Garcia, Garcia contrói projecto chave-na-mão para a Nacex
A fase conceptual e o design do projecto tiveram em linha de conta a linguagem arquitectónica, que se inspirou num dos objectivos funcionais do edifício: correio e encomendas
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Na sequência do reforço da sua rede nacional de distribuição, a Nacex Portugal, empresa de transporte expresso pertencente à multinacional espanhola Logista, entregou à Garcia, Garcia o projecto de construção de um novo centro no Grande Porto. O complexo, inserido num terreno com mais de 14mil m2, permitirá à transportadora reforçar a sua actividade no Norte do País, naquela que é mais uma iniciativa conjunta com a consultora Predibisa.
A fase conceptual e o design do projecto tiveram em linha de conta a linguagem arquitectónica, que se inspirou num dos objectivos funcionais do edifício: correio e encomendas. Desta forma, a arquitectura materializou-se num edifício como uma caixa de encomenda perfeitamente definida, rasgada num dos cantos, onde foram instaladas as áreas administrativas e sociais.
Sendo a ideia base do edifício ser um volume compacto e sólido, como uma encomenda, a engenharia acompanhou o conceito, definindo uma solução estrutural pré-fabricada em betão e com um revestimento perimetral em painéis de betão. As laterais do edifício foram equipadas com 30 cais de carga para carrinhas, enquanto num topo do edifício foram instalados dois cais para pesados.
A nova unidade, localizada em Água Longa, Santo Tirso, beneficia de excelentes acessibilidades e vias rodoviárias. A sua localização privilegiada permite um acesso fluido e rápido às principais centralidades urbanas do Grande Porto, bem como ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, ao Porto de Leixões e outros portos de mercadorias nacionais, factor determinante para a actividade de uma empresa de transporte como a Nacex.
“O know-how técnico da Garcia, Garcia neste tipo de edifícios foi determinante para o desenvolvimento da nova unidade da Nacex. Este projecto vem enriquecer o nosso portefólio de plataformas logísticas desenvolvidas nos últimos anos e foi um grande desafio alcançado num prazo exigente”, afirma Miguel Garcia, administrador da construtora nacional.
Por sua vez, João Leite Castro, responsável pelo departamento Industrial da Predibisa, acrescenta que “após uma intensa busca do local ideal em termos de acessibilidades, layout e valores entre Maia e Santo Tirso, a Predibisa envolveu a Garcia, Garcia para propor um projecto chave-na-mão. Assim nasce o projecto em Santo Tirso, que vem responder a todas as necessidades do cliente.”
Esta não e a primeira em que estas duas empresas colaboram. Anteriormente foram responsáveis pelos projectos para multinacionais como a fábrica da Eurocast, em Arcos de Valdevez e a segunda fábrica da WEG em Portugal (Santo Tirso).