portas abertas, entrevista a Reis Campos, passivhaus na edição 519 do CONSTRUIR
Foram cinco os contratos assinados pelo Turismo de Portugal e os municípios da Covilhã, Idanha-a-Nova, a Associação das Aldeias Históricas e o Eco Glamping da Gardunha, num montante total de cerca de 1,8 milhões de euros, ao abrigo do Programa Valorizar.
A Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, presidiu à celebração dos contratos esta quinta-feira e afirmou que «estes projectos reflectem o dinamismo que se sente no País em termos de investimento e projectos inovadores no turismo, associados à valorização do território, do património e da natureza».
Tendo sido criado há um ano, o Programa Valorizar já aprovou cerca de 230 projectos, “demonstrando que o Turismo é um instrumento de dinamização das economias regionais, estando cada vez mais a acontecer em todo o País», acrescentou a Secretária de Estado.
Para o município da Covilhã foi aprovado um incentivo de 180 mil euros, ao abrigo da Linha de Apoio ao Turismo Acessível, para um projecto que visa melhorar as condições de acessibilidade física e comunicacional do Museu de Arte e Cultura, nomeadamente a adaptação das infraestruturas existentes, aplicação de novas tecnologias para uma experiência multissensorial do espaço expositivo, a adaptação para Braille dos Guias do Museu de Arte Sacra e do Museu de Arte e Cultura e a criação de uma app «Covilhã Acessível – Guia da Cidade».
Foi, também, assinalado o início do funcionamento do wi-fi na Covilhã, um incentivo já aprovado e concretizado de 45 mil euros, ao abrigo da Linha de Apoio à Disponibilização de Redes wi-fi.
Na aldeia de Alcongosta, no Fundão, foi assinado um contrato com um incentivo de 135 mil euros para expansão e modernização do Natura Glamping, alojamento turístico de tipo acampamento com glamour (glamping), da Serra da Gardunha, no âmbito da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior.
Na aldeia de Monsanto, em Idanha-a-Nova, foi assinado um contrato com o município para afirmação de Monsanto enquanto destino turístico qualificado e diferenciado, com um incentivo aprovado de 394 mil euros, também ao abrigo do mesmo apoio. Ainda no âmbito da mesma linha, foi firmado um contrato com um incentivo aprovado de 399 mil euros, com a Associação das Aldeias Históricas para desenvolvimento e promoção da Grande Rota 22 das aldeias históricas.
A Associação das Aldeias Históricas assinou um outro contrato, no âmbito da Linha de Apoio à Disponibilização de Redes Wi-Fi, com um incentivo aprovado de 650 mil euros.