“Habitar Portugal 12-14” inaugura no Porto a 18 de Fevereiro
Esta será a primeira de um conjunto de 14 exposições que entre Fevereiro de 2016 e Dezembro de 2017 darão a conhecer as obras seleccionadas
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Galeria Municipal do Porto recebe entre 18 de Fevereiro e 25 de Abril a exposição inaugural do projecto “Habitar Portugal 12-14”, numa co-produção Ordem dos Arquitectos e Câmara Municipal do Porto, com a CINCA e a MAPEI.
Esta quinta edição foi lançada em 2015 pela Ordem dos Arquitectos e mais uma vez pretende divulgar uma selecção de obras construídas por arquitectos portugueses, que pela sua relevância representem e possam dar a conhecer um panorama da arquitectura em Portugal no ultimo triénio.
Mediante um tema orientador – “Está a arquitetura sob resgate?” – a equipa comissária (Luís Tavares Pereira, Bruno Baldaia, Magda Seifert) procurou indagar os impactos e as influências do contexto social e cultural que atravessamos na produção de arquitectura. Austeridade, escassez, desemprego, emigração, diminuição do poder de compra, crise do mercado imobiliário: são tópicos que não conseguimos dissociar de uma reflexão profunda que incide sobre as condições da construção e da arquitectura nos anos 2012, 2013 e 2014.
O projecto terá um núcleo central permanente, com 80 obras expostas de forma sintética, e conteúdos originais concebidos pelos comissários. Poderão também ser vistos registos vídeo originais sobre as obras em foco em cada etapa.
Na exposição inaugural na Galeria Municipal do Porto será dado destaque as obras situadas na Área Metropolitana do Porto.
Esta será a primeira de um conjunto de 14 exposições que entre Fevereiro de 2016 e Dezembro de 2017 darão a conhecer não apenas a identidade das obras seleccionadas, mas também cada núcleo dessas mesmas obras situadas na área geográfica do local da exposição.