RIBA lança 2ª edição do Prémio Internacional
As candidaturas ao Prémio Internacional RIBA 2018 estão a decorrer até ao próximo dia 17 de Outubro

Ana Rita Sevilha
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
Lionesa e Maleo Offices lançam novo espaço de escritórios no Porto
Atenor adquire e lança “Oriente”
Casas novas representam 20% da facturação residencial da ERA
Mercado transaccionou 40.750 casas nos primeiros três meses do ano
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
O Royal Institute of British Architects (RIBA), vai voltar a distinguir um edifício que traduza uma arquitectura de excelência, ambição arquitectónica e que corresponda a um impacto social significativo. As candidaturas ao Prémio Internacional RIBA 2018 estão a decorrer até ao próximo dia 17 de Outubro.
Ao galardão pode concorrer qualquer arquitecto, para todos os edifícios, independentemente do tamanho, categoria ou orçamento.
Contudo, para submeter um projecto fora do Reino Unido, o coordenador de projecto deve “ser arquitecto qualificado”, “apresentar um edifício que tenha sido concluído e ocupado entre 1 de Janeiro de 2014 e 1 de Outubro de 2017” e “ter permissão por parte do cliente para submeter a obra”.
Relativamente aos critérios de avaliação, o RIBA refere que assentam na “capacidade de estimular e cativar os seus ocupantes e visitantes”, “na ambição arquitectónica e conceptual”, “na sustentabilidade ambiental e económica”, na “contribuição para o domínio público e ambiental”, pela “inovação e originalidade” e pela “capacidade de inspirar e perdurar enquanto obra exemplar de arquitectura”.
O júri desta segunda edição é constituído por Elizabeth Diller, sócia do atelier Diller Scofidio + Renfro, Joshua Bolchover, co-fundador do Rural Urban Framework, e pelo coreógrafo Wayne McGregor CBE.
Esta é a segunda edição do prémio, que foi lançado pela primeira vez em 2016 tendo sido atribuído ao Grafton Architects pelo edifício universitário, o UTEC (Universidad de Ingeniería y Tecnología) em Lima, no Perú.