Universidades do Norte do país elaboram plano de investimento para a região
Uma das prioridades estratégicas deste consórcio consiste na “criação de mecanismos de interacção com o tecido empresarial”

Pedro Cristino
Plano de Urbanização de Campanhã avança para discussão pública em Março
Iscte lança pós-graduação em ‘Mediação Imobiliária Profissional’
Lisboa recebe primeira edição da Deco Out
Daikin lança nova gama de unidades ERA
CICCOPN recebe Acreditação Erasmus+
Radisson Hotel Group expande presença na Península Ibérica
Grupo Casais inaugura primeiro hotel híbrido em Espanha
IP lança concurso de 150M€ para alargar ferrovia Contumil-Ermesinde
CCB quer alcançar a neutralidade de carbono até 2030
Trienal: ‘Conversas et Al’ junta fundador da Noarq e ilustrador Gémeo Luís
As universidades do Porto, do Minho e de Trás-os-Montes e Alto Douro, em parceria com a CCDR-N, irão concluir um plano de investimentos do Consórcio UNorte.pt, com vista ao desenvolvimento regional, até ao final do primeiro trimestre do ano.
Esta novidade foi anunciada pelo reitor da Universidade do Porto – e primeiro coordenador do consórcio – durante a cerimónia de assinatura do acorde de constituição do UNorte.pt, “o consórcio que reúne as três universidades públicas do Norte de Portugal”.
Segundo o comunicado da Universidade do Porto, a coordenação do consórcio rodará entre as três instituições por períodos de dois anos, cabendo à instituição liderada pelo reitor Sebastião Feyo de Azevedo a responsabilidade de ser a primeira coordenadora.
Uma das prioridades estratégicas deste consórcio consiste na “criação de mecanismos de interacção com o tecido empresarial, nomeadamente tendo em vista o desenvolvimento de actividades de I&D+i, a transferência de tecnologia e a inserção de doutorados nas empresas”.
No que se refere à formação, o consórcio pretende “gerir conjuntamente o plafond de vagas no concurso nacional de acesso ao ensino superior já a partir do ano lectivo 2015-16, assim como promover projectos comuns conjuntos no domínio da formação emergente e considerar a adopção de uma plataforma comum para disponibilizar cursos livres”.
O UNorte.pt irá também realizar iniciativas conjuntas nos domínios da cultura, do desporto universitário, da acção social escolar e do empreendedorismo académico, “propondo-se ainda a delinear um plano de promoção internacional comum, quer das três universidades, quer da Região Norte”.