Clientes ROCA visitam fábrica e conhecem as novidades de produtos para 2016. Quinta-feira, 7 de Janeiro de 2016.Foto: Sérgio Claro/IMAGEREPORTER
Colecção Inspira é “mais sustentável do que todas as anteriores”
Em entrevista ao Construir, Artur Silva, Product Manager da Roca, explica as principais características da nova colecção
Ana Rita Sevilha
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Coldwell Banker Portugal reconhecida com Quality Award da Consumer Choice
JLL e CBRE comercializam Arquiparque 7
AMT identifica riscos que podem comprometer o andamento dos projectos ferroviários
“Inspira” é o nome da nova colecção lançada pela Roca. Com três linhas orientadoras: round, soft e square, a nova gama dá um salto qualitativo em termos de sustentabilidade no que diz respeito à poupança de água e ao uso de menos matéria-prima. Em entrevista ao Construir, Artur Silva, Product Manager da Roca, explica as principais características da colecção.
No que consiste a colecção Inspira?
É uma série completamente nova, que tem a vantagem de ter três linhas orientadoras de design, uma redonda, uma de cantos redondos e uma mais quadrada, que permitem fazer conjugações entre si, sem que entrem em choque. Gostando de uma peça mais estilizada, talvez opte por uma peça mais quadrada, mas pode também no conjunto ter um lavatório “soft” que o resultado é harmonioso
É uma gama dirigida a que mercado?
Eu diria que a quase todo, porque a colecção tem um posicionamento médio-alto mas que não é assim tão exagerado. Está dentro do que é uma gama de produto Roca médio e portanto também acho que tanto o arquitecto como o público em geral vão adorar esta série. É também uma gama transversal no que diz respeito à sua colocação, tanto encaixa num projecto de habitação como de hotelaria, por exemplo. Aliás, dentro daquilo que é a renovação de portfólio que a Roca tem feito ao longo dos quase últimos dez anos, tudo aquilo que tentamos desenvolver e colocamos no mercado é transversal. Claro que existem alguns produtos que são mais específicos para uso público por serem indicados para uma utilização mais intensiva ou por terem características que facilitam em termos de limpeza, como assentos e tampos, mas de uma forma geral os produtos Roca são pensados para serem transversais.
Em termos do que são as grandes características desta colecção, fala-se em Design e na adequação a pequenos espaços. Que mais?
A sustentabilidade, na medida em que esta gama é mais sustentável do que todas as anteriores. Existem algumas peças do nosso portfólio que ainda gastam 3/6 Litros e estas já gastam 4,5/3 Litros. Por outro lado, o facto de estarmos a conseguir nos nossos lavatórios esta combinação de grés que nos permite ter estas linhas mais fluídas e mais finas, por inerência do material e do processo de fabrico, poupa matéria-prima mas dá-lhe funcionalidade e também mais resistência. Ou seja, existem formas de lavatórios que agora conseguimos fazer idênticas às que já existiam mas que levam menos material. Existe portanto um avanço tecnológico que nos permite dar um salto de sustentabilidade no sentido de gastar menos matéria-prima para conseguir o mesmo produto. E também gastar menos água naquilo que é o dia-a-dia.
Podemos esperar mais novidades durante o ano de 2016?
Diria que sim e por dois motivos. Existem duas ou três séries que estão na calha mas que não quisemos apresentar já porque gostamos de ter tudo bem sustentado. Vão também haver seguramente mais duas ou três peças complementares às séries que apresentámos e que vamos incluir no portfólio por acrescentarem soluções ao próprio cliente. Diria que até final de Junho teremos mais novidades.