Aguirre Newman Arquitectura assina novas instalações do BNI
A nova sede desta instituição bancária, que ficará dotada de “uma expressividade contemporânea e sofisticada, através da transparência, da dinâmica e do espirito de equipa”
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O Banco BNI Europa, localizado na Torre I das Amoreiras, em Lisboa, tem novas instalações. Uma obra em modelo chave-na-mão assinada pelo departamento de Arquitectura da consultora imobiliária Aguirre Newman.
Segundo a Aguirre Newman, trata-se de um projecto de desenvolvimento, execução e acompanhamento de obra numa área de cerca de 1.000m², para a nova sede desta instituição bancária, que ficará dotada de “uma expressividade contemporânea e sofisticada, através da transparência, da dinâmica e do espirito de equipa que foram os factores-chave para a execução deste projecto com o objectivo de evidenciar a cultura do Banco BNI Europa”.
Bárbara Clemente, Arquitecta da Aguirre Newman que realizou e dirigiu este projecto salienta: ”A procura de resposta para um conceito inovador, solicitado pelo cliente BNI, foi o ponto de partida para a concretização deste projecto. Aceitámos o desafio com muito entusiasmo, consolidando um projecto em estreita comunicação entre os diferentes intervenientes. Num espaço amplo como o das Torres das Amoreiras e com bastante luz natural, o estudo de implantação solicitado desenrolou-se em essencialmente em openspace, com um conceito muito diferenciador. Procurou-se criar uma quebra para a ortogonalidade do espaço, através de uma disposição de postos de trabalho em conceito de mesa contínua, intervalado por pequenas zonas de estar e hotdesk, desenhadas à medida das necessidades e enquadramento”.
A mesma responsável continua: “Com esta solução promove-se o trabalho de equipa e a comunicação entre todos, a qual se prolonga até às inúmeras salas de reunião de diferentes tipologias, incluindo zonas de phone booths”.
“Em todo o projecto, os elementos principais procuram dotar o espaço de grande transparência, de espaços diferenciados de trabalho e de soluções decorativas que possam conferir algum conforto e identidade. Também a utilização dos elementos verdes foi uma constante, conferindo uma melhoria no bem-estar dos trabalhadores”, conclui.
Nuno Martins, administrador do Banco BNI Europa, evidencia: “A Aguirre Newman foi muito feliz ao conseguir captar o cariz inovador que caracteriza o posicionamento do Banco e conceber e executar um projecto de arquitectura que cria um ambiente de trabalho muito exigente do ponto de vista da sua funcionalidade, a par de escolhas de arquitectura que dotaram todo o espaço – incluindo postos trabalho, recepção, copa, gabinetes, salas de reuniões e zonas informais de trabalho – de soluções de design que claramente quebram com os standards habituais para espaços de escritório”.