Reynaers Portugal cresce 60% em relação a 2016
Em deslocação ao Reynaers Campus, em Duffel, na Bélgica, o CONSTRUIR teve a possibilidade de verificar todo o processo criativo, de inovação, de qualidade e testes e de tecnologia de ultima geração, que fazem desta empresa uma das referências ao nível de sistemas de janelas, portas e fachadas. Em Portugal, o volume de negócios da empresa cresceu cerca de 60% em relação a 2016
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Em deslocação ao Reynaers Campus, em Duffel, na Bélgica, o CONSTRUIR teve a possibilidade de verificar todo o processo criativo, de inovação, de qualidade e testes e de tecnologia de ultima geração, que fazem desta empresa uma das referências ao nível de sistemas de janelas, portas e fachadas. Em Portugal, o volume de negócios da empresa cresceu cerca de 60% em relação a 2016.
Representando cerca de 5% do total do negócio do Grupo, a Reynaers Portugal registou, este ano, uma subida na ordem dos 60% em relação a 2016, o que evidencia e acompanha, de certa forma, o crescimento do sector da construção e do imobiliário.
De acordo com Marta Ramos, responsável pelo departamento de Marketing & Comunicação da Reynaers Portugal, “a utilização dos produtos Reynaers na reabilitação representa cerca de 70% do total dos projectos” onde está presente no sul da Europa, deixando os restantes 30% para construção nova, que também tem vindo a ganhar terreno.
Outra área que tem crescido bastante em Portugal são os projectos, em particular para os sectores residencial, hotelaria e o parque escolar. Neste sentido, há também um trabalho muito próximo com os arquitectos, por forma a ir ao encontro das necessidades destes em relação aos projectos.
Em Portugal, um dos projectos icónicos onde a Reynaers está presente é o empreendimento Braço de Prata, em Lisboa, da promotora Obriverca e com assinatura do arquitecto Renzo Piano.
Novo espaço no Porto
Com mais de 50 anos de existência e presente em Portugal desde 2008, a Reynaers Aluminium, marca belga de sistemas em alumínio para a arquitetura, posicionou-se como uma empresa especialista “no desenvolvimento de soluções inovadoras e com design superior para janelas, portas, sistemas de correr, sistemas de harmónio, fachadas, clarabóias e jardins de inverno”, como garantem os responsáveis da empresa. Através da Alupol, uma empresa de alumínios de Pombal, a Reynaers entra em Portugal mantendo a funcionar os serviços centrais, o gabinete de apoio a projetos, o centro de formação, o showroom e o centro logístico, distribuídos por 8500 m2.
Um dia no Reynaers Campus, a Nordeste de Bruxelas, é apenas um vislumbre do engenho por trás dos sistemas em alumínio para arquitetura mais avançados do mundo. Falamos de janelas e portas, mas também de fachadas que permitem criações sem limites, sistemas de sombreamento e jardins de inverno. Foi no passado dia 10 de novembro, sexta feira, um dia da semana particularmente calmo no Campus, que entrámos no “admirável mundo novo” da Reynaers. Ainda assim, o Campus fervilha com as múltiplas possibilidades de construção que oferece a arquitetos, engenheiros, construtores, instaladores e investidores que escolhem soluções de excelência para as suas obras.
Quem nos apresentou este mundo foi Michel Van Put (Chief Marketing Officer) e Marta Ramos (), seguido de Peter Goosens (Expert Technical Trainer).
Em 2018, está prevista a abertura de um novo espaço, no Porto, à semelhança daquele que existe em Lisboa. O Espaço Reynaers, no Parque das Nações, está disponível apenas mediante agendamento e surge em resposta à demanda da região de Lisboa e como forma de melhor poder assegurar aquela que é uma das principais premissas da marca: consultoria técnica próxima e especializada. Numa área de 50m2, a Reynaers convida a experienciar os sistemas mais icónicos da marca como a porta de correr Hi Fnity, sistemas de harmónio e de abertura clássica, para a nova construção e para a renovação, foram também instalados para proporcionar ao visitante o contacto com soluções premium para a envolvente transparente de edifícios comerciais e residenciais.
Resposta às exigências do mercado
Portas, janelas, fachadas, portas de correr, jardins de inverno, sombreamentos, soluções complementares e puxadores. São estes os produtos comercializados pela Reynaers, que procura diariamente desenvolver soluções inovadoras e adequadas às exigência do mercado. Há, neste sentido, um trabalho desenvolvido em estreita colaboração com os arquitectos que transmitem o que pretendem para os seus projectos e da parte da Reynaers a partilha de informação relativamente a cada produto através dos ficheiros CAD e BIM.
Um dos novos produtos desenvolvido pela empresa é o Slim Line 38, um sistema de alto isolamento para janelas e portas de abertura interior e exterior que combina elegância e conforto, com um design único e que vem ao encontro das exigências do mercado ao nível da eficiência energética. A aparência minimalista de aço responde aos desafios da arquitectura moderna e para a área da renovação, respeitando o design original do edifício mas oferecendo uma solução termicamente superior.
O sistema SL 38 está disponível em três estilos minimalistas: Classic, Ferro e Cubic. As janelas e as portas podem ser fornecidas com vidros duplos e triplos, sem comprometer o estilo ultra-fino. Além de um desempenho superior, o sistema oferece uma combinação perfeita de design, resistência e flexibilidade para responder aos desafios arquitectónicos mais exigentes.
Reynears Campus: na vanguarda da tecnologia
É no Reynaers Campus que é possível perceber a filosofia desta empresa, onde a inovação e a qualidade são as palavras-chave. E foi o que fizemos. Em visita às instalações em Duffel, a Nordeste de Bruxelas, tivemos um contacto directo com um dos sistemas em alumínio para arquitectura mais avançados do mundo. Falamos de janelas e portas, mas também de fachadas que permitem criações sem limites, sistemas de sombreamento e jardins de inverno. Um “admirável mundo novo” que conta com centenas de trabalhadores que diariamente transpõe do papel para a realidade as múltiplas possibilidade de utilização do alumínio. Numa “viagem” guiada por Peter Goosens (Expert Technical Trainer) foi-nos explicado todos os passos do processo construtivo da Reynaers.
Recentemente alvo de obras de ampliação, o Reynaers Campus foi dotado de um centro tecnológico e de visualização em 3D, que permitiu à empresa produzir conteúdos para realidade virtual que permitem visitar a 360º os mais recentes projectos em que participou.
O AVALON, é uma sala de realidade virtual, onde qualquer projecto desenhado em 3D pode ser projectado, discutido e alterado em tempo real pelos diversos intervenientes, reunidos num só espaço e focados num só modelo actualizado ao minuto.
Do Campus fazem ainda parte o Centro de Experiência, que excede o conceito clássico de showroom, ao apresentar uma vasta gama de aplicações digitais inspiradoras que elevam a experiência de contacto com as janelas, portas e elementos de fachada entre si. Por exemplo, os perfis são projectados holograficamente e é possível seleccionar produtos instalados em edifícios e visualizá-los numa parede LED.
No Centro de Automação, é possível encontrar as ferramentas que o grupo oferece aos instaladores de alumínio para automatizar processos. Cada etapa pode ser optimizada segundo uma assertiva combinação de conhecimento, maquinaria e tecnologias de ponta, associados ao software Reynapro. Além deste, foi desenvolvido também o sistema Reyna-Flow, com o objectivo de gerir fluxos de trabalho, optimizar processos de produção via smart manufacturing, incrementar a qualidade e timings de produção.
O Centro Tecnológico Reynaers é o maior centro de inovação e de testes da Europa. Todos os sistemas da marca são sujeitos a rigorosos testes de permeabilidade ao ar, resistência à carga do vento, estanquidade à água, isolamentos térmico e acústico e segurança, entre outros, para assegurar que estes correspondem aos padrões de exigência internacionais. Uma das peças emblemáticas do centro é uma parede de testes de última geração, com metros de altura, concebida para testar o desempenho das fachadas no que respeita ao ar, vento e água nos pisos mais elevados. É também no Centro Tecnológico que se encontra um R-Cube, um simulador climático rotativo, desenvolvido para analisar a performance térmica e o R-Lab, onde se testam soluções num estágio inicial de desenvolvimento das soluções, através da prototipagem rápida e impressão 3D.
*O CONSTRUIR viajou a convite da empresa