Espanhóis SelgasCano desenham Pavilhão da Serpentine Gallery em 2015
Mais detalhes sobre o projecto, serão revelados em Fevereiro de 2015
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Os arquitectos espanhóis José Selgas e Lucía Cano (SegasCano) foram anunciados como os autores do Serpentine Pavilion de 2015. A dupla de arquitectos são a primeira de origem espanhola a desenhar o famoso pavilhão temporário da Serpentine Gallery, nos jardins de Kensington, em Londres. Mais detalhes sobre o projecto, serão revelados em Fevereiro de 2015.
Recorde-se que em 2015, o Pavilhão temporário celebra o seu 15º aniversário e que ao longo dos anos se tem tornado num exemplo internacional de experimentação arquitectónica, apresentando estruturas temporárias desenhadas pelos maiores nomes da arquitectura internacional e configurando-se como uma das dez mais visitadas exposições de arquitectura e design do mundo.
A estrutura que será desenhada pela dupla SegasCano segue o pavilhão de Smiljan Radić, em 2014, que foi muitas vezes comparado a uma nave espacial. Entre os arquitectos que já projectaram este pavilhão estão Sou Fujimoto , 2013; Herzog & de Meuron e Ai Weiwei , 2012; Frank Gehry, 2008; Rem Koolhaas e Cecil Balmond com Arup , 2006; Oscar Niemeyer, 2003; Daniel Libeskind com Arup , 2001; e Zaha Hadid , que projectou o Pavilhão inaugural em 2000.
Em nota de imprensa enviada ao Construir, a Serpentine Gallery explica que o trabalho da dupla espanhola é caracterizado, entre outros, pelo uso de materiais sintéticos e novas tecnologias e inspirado em arquitectos como Luis Barragan e Richard Rogers. Formado em Madrid no ano de 1998, o gabinete SegasCano tem desenvolvido a maioria dos seus trabalhos em Espanha, contudo, o gabinete tem neste momento um conjunto de projectos espalhados um pouco por todo o mundo.
Sobre o convite para desenhar o Pavilhão, José Selgas e Lucía Cano referem: “esta é uma oportunidade incrível e única de trabalhar no centro de Londres e no meio de um jardim, separados por uma galeria”, e adiantam, “o facto de estarmos num jardim e no centro da cidade serão os temas que vamos agarrar para desenvolver a nossa proposta e para isso vamos usar um material transparente com possibilidades estruturais, evitando desta forma qualquer material secundário que o suporta”.