Porto de Leixões cria acesso especial para transformadores Efacec
Transformadores em causa são “os mais pesados” alguma vez fabricados em Portugal, com 405 e 386 toneladas e obrigaram ao reforço do cais e respectivo terrapleno e à ampliação do portão de entrada

CONSTRUIR
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
Os transformadores da Efacec obrigaram o Porto de Leixões a criar um acesso especial, com o reforço do cais e respectivo terrapleno e a ampliação do portão de entrada.
Em comunicado de imprensa, os responsáveis por este porto explicam que os transformadores em causa são “os mais pesados” alguma vez fabricados em Portugal, com 405 e 386 toneladas. Estes transformadores trifásicos foram transportados entre a fábrica da empresa e o Porto de Liexões, tendo a carga embarcado na Doca 1 Sul, no navio Happy Dragon, com destino ao porto norte-americano de Charleston.
A nota realça ainda que o processo de carregamento das peças decorreu com “a máxima eficácia, graças à articulação do trabalho entre a Terminal de Carga Geral e Granéis de Leixões (TCGL), a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) e a Efacec.
Ao longo deste ano estão previstos mais carregamentos de elevada dimensão no Porto de Leixões, que contam com “o apoio fundamental do concessionário TCGL, responsável pela operação destas peças”.