Ulster University today announced that a joint venture between local firm, Lagan Construction Group and Portuguese firm Somague Group, has been awarded the £150m contract for phase two of the […]
Somague vence contrato de 178M€ para a sua primeira obra no Ulster
A Somague formou para esta empreitada um consórcio com a empresa irlandesa Lagan, no qual cada um dos grupos detém uma participação de 50%

Pedro Cristino
Plano de Urbanização de Campanhã avança para discussão pública em Março
Iscte lança pós-graduação em ‘Mediação Imobiliária Profissional’
Lisboa recebe primeira edição da Deco Out
Daikin lança nova gama de unidades ERA
CICCOPN recebe Acreditação Erasmus+
Radisson Hotel Group expande presença na Península Ibérica
Grupo Casais inaugura primeiro hotel híbrido em Espanha
IP lança concurso de 150M€ para alargar ferrovia Contumil-Ermesinde
CCB quer alcançar a neutralidade de carbono até 2030
Trienal: ‘Conversas et Al’ junta fundador da Noarq e ilustrador Gémeo Luís
A Somague venceu o contrato para a construção da ampliação da Universidade de Ulster, em Belfast, na Irlanda do Norte. O projecto está avaliado em mias de 132 milhões de libras (178 milhões de euros).
No seu comunicado de imprensa, a construtora explica que a adjudicação surge na sequência de “um exigente processo de pré-qualificação, no qual apenas três concorrentes foram seleccionados”.
A Somague formou para esta empreitada um consórcio com a empresa irlandesa Lagan, no qual cada um dos grupos detém uma participação de 50%. Segundo a construtora lusa, esta obra corresponde “ao maior projecto actualmente em curso na Irlanda do Norte” e irá “transformar a paisagem a norte de Belfast, de acordo com o Plano Municipal da cidade”.
Este projecto visa promover as actividades de “ensino, aprendizagem, investigação e inovação, promovendo, em geral, o acesso à educação superior”.
A intervenção consiste, fundamentalmente, na construção de dois novos blocos e na renovação de dois outros já existentes, cobrindo uma área bruta de construção de cerca de 66 mil metros quadrados, a executar num prazo de 45 meses. A obra será faseada, devendo ocorrer nos meses de Verão, para tirar proveito das férias escolares.
Os blocos a construir têm alturas entre os quatro e 12 pisos, “criando uma nova imagem neste importante complexo de edifícios cívicos desta cidade”. Por sua vez, a ponte de ligação existente sobre a York Street será demolida, estando prevista a construção de uma nova ponte entre os blocos.
Os trabalhos incluem ainda a desmontagem, transporte, instalação, reabilitação e testes de diversos equipamentos de investigação existentes no Campus de Jordanstown e que serão transferidos para as novas instalações.
A Somague destaca o facto de esta ser a sua primeira obra na Irlanda do Norte, “solidificando-se assim a sua estratégia de internacionalização”.