Ardian compra auto-estradas à Ascendi por 600 milhões
A Mota-Engil e o Novo Banco informam a CMVM da alienação dos activos da sua participada Ascendi Group à Ardian Infrastructure por 600 milhões de euros, ao qual podem ser adicionados 53 milhões de euros através de um mecanismo de preços variável

CONSTRUIR
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
Lionesa e Maleo Offices lançam novo espaço de escritórios no Porto
Atenor adquire e lança “Oriente”
Casas novas representam 20% da facturação residencial da ERA
Mercado transaccionou 40.750 casas nos primeiros três meses do ano
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
A Ardian, sociedade independente de investimento privado, anunciou a assinatura de um acordo para comprar as acções da Ascendi Group na Ascendi II, a joint venture nas auto-estradas portuguesas.
Recorde-se que a Ascendi II, criada em Junho de 2015 como parceria entre a Ardian Infrastructure e a Ascendi, detém e opera cinco auto-estradas no Norte de Portugal e na zona de Lisboa.
Segundo comunicado de imprensa enviado ao CONSTRUIR, como parte desta nova transacção, a Ardian Infrastructure vai assumir o controlo dos cinco activos detidos até agora em conjunto, bem como de duas estradas portajadas da Ascendi. A Ardian vai pagar à Ascendi um total de 600 milhões de euros, ao qual podem ser adicionados 53 milhões de-. De salientar que, a Ardian também vai adquirir as empresas de operação e manutenção associadas às auto-estradas.
A rede Ascendi é a segunda maior rede de autoestradas em Portugal, estendendo-se por mais de 850 km ao longo de sete estradas portajadas que empregam 500 pessoas. A lista dos activos da Ascendi Group adquiridos integralmente pela Ardian é a seguinte: Ascendi Norte – Auto-Estradas do Norte, S.A.; Ascendi Beiras Litoral e Alta – Auto-Estradas das Beiras Litoral e Alta, S.A.; Ascendi Costa de Prata – Auto-Estradas da Costa de Prata, S.A.; Ascendi Grande Porto – Auto-Estradas do Grande Porto, S.A.; Ascendi Grande Lisboa, Auto-Estradas de Grande Lisboa, S.A.; Ascendi Pinhal Interior – Estradas do Pinhal Interior, S.A.; Ascendi Douro – Estradas do Douro Interior, S.A.; Autovia de Los Viñedos, Sociedad Anonima Concesionaria De La Junta De Comunidades De Castilla – La Mancha
O acordo está sujeito a algumas operações de reorganização societária da Ascendi Group, assim como à obtenção das aprovações regulamentares e contratuais necessárias.
Mathias Burghardt, membro da Comissão Executiva e responsável pela infra-estrutura na Ardian comentou: “A Ardian Infrastructure sempre atribuiu grande importância à construção e desenvolvimento de relações com parceiros industriais. No caso desta rede de auto-estradas em Portugal, investimos inicialmente como parceiro industrial ao lado da Ascendi, com quem trabalhámos de perto ao longo deste último ano. É com base nesta relação e na estratégia de longo prazo da Ardian, sustentada na especialização industrial, que agora nos é oferecida oportunidade de assumir o controlo operacional da rede.”