Marina Bertolami
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Em 2011, o arquitecto Jorge Mealha foi o vencedor do concurso público para a construção das estruturas do Parque Central do Parque Tecnológico de Óbidos, no distrito de Leiria, agora, em 2015 o arquitecto vence o Prémio Iconic Awards pela projecção desta mesma estrutura no PTO.
A concepção de Jorge Mealha, à data da candidatura para a construção deste projecto, “procurou, através de um olhar sensível e criativo, evocando a memória de estruturas de grande beleza e relevância na estrutura da identidade espacial da paisagem da região, instaurar um sentido perene ao lugar onde se desenvolve”, assim descrevia a memória do arquitecto.
Este complexo foi concebido para proporcionar às empresas instaladas no parque um conjunto de serviço de apoio com salas de reunião, auditório, data center, cafetaria e salas de restauração. O edifício de incubação foi fornecido por conter uma biblioteca temática, uma área de prototipagem, experimentação e uma área técnica.
O desafio tratava-se de desenhar uma Praça Central que albergasse estas estruturas sem uma cidade, sem os seus nexos conviviais, económicos e o tecido urbano a montante. O foco desta projecção centrou-se na dimensão cenográfica mas sem que se descurasse o seu propósito fundamental: o seu sentido cívico e urbano, e a sobrevivência aos usos e às modas, ou seja, “a manutenção de uma vocação convivial ao longo do tempo”, como é caracterizado na memória descritiva do arquitecto. Todos estes aspectos tendo ainda em conta a identidade da envolvente, marcada por ser predominantemente verde e pontuada por estruturas construídas, como conventos e claustros, igrejas senhoriais, núcleos de habitação e estruturas agrícolas.
O primeiro prémio desta edição do Iconic Awards 2015 foi atribuído à obra do arquitecto Jorge Mealha para o Parque Tecnológico de Óbidos, ainda na categoria de arquitectura pública, foram premiados o projecto da Escola Superior de Desporto de Melgaço (Viana do Castelo), concebida pelo arquitecto Pedro Reis e na categoria de retalho, a PHYD Arquitectura foi distinguida pelo projecto Renova Loja & Teatro em Almonda, Santarém.