Ulster University today announced that a joint venture between local firm, Lagan Construction Group and Portuguese firm Somague Group, has been awarded the £150m contract for phase two of the […]
Somague vence contrato de 178M€ para a sua primeira obra no Ulster
A Somague formou para esta empreitada um consórcio com a empresa irlandesa Lagan, no qual cada um dos grupos detém uma participação de 50%
Pedro Cristino
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Somague venceu o contrato para a construção da ampliação da Universidade de Ulster, em Belfast, na Irlanda do Norte. O projecto está avaliado em mias de 132 milhões de libras (178 milhões de euros).
No seu comunicado de imprensa, a construtora explica que a adjudicação surge na sequência de “um exigente processo de pré-qualificação, no qual apenas três concorrentes foram seleccionados”.
A Somague formou para esta empreitada um consórcio com a empresa irlandesa Lagan, no qual cada um dos grupos detém uma participação de 50%. Segundo a construtora lusa, esta obra corresponde “ao maior projecto actualmente em curso na Irlanda do Norte” e irá “transformar a paisagem a norte de Belfast, de acordo com o Plano Municipal da cidade”.
Este projecto visa promover as actividades de “ensino, aprendizagem, investigação e inovação, promovendo, em geral, o acesso à educação superior”.
A intervenção consiste, fundamentalmente, na construção de dois novos blocos e na renovação de dois outros já existentes, cobrindo uma área bruta de construção de cerca de 66 mil metros quadrados, a executar num prazo de 45 meses. A obra será faseada, devendo ocorrer nos meses de Verão, para tirar proveito das férias escolares.
Os blocos a construir têm alturas entre os quatro e 12 pisos, “criando uma nova imagem neste importante complexo de edifícios cívicos desta cidade”. Por sua vez, a ponte de ligação existente sobre a York Street será demolida, estando prevista a construção de uma nova ponte entre os blocos.
Os trabalhos incluem ainda a desmontagem, transporte, instalação, reabilitação e testes de diversos equipamentos de investigação existentes no Campus de Jordanstown e que serão transferidos para as novas instalações.
A Somague destaca o facto de esta ser a sua primeira obra na Irlanda do Norte, “solidificando-se assim a sua estratégia de internacionalização”.