RIBA lança 2ª edição do Prémio Internacional
As candidaturas ao Prémio Internacional RIBA 2018 estão a decorrer até ao próximo dia 17 de Outubro
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O Royal Institute of British Architects (RIBA), vai voltar a distinguir um edifício que traduza uma arquitectura de excelência, ambição arquitectónica e que corresponda a um impacto social significativo. As candidaturas ao Prémio Internacional RIBA 2018 estão a decorrer até ao próximo dia 17 de Outubro.
Ao galardão pode concorrer qualquer arquitecto, para todos os edifícios, independentemente do tamanho, categoria ou orçamento.
Contudo, para submeter um projecto fora do Reino Unido, o coordenador de projecto deve “ser arquitecto qualificado”, “apresentar um edifício que tenha sido concluído e ocupado entre 1 de Janeiro de 2014 e 1 de Outubro de 2017” e “ter permissão por parte do cliente para submeter a obra”.
Relativamente aos critérios de avaliação, o RIBA refere que assentam na “capacidade de estimular e cativar os seus ocupantes e visitantes”, “na ambição arquitectónica e conceptual”, “na sustentabilidade ambiental e económica”, na “contribuição para o domínio público e ambiental”, pela “inovação e originalidade” e pela “capacidade de inspirar e perdurar enquanto obra exemplar de arquitectura”.
O júri desta segunda edição é constituído por Elizabeth Diller, sócia do atelier Diller Scofidio + Renfro, Joshua Bolchover, co-fundador do Rural Urban Framework, e pelo coreógrafo Wayne McGregor CBE.
Esta é a segunda edição do prémio, que foi lançado pela primeira vez em 2016 tendo sido atribuído ao Grafton Architects pelo edifício universitário, o UTEC (Universidad de Ingeniería y Tecnología) em Lima, no Perú.