Semana da Reabilitação Urbana já arrancou no Porto
Será “uma semana múltipla de eventos”, que se pretende “multiplicadora do impacto da reabilitação urbana” e que prevê a realização de um ciclo de conferências, num total de nove sessões

CONSTRUIR
Atenor adquire e lança “Oriente”
Casas novas representam 20% da facturação residencial da ERA
Mercado transaccionou 40.750 casas nos primeiros três meses do ano
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Crescimento de flexspaces deve-se à “rapidez da operacionalidade” e “flexibilidade de prazos”
Habitat Invest lança lote 3 do Almar Beach
Prémio António Almeida Henriques 2025 destaca empresas e autarquias
IP consigna a última empreitada das obras do PRR
Melom e Querido Mudei a Casa Obras com volume de negócios de 6,6 M€ no 1º trimestre
A cidade do Porto recebeu, no passado dia 26 de Outubro, “o maior evento de reabilitação urbana do país” – a Semana da Reabilitação Urbana.
Tendo como palco o Ateneu Comercial do Porto, o evento decorre entre 26 e 31 de Outubro, com o apoio da Câmara Municipal da cidade e da Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) Porto Vivo e organizado pela Vida Imobiliária e pela Promevi.
Em comunicado de imprensa, a organização destaca que esta será “uma semana múltipla de eventos”, que se pretende “multiplicadora do impacto da reabilitação urbana” e que prevê a realização de um ciclo de conferências, num total de nove sessões, “além de diversas outras acções paralelas, incluindo workshops, exposições, ateliers para crianças ou passeios”.
Esta iniciativa visa “impulsionar a discussão sobre a reabilitação urbana e destacar o impacto social deste movimento, atraindo profissionais e público em geral, incluindo residentes e turistas da cidade”.
O ciclo de conferências iniciou-se com o tema “O Porto e um novo ciclo na Reabilitação Urbana” e, até sábado, decorrerão mais oito conferências, “envolvendo mais de uma centena de intervenientes, num programa co-elaborado pela organização e por um vasto leque de entidades, incluindo organismos académicos”, como a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, as ordens profissionais de Arquitectos, Engenheiros e Engenheiros Técnicos, bem como diversas associações do sector e empresas.
Artur Malingre afirmou-se confiante de que esta iniciativa “irá manter a sua atractividade, quer junto dos profissionais, quer junto do público em geral e devemos mesmo superar as 2 mil pessoas registadas no ano passado”. Segundo o director da Semana da Reabilitação Urbana, “este ano, o tema está ainda mais em agenda, com os novos instrumentos de financiamento já no terreno e um novo ciclo que se abre para a reabilitação urbana na cidade do Porto”.