SCML adquire Casa de Saúde Militar da Estrela
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa adquiriu, por unanimidade da Mesa e consentimento do Governo, as antigas instalações hospitalares do exército, a Casa de Saúde Militar da Estrela. Ocupando […]
Marina Bertolami
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa adquiriu, por unanimidade da Mesa e consentimento do Governo, as antigas instalações hospitalares do exército, a Casa de Saúde Militar da Estrela.
Ocupando uma área total de 17000 m2, este espaço vai ser reabilitado para se tornar na maior Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos de Lisboa. O projecto apresentado pela Casa da Misericórdia determinou o posicionamento nas negociações com o Ministério da Defesa, dado a falta de respostas na cidade relativamente a esta área específica do sector da saúde, e também pelo carácter de interesse público do projecto.
O Provedor da Santa Casa, Pedro Santana Lopes diz que considera ser “um dever da Misericórdia fazer o que está ao nosso alcance para mudar esta realidade”, referindo-se à futura actuação da Instituição neste património do Estado como uma oportunidade.
Após as intervenções de reabilitação, o plano da Santa Casa é o criar uma unidade de referência em Lisboa, “ equivalente ao Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, ao Hospital Ortopédico de Sant’Ana e à Unidade de Cuidados Continuados Maria José Nogueira Pinto na Aldeia de Juso”, lê-se no comunidade divulgado pela SCML.
O Provedor criou ainda o Fundo Rainha D. Leonor, em parceria com a União das Misericórdias Portuguesas, com o intuito de criar uma rede de apoio à construção ou concretização de projectos de natureza solidária. A infra-estrutura do antigo hospital militar passa assim a constituir o património da SCML, sob o contracto de utilização com o período mínimo de trinta anos.