Lidel reedita “Ética para Engenheiros”
Uma nova edição que surge no âmbito da preservação das práticas éticas no trabalho pelos engenheiros
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A editora Lidel lançou a 4ª edição actualizada do livro “Ética para Engenheiros”, da autoria dos especialistas Arménio Rego, Professor Catedrático Convidado da Católica Porto Business School e Jorge Braga, Engenheiro Eletrotécnico pelo Instituto Superior Técnico. Uma nova edição que surge no âmbito da preservação das práticas éticas no trabalho pelos engenheiros.
A engenharia está presente nas facetas mais diversas da nossa vida, desde a água que bebemos às casas que habitamos ou à forma como a nossa saúde é preservada. Assim, torna-se fundamental que os engenheiros tenham um sentido de responsabilidade ética apurado ao exercerem papéis de técnicos, líderes, consultores ou empresários.
Tendo em conta a natureza da área, o livro dirige-se aos engenheiros que se deparam, com dilemas éticos no decurso das suas carreiras profissionais. Foi por isso pensado sobretudo para os engenheiros que exercem, ou podem vir a exercer, um cargo de gestão de pessoas, para o qual, por vezes, têm menos formação comparativamente a outros profissionais.
Neste sentido, são abordados temas referentes ao comportamento organizacional, nomeadamente a confiança, a justiça, o processo de tomada de decisão, entre outros.
Escrito com uma linguagem simples e acompanhado de 38 casos práticos, alguns deles recentes, “Ética para Engenheiros” aprofunda diversas temáticas do comportamento ético no trabalho, pretendendo dar uma visão alargada e completa dos deveres morais do engenheiro dentro da organização. As consequências de um comportamento não ético, as linhas de orientação para um comportamento mais ético e como denunciar práticas irregulares são alguns dos temas apresentados.
A nova edição de “Ética para Engenheiros” inclui também o Estatuto da Ordem dos Engenheiros, contendo normas de Deontologia Profissional, actualizado pela Lei n.º 123/2015.
O grupo Lidel é detido na totalidade com capitais portugueses e tem como actividade principal a edição e distribuição de livros de autores nacionais. Com mais de 50 anos de experiência no mercado do livro, a editora é actualmente uma das maiores referências nacionais na edição técnica e no ensino da língua portuguesa em termos de diversidade de oferta, qualidade dos produtos, conteúdos temáticos e inovação, apresentando em catálogo mais de 800 obras em português.