Concreta 2017: UMinho apresenta porta que bloqueia fogo, micróbios e ruído
“A porta multicamada está patenteada e a gerar expectativa no mercado nacional e internacional”
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A plataforma Fibrenamics Green da Universidade do Minho e a Carpintaria Irmãos Pinto da Silva apresentam na Concreta 2017, uma porta de última geração que impede em simultâneo o avanço do fogo e de micróbios e a redução do ruído.
Em nota de imprensa enviada ao CONSTRUIR, explicam que “a porta multicamada está patenteada e a gerar expectativa no mercado nacional e internacional, pois responde a requisitos essenciais em espaços como hospitais, clínicas, hotéis, restaurantes e pode até vir a revolucionar a segurança e a comodidade das habitações dos cidadãos”.
O projecto, intitulado CIPSET 40, cruzou a experiência da empresa com o conhecimento produzido na UMinho. “Esta solução inovadora permite evoluir na cadeia de valor e aparecer de forma diferenciada nas principais redes e mercados”, refere Raul Fangueiro, coordenador da Fibrenamics Green. Por seu turno, a empresa envolvida espera obter um aumento considerável no volume de negócios. O projecto foi cofinanciado pelo QREN e teve ainda parceria da TecMinho e Sciencentris, também ligadas à UMinho.
A UMinho recorda que, este é um dos projectos que a Escola de Engenharia da UMinho (EEUM) vai apresentar até Domingo no pavilhão 4 da Exponor, no âmbito da Concreta 2017, Feira Bienal de Construção, Reabilitação, Arquitetura e Design. A presidência da EEUM vai estar nas intervenções oficiais, havendo também palestras de professores de Engenharia Civil e da Fibrenamics, stand próprio para a divulgação da oferta formativa e uma exposição com protótipos e equipamentos inovadores em áreas como a resistência e durabilidade dos materiais, a valorização de resíduos de várias indústrias e a sustentabilidade na construção.