Jpeg
Mar Shopping Algarve aposta na sustentabilidade
Com um investimento de 200 milhões de euros, o Mar Shopping garante todas as condições em termos de eficiência energética “para que nada seja desperdiçado”
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O Mar Shopping Algarve, em Loulé, encontra-se em contagem decrescente e prepara os últimos pormenores para a abertura, prevista para dia 26 de Outubro. Com um investimento de 200 milhões de euros, o Mar Shopping Algarve, promovido pela Ikea Centres, garante todas as condições em termos de eficiência energética de uma forma global “sem que nada seja desperdiçado”.
A construção cumpre os requisitos do BREEM (principal método de avaliação de sustentabilidade para grandes projectos, infra-estruturas e edifícios), tendo em conta a instalação de painéis solares fotovoltaicos, iluminação LED e software de controlo avançado para ar condicionado e iluminação. Por forma a contribuir para a refrigeração natural do espaço, o Mar Shopping Algarve tem vários jardins verticais, tanto no interior como no exterior, com recurso a plantas autóctones. “Desta forma contribuímos para manter os espaços de lazer, onde os jardins verticais estão estrategicamente colocados, mais frescos não sendo necessário recorrer a formas artificiais de refrigeração o que, por sua vez, permite menos gasto de energia e menos custos”, explicou ao CONSTRUIR Herman Gewert, director-geral daquele espaço.
O centro comercial Mar Shopping Algarve, concebido pela BDP – Building Design Partnership, um dos maiores gabinetes internacionais de arquitectura, e com projecto técnico dos portugueses CPU, Quadrante e Iperplano, disponibilizará um total de 110 lojas, onde se destaca o primeiro Starbucks do Algarve e a maior Primark da região, assim como cinco salas de cinema NOS com a mais recente tecnologia laser ao nível da projecção.
Embora seja notório em termos arquitectónicos encontrar uma conjugação de um edifício moderno de estilo escandinavo, existem vários apontamentos onde se pode verificar a existência de elementos típicos da região tais como azulejos típicos portugueses e uma instalação artística criada com 25 quilómetros de lã.
Além disso, vai disponibilizar a maior área de lazer ao ar livre integrada num centro comercial do país. Com um total de 8000 m2, este espaço vai funcionar como um grande playground gratuito, que irá funcionar na zona exterior e que fará a ligação entre o Mar Shopping e o Designer Outlet Algarve.
Com uma área bruta de construção superior a 41 mil m2, o shopping está integrado num complexo comercial com um total de 82.000 m2, que inclui também uma loja IKEA, já em funcionamento, e o Designer Outlet Algarve, com abertura da primeira fase prevista para final do ano.