FASE anuncia participação em quatro novos projectos
Serviços da empresa portuguesa de engenharia “percorrem” todo o território nacional
Pedro Cristino
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A FASE anunciou a participação em quatro novos projectos em território nacional. A empresa portuguesa de engenharia está a desenvolver os trabalhos de projecto de execução do Bloco de Rega de Póvoa-Moura, e concluiu os projectos de reformulação das redes de drenagem de águas residuais do Porto de Aveiro e da estação de tratamento de águas residuais (ETAR) de Câmara de Lobos, na Madeira. O grupo anunciou também a sua contratação para prestar serviços de fiscalização das empreitadas a realizar pela Águas de Santo André na zona de Santiago do Cacém.
Em comunicado, a FASE explica que iniciou os trabalhos de projecto de execução do Bloco de Rega de Póvoa-Moura, pertencente à EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva. O projecto incluirá uma captação de água na Albufeira do Alqueva, com 3.500 l/s, uma estação elevatório com esse mesmo caudal e três reservatórios modelados sobre o terreno com uma capacidade total de cerca de 100 mil metros cúbicos. A rega será assegurada por cerca de 150 quilómetros de tubagens.
Segundo a empresa portuense, o contrato adjudicado inclui ainda a realização simultânea do Estudo de Impacte Ambiental, no qual a Fase participa com as funções de coordenação.
No Porto de Aveiro, o grupo concluiu o projecto de reformulação das redes de drenagem de águas residuais, que tem como principal objectivo a ligação dos esgotos produzidos por esta entidade à rede municipal da Águas da Região de Aveiro. A solução técnica desenvolvida inclui a execução de 11 estações elevatórias de águas residuais com caudais compreendidos entre 6 e 20 l/s e cerca de 10 quilómetros de colectores e condutas elevatórias.
Na Madeira, encontra-se em curso a obra de execução da ETAR de Câmara de Lobos, cujo projecto foi realizado pela Fase, em consórcio. Totalmente coberta, a ETAR, que está dimensionada para cerca de 55 mil habitantes, proporcionará tratamento preliminar e primário, rejeitando depois o efluente tratado através de um exutor submarino com cerca de 500 metros de extensão, também parte integrante do projecto. O projecto inclui ainda a execução de obras de protecção costeira, referentes à área de implantação da ETAR.
A Fase vai ainda realizar a fiscalização das empreitadas a realizar pela Águas de Santo André na zona de Santiago do Cacém. A equipa de fiscalização da empresa prestará serviços em várias áreas de actuação, nomeadamente a verificação e análise os projectos, gestão administrativa, controlo de planeamento e custos, controlo de qualidade e equipamentos, coordenação de segurança, acompanhamento ambiental e arqueológico.
Neste contexto, os serviços contratados compreendem a fiscalização da empreitada de remodelação da caixa de reunião da Barbuda, a desodorização da desidratação de lamas, a substituição de comportas e a alteração do depósito de lamas oleosas do tanque de remoção de óleos e gorduras da ETAR de Ribeira de Moinhos e ainda a remodelação da obra de entrada de Santiago do Cacém .
Este contrato, que inclui manutenção preventiva, segurança e redução de custos operacionais das instalações de média tensão, além do fornecimento e montagem de equipamentos para a correcção do factor de potência nas infra-estruturas da Águas de Santo André, terá uma duração prevista de seis meses.