Prémio Nacional de Reabilitação Urbana já recebeu 140 candidaturas desde a primeira edição
A organização do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU), cuja quarta edição já se encontra em curso, referiu que já recebeu “mais de 140 candidaturas de projectos e intervençõe de […]

CONSTRUIR
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
Lionesa e Maleo Offices lançam novo espaço de escritórios no Porto
Atenor adquire e lança “Oriente”
Casas novas representam 20% da facturação residencial da ERA
Mercado transaccionou 40.750 casas nos primeiros três meses do ano
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
A organização do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU), cuja quarta edição já se encontra em curso, referiu que já recebeu “mais de 140 candidaturas de projectos e intervençõe de reabilitação urbana localizados em 34 concelhos portugueses”.
Em comunicado de imprensa, os responsáveis por esta iniciativa destacam que a disputa por este prémio “tem vindo a crescer em cada ano”. Para 2016, as expectativas são “bastante positivas, com a organização da iniciativa a esperar que o número de candidaturas recebidas possa crescer”. Neste momento, decorre a fase de submissão de projectos candidatos, que termina a 22 de Fevereiro.
“Temos uma grande expectativa pela qualidade das intervenções de reabilitação urbana, destacando o turismo e a área social como muito dinâmicas”, declarou o director do PNRU. Para António Gil Machado, em 2015, assistiu-se “a inaugurações de edifícios que são marcantes e que desejamos ver representadas nesta edição do PNRU”.
Este ano, esta iniciativa conta, pela primeira vez, com o Alto Patrocínio do Ministério da Cultura, concedido através da Direcção-Geral do Património Cultural. Os vencedores serão conhecidos na primeira semana de Abril, numa cerimónia a realizar no Palácio Nacional da Ajuda, integrada na Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa 2016.
Nesta quarta edição, o painel do júri integrará, pela primeira vez, João Appleton, “um dos mais conceituados peritos portugueses na área da engenharia civil e reabilitação urbana, e João Mendes Ribeiro, arquitecto com um brilhante percurso profissional”. Estes dois novos elementos juntam-se assim a João Pedro Falcão, Manuel Reis Campos e Augusto Mateus, que transitam da edição anterior.
Para Gil Machado, “é uma grande honra ter como membros do júri personalidades de tão destacado perfil que tanto prestigiam a presente iniciativa”. “O PNRU tem revelado a capacidade de manter um núcleo restrito de personalidades, mas que, em cada ano, se renova de forma parcial, permitindo sempre novas visões numa linha de grande consistência”, concluiu o director.