Jorge Mealha vence o Prémio Iconic Awards 2015
Em 2011, o arquitecto Jorge Mealha foi o vencedor do concurso público para a construção das estruturas do Parque Central do Parque Tecnológico de Óbidos, no distrito de Leiria, agora, […]

Marina Bertolami
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
Lionesa e Maleo Offices lançam novo espaço de escritórios no Porto
Atenor adquire e lança “Oriente”
Casas novas representam 20% da facturação residencial da ERA
Mercado transaccionou 40.750 casas nos primeiros três meses do ano
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Em 2011, o arquitecto Jorge Mealha foi o vencedor do concurso público para a construção das estruturas do Parque Central do Parque Tecnológico de Óbidos, no distrito de Leiria, agora, em 2015 o arquitecto vence o Prémio Iconic Awards pela projecção desta mesma estrutura no PTO.
A concepção de Jorge Mealha, à data da candidatura para a construção deste projecto, “procurou, através de um olhar sensível e criativo, evocando a memória de estruturas de grande beleza e relevância na estrutura da identidade espacial da paisagem da região, instaurar um sentido perene ao lugar onde se desenvolve”, assim descrevia a memória do arquitecto.
Este complexo foi concebido para proporcionar às empresas instaladas no parque um conjunto de serviço de apoio com salas de reunião, auditório, data center, cafetaria e salas de restauração. O edifício de incubação foi fornecido por conter uma biblioteca temática, uma área de prototipagem, experimentação e uma área técnica.
O desafio tratava-se de desenhar uma Praça Central que albergasse estas estruturas sem uma cidade, sem os seus nexos conviviais, económicos e o tecido urbano a montante. O foco desta projecção centrou-se na dimensão cenográfica mas sem que se descurasse o seu propósito fundamental: o seu sentido cívico e urbano, e a sobrevivência aos usos e às modas, ou seja, “a manutenção de uma vocação convivial ao longo do tempo”, como é caracterizado na memória descritiva do arquitecto. Todos estes aspectos tendo ainda em conta a identidade da envolvente, marcada por ser predominantemente verde e pontuada por estruturas construídas, como conventos e claustros, igrejas senhoriais, núcleos de habitação e estruturas agrícolas.
O primeiro prémio desta edição do Iconic Awards 2015 foi atribuído à obra do arquitecto Jorge Mealha para o Parque Tecnológico de Óbidos, ainda na categoria de arquitectura pública, foram premiados o projecto da Escola Superior de Desporto de Melgaço (Viana do Castelo), concebida pelo arquitecto Pedro Reis e na categoria de retalho, a PHYD Arquitectura foi distinguida pelo projecto Renova Loja & Teatro em Almonda, Santarém.