Fotografia: FG + SG
Jular conclui projecto de habitação modular junto à praia
É “uma casa modular minimalista, compacta e flexível, totalmente construída com materiais ecológicos e de elevada performance energética”
Ana Rita Sevilha
Francesa Remake Asset Management compra Setúbal Retail Park por 8 M€
Souto Moura desenha nova sede da Metro do Porto na Boavista
A nova Lei dos Solos, o segundo troço da alta-velocidade, a Ribeira de Algés e o Architect@Work na edição 522 do CONSTRUIR
A nova caixa de pavimento estanque Simon K|45
Arquitectos do Norte lançam ‘InterSecções’ e inauguram exposição sobre edifício sede
Exportações portuguesas de madeira e mobiliário ganham destaque no Reino Unido
Ricardo Valente nomeado novo director-geral da Savills Porto
Porta da Frente Christie’s integra ferramenta de IA Agentforce
APJAR atribuí prémio ex-aequo a duas obras
Sierra e BTG Pactual lançam joint venture de crédito imobiliário
A Jular concluiu recentemente mais um projecto de habitação modular pré-fabricada, desenvolvido com base no modelo Treehouse Riga. A casa, com uma área total de cerca de 88 m2, foi personalizada ao gosto do cliente na escolha de alguns materiais, nomeadamente os pavimentos interiores e a cor da fachada.
Segundo a Jular, a escolha do modelo Treehouse Riga foi ditado pelos gostos do cliente – a paixão pelo mar e pelo contacto pleno com a natureza – e porque cumpria com o requisito de “uma casa modular minimalista, compacta e flexível, totalmente construída com materiais ecológicos e de elevada performance energética”.
A habitação modular contempla um pátio interior ligado à sala de estar, com vãos envidraçados amplos e luminosos, dilatando os espaços interiores. O projecto compreende ainda uma ampla área exterior que por sua vez permite a extensão da casa para a sua envolvente natural.
A Jular salienta o contraste do verde escuro da fachada com o tom natural do deck em madeira, que “confere uma integração harmoniosa com a paisagem”.
Esta Treehouse Riga foi totalmente produzida em fábrica pela Jular e montada no local num dia, o que, sublinha a Jular, “garante um impacto reduzido no meio envolvente”.
Em nota de imprensa enviada ao CONSTRUIR, a empresa enumera algumas das vantagens da pré-fabricação modular, tais como: “produção totalmente in house, com um rigoroso controlo de qualidade; facilidade de transporte e rapidez de montagem; optimização de recursos humanos e materiais, garantindo uma solução globalmente mais económica; excelente durabilidade e reduzidos custos de manutenção; e vasta gama de materiais e acabamentos, permitindo a personalização da habitação final”.
Quanto à construção em madeira, a empresa salienta que é “o único material de construção totalmente natural, ecológico e reciclável, que absorve e incorpora carbono na sua estrutura, contribuindo de uma forma eficiente para a diminuição da pegada de carbono; é um material de construção leve e de grande elasticidade, tornando-a por isso particularmente resistente aos sismos; os produtos estruturais em madeira utilizados pela Jular no fabrico das suas casas incorporam um elevado valor tecnológico, são homologados e certificados e provenientes de florestas de gestão sustentável; e a beleza natural da madeira permite a construção de edifícios que não precisam de ser decorados com outros materiais, já que a estética do material fala por si”.