Prémio Nacional de Reabilitação Urbana já recebeu 140 candidaturas desde a primeira edição
A organização do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU), cuja quarta edição já se encontra em curso, referiu que já recebeu “mais de 140 candidaturas de projectos e intervençõe de […]
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A organização do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU), cuja quarta edição já se encontra em curso, referiu que já recebeu “mais de 140 candidaturas de projectos e intervençõe de reabilitação urbana localizados em 34 concelhos portugueses”.
Em comunicado de imprensa, os responsáveis por esta iniciativa destacam que a disputa por este prémio “tem vindo a crescer em cada ano”. Para 2016, as expectativas são “bastante positivas, com a organização da iniciativa a esperar que o número de candidaturas recebidas possa crescer”. Neste momento, decorre a fase de submissão de projectos candidatos, que termina a 22 de Fevereiro.
“Temos uma grande expectativa pela qualidade das intervenções de reabilitação urbana, destacando o turismo e a área social como muito dinâmicas”, declarou o director do PNRU. Para António Gil Machado, em 2015, assistiu-se “a inaugurações de edifícios que são marcantes e que desejamos ver representadas nesta edição do PNRU”.
Este ano, esta iniciativa conta, pela primeira vez, com o Alto Patrocínio do Ministério da Cultura, concedido através da Direcção-Geral do Património Cultural. Os vencedores serão conhecidos na primeira semana de Abril, numa cerimónia a realizar no Palácio Nacional da Ajuda, integrada na Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa 2016.
Nesta quarta edição, o painel do júri integrará, pela primeira vez, João Appleton, “um dos mais conceituados peritos portugueses na área da engenharia civil e reabilitação urbana, e João Mendes Ribeiro, arquitecto com um brilhante percurso profissional”. Estes dois novos elementos juntam-se assim a João Pedro Falcão, Manuel Reis Campos e Augusto Mateus, que transitam da edição anterior.
Para Gil Machado, “é uma grande honra ter como membros do júri personalidades de tão destacado perfil que tanto prestigiam a presente iniciativa”. “O PNRU tem revelado a capacidade de manter um núcleo restrito de personalidades, mas que, em cada ano, se renova de forma parcial, permitindo sempre novas visões numa linha de grande consistência”, concluiu o director.