Arquitectura

OASRN lança manifesto no primeiro número do Jornal “”Arquitectura por Arquitectos”

Em causa estão as propostas de Lei n.º226 e n.º227/XII

Ana Rita Sevilha
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OASRN lança manifesto no primeiro número do Jornal “”Arquitectura por Arquitectos”

Em causa estão as propostas de Lei n.º226 e n.º227/XII

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A Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos lançou o seu primeiro número do Jornal “Arquitectura por Arquitectos”, que se traduz um manifesto que, segundo a mesma, “inclui uma importante mensagem que deverá chegar a toda a população”.

Em causa estão as propostas de Lei n.º226 e n.º227/XII que representam “…um gigante passo atrás, que não serve os arquitectos, os demais profissionais do sector, a qualificação da fileira da construção e, acima de tudo, os portugueses em geral, ao pôr em causa o dever do Estado de defender o Ambiente e qualidade de vida”, inscrito no artigo 66.º da Constituição.

De acordo com a OASRN, “não é só uma profissão que está em causa mas consequentemente o bem-estar e a qualidade de vida de toda a população portuguesa”.

 

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Créditos CM Barcelos
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Projecto do novo Hospital de Barcelos a concurso

O investimento global previsto ascende a 157,3 M€, repartidos entre a elaboração do projecto (7,5 milhões de euros em 2025) e a construção (149,8 milhões de euros). A sua conclusão está prevista para 2027

Foi lançado esta terça-feira, dia 3 de Junho, o concurso público para a elaboração do projecto do novo Centro Hospitalar de Barcelos. O anúncio da abertura do procedimento para a elaboração do projecto do novo Centro Hospitalar de Barcelos foi publicado em Diário da República e representa, nas palavras de Mário Constantino Lopes, presidente da Câmara Municipal de Barcelos, “o fim de um ciclo de adiamentos e desilusão que durava há mais de duas décadas”.

“Passaram-se os anos, passaram-se as câmaras, passaram-se os governos, e Barcelos continuava à espera”, afirmou Mário Constantino, sublinhando que “trabalhamos com persistência, com diplomacia política e com acções concretas e resolvemos o que estava ao nosso alcance resolver. Comprámos os terrenos — mais de 155 mil metros quadrados — por quatro milhões de euros, a serem pagos inteiramente com fundos municipais”, destacou.

A insistência junto do Governo permitiu a inscrição do novo hospital no Plano Plurianual de Investimentos da Saúde, com uma verba global de 163,3 milhões de euros, agora reforçada com o lançamento do concurso para a elaboração do projecto. Esta nova fase, para além de indispensável à concretização da obra, é essencial para manter a dotação inscrita no Orçamento de Estado.

Lembrando que o processo esteve bloqueado durante quase duas décadas, Mário Constantino Lopes sublinhou que “este hospital não é apenas uma infraestrutura. É uma conquista colectiva e um sinal de que quando há coragem política, os resultados aparecem”.

O investimento global previsto ascende a 157,3 milhões de euros, repartidos entre a elaboração do projecto (7,5 milhões de euros em 2025) e a construção (149,8 milhões de euros com conclusão prevista para 2027).

Após a análise, adjudicação e outorga do contrato, o prestador de serviço obriga-se a apresentar o estudo prévio 98 dias a contar da data de início da vigência do contrato. 28 dias depois da entrega do estudo prévio, a ULS pode solicitar informações ou correcção de elementos ao prestador, que deve responder no mais curto prazo possível. Findo o prazo de 28 dias, o prestador tem um prazo de 133 dias para apresentar o Projecto de Execução, incluindo o Projecto de Segurança contra Incêndios em edifícios já aprovado pela ANEPC.

A ULSBE dispõe de 42 dias para aprovar o projecto de execução. O lançamento da empreitada de construção está previsto para o final de 2026.

A nova unidade hospitalar terá como área de influência directa os concelhos de Barcelos e Esposende, assumindo-se como um hospital de proximidade e reduzindo significativamente os desvios da população para outros hospitais da região. Actualmente, cerca de 7% da actividade do hospital existente é prestada a utentes de fora da sua área de abrangência, o que demonstra a atractividade e a importância crescente da unidade local.

O projecto do novo Hospital de Barcelos, recentemente revisto e actualizado em 2024, representa um investimento estratégico para o futuro da saúde pública na região do Cávado. Com base nas mais recentes alterações demográficas e organizacionais, a nova infraestrutura irá integrar-se na futura Unidade Local de Saúde (ULS) Barcelos/Esposende, substituindo instalações actualmente desajustadas às necessidades da população e comprometedoras da segurança, qualidade e acessibilidade dos cuidados de saúde.

O hospital contará com um vasto conjunto de especialidades médicas (como Medicina Interna, Pediatria, Cardiologia, Pneumologia, Psiquiatria ou Gastroenterologia) e cirúrgicas (incluindo Cirurgia Geral, Ginecologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia e Urologia). Terá ainda áreas dedicadas ao diagnóstico e terapêutica, como Radiologia, Imunohemoterapia, Patologia Clínica e Medicina Física e de Reabilitação.

Outras valências incluem a urgência geral e pediátrica, unidade de cuidados intermédios, cuidados de convalescença e paliativos, bem como espaços destinados à formação, ensino e investigação. O hospital apostará também na inovação através do apoio domiciliário e da telemonitorização de utentes.

O hospital disporá de 218 camas de internamento (adultos, pediatria, convalescença e paliativos), 11 postos de hospital de dia, 30 gabinetes de consulta externa, seis salas operatórias (com mais duas de reserva), e uma área de diagnóstico equipada com três salas de RX, três de ecografia, duas de TAC e uma de ressonância magnética.
A área de construção ultrapassará os 25 mil m², distribuídos por serviços de ambulatório, cirurgia, internamento, urgência, centro tecnológico, área biomédica, farmácia, ensino e apoio técnico e administrativo.

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Aldi estreia-se em Retail Park e inaugura primeira loja em Felgueiras

João Braz Teixeira, managing director Expansion and Real Estate da ALDI Portugal, sublinha que “esta abertura é um marco importante na nossa estratégia de crescimento e reforça a nossa missão de responder às tendências de consumo actuais”

A ALDI Portugal abre esta quinta-feira, dia 5 de Junho, as portas da sua primeira loja inserida num formato de Retail Park. Localizado no Nova Terra Felgueiras Retail Park, no concelho de Felgueiras, esta nova linha loja conta com mil metros quadrados (m2) de área de vendas.

A zona de estacionamento, partilhada com as restantes lojas do Retail Park, tem capacidade para 282 veículos, incluindo seis lugares destinados a pessoas com mobilidade reduzida, suportes para bicicletas e uma zona de “dog parking”.

A pensar na sustentabilidade está, ainda, prevista a instalação de pontos de carregamento para veículos eléctricos e de painéis fotovoltaicos na cobertura do espaço.

João Braz Teixeira, managing director Expansion and Real Estate da ALDI Portugal, sublinha que “esta abertura é um marco importante na nossa estratégia de crescimento e reforça a nossa missão de responder às tendências de consumo actuais, proporcionando aos nossos clientes uma experiência de compra com a máxima conveniência possível”.

Esta abertura permitirá, ainda, criar cerca de 20 postos de trabalho, tendo sido privilegiado o recrutamento local. Mantendo o empenho em apoiar a localidade onde se insere, a insígnia irá doar os excedentes alimentares desta loja à Associação para o Desenvolvimento e Progresso de Várzea, que auxilia diariamente dezenas de pessoas no concelho, através do serviço de apoio domiciliário e uma creche.

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Investimento de 9,5M€ reforça presença da Leroy Merlin no Barlavento Algarvio

Grupo reforça presença no Algarve com duas novas lojas integradas no Nova Vila Retail Park, em Portimão, junto à EN125 e à A22, com um investimento global de 9,3 milhões de euros

A Leroy Merlin inaugura em simultâneo, uma loja em Portimão, com 9.000 m² de área total, e uma nova loja Naterial, uma marca Leroy Merlin para os apaixonados pelo mobiliário de exterior. Ambas as lojas estão integradas no novo Nova Vila Retail Park, situado junto à EN125 e à A22, reforçando a aposta da marca na região do Barlavento Algarvio.

Esta inauguração representa um investimento global de perto de 9,3 milhões de euros e insere-se na estratégia de crescimento e transformação da marca em Portugal, proporcionando uma melhor experiência de compra, uma maior oferta de produtos e um serviço mais personalizado aos habitantes da região.

A nova loja Leroy Merlin Portimão surge como resposta à crescente procura dos habitantes da região e à vontade da marca de proporcionar uma experiência de compra mais completa, cómoda e personalizada. Esta nova unidade substitui a anterior loja da marca em Portimão, mais do que triplicando a sua área total – de 2.700 m² para 9.000 m² – e reforçando significativamente a presença da Leroy Merlin na região. A nova Leroy Merlin conta com uma área de loja de 6.000 m², 1.000 m² dedicados ao armazém e recolha de mercadoria e 2.000 m² destinados a materiais de construção, incluindo 700 m² de área exterior. Entre os principais destaques estão os Espaços Projecto, zonas dedicadas à construção, renovação, decoração, energias renováveis e jardim, assim como serviços inovadores como as caixas self check-out, cacifos Click & Drive 2h e salas para workshops e actividades com a comunidade.

Com uma equipa de 115 colaboradores, entre novas contratações e talentos provenientes de outras lojas da marca, esta nova loja visa servir os concelhos de Portimão, Lagoa, Lagos, Albufeira, Silves, Monchique, Aljezur e Vila do Bispo, numa área de influência com elevado potencial.

A loja Naterial Portimão, com 1.000 m² de exposição de móveis de jardim, barbecues e pérgulas. Esta unidade é a terceira da marca em Portugal, consolidando a estratégia da LEROY MERLIN de oferecer aos clientes soluções de elevada qualidade para aproveitar e valorizar os espaços exteriores das suas casas.

Depois de Alcantarilha e Loulé, esta é a terceira loja Naterial no Algarve, e reforça a presença da marca numa região onde o lifestyle exterior tem particular relevância. A nova loja conta com uma equipa dedicada e especializada em soluções de exterior, reflectindo a aposta do grupo no reforço do atendimento especializado e personalizado a cada cliente. Com esta abertura, a NATERIAL consolida a sua posição como marca de referência no segmento e dá mais um passo no plano de expansão nacional, que tem como objectivo tornar o design e o conforto acessíveis a todos os que valorizam a vida ao ar livre.

“A abertura destas duas novas lojas em Portimão representa mais do que um reforço da nossa presença física na região – é a concretização do nosso compromisso em proporcionar uma experiência cada vez mais completa, personalizada e acessível a todos os que vivem ou investem no Algarve. Com uma loja Leroy Merlin mais ampla, moderna e orientada para o projecto, e com um espaço Naterial inteiramente dedicado ao conforto e estilo no exterior da casa, estamos a responder de forma concreta às expectativas dos nossos clientes, sejam particulares, profissionais ou apaixonados pela melhoria do lar”, afirma Jorge Neves, director regional zona Sul e Ilhas da Leroy Merlin Portugal.

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Roger Casellas. Eurofred
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Eurofred acelera “transformação estratégica” com a criação de uma nova divisão de serviços

A Divisão de Serviços foi criada com o objectivo de consolidar as sinergias entre as diferentes empresas do Grupo, com a optimização dos processos internos e aceleração do desenvolvimento de soluções globais ao longo do ciclo de vida do produto

O Grupo Eurofred, holding especializada em soluções de ar condicionado e refrigeração, anuncia a criação de uma nova direcção de Serviços. Este é um passo “fundamental” para a consolidação de um modelo de negócio “mais diversificado, resiliente e inovador”. A iniciativa responde à vontade de alargar a sua proposta de valor para além da distribuição de produtos de climatização e refrigeração, com a aposta em serviços avançados que integram tecnologia, digitalização e especialização técnica.

“A criação desta nova divisão representa um passo estratégico que reforça a nossa visão empresarial a longo prazo. Permite-nos evoluir para um modelo mais completo e adaptado às novas exigências do mercado e gerar um impacto diferenciador na experiência do cliente”, afirma Ferran Baldirà, CEO do Grupo Eurofred.

A Divisão de Serviços foi criada com o objectivo de consolidar as sinergias entre as diferentes empresas do Grupo, com a optimização dos processos internos e aceleração do desenvolvimento de soluções globais ao longo do ciclo de vida do produto.

Para liderar esta nova etapa, o Grupo Eurofred confiou a tarefa a Roger Casellas Junyent, profissional com um sólido percurso no domínio dos serviços e do desenvolvimento empresarial. Ao longo da sua carreira, ocupou cargos de responsabilidade em empresas multinacionais, com funções de liderança global. Licenciado em Engenharia Electrónica Industrial pela Universitat Politècnica de Catalunya (UPC) e diplomado em programas executivos pelo IESE Business School, Roger Casellas complementa a sua formação com uma sólida base em gestão e estratégia empresarial.

“A nossa abordagem é muito pragmática: estamos a reforçar e a melhorar o serviço ao cliente, alargando o horário de funcionamento, acrescentando novos canais – que inclui um chatbot baseado em inteligência artificial – e ao incorporar mais técnicos especializados. Lançámos também um programa de formação para transferir conhecimentos e elevar o nível técnico das nossas equipas. Tudo isto complementado com um novo portefólio de serviços de manutenção, que combina IoT e digitalização, o qual nos permite ser mais ágeis e céleres na resposta aos nossos clientes”, destaca Casellas.

A nova unidade é composta por mais de 70 profissionais especializados, juntamente com uma ampla rede de colaboradores.

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Greenvolt fornece energia verde às lojas Radio Popular

Acordo entre Greenvolt Comunidade e a Radio Popular permite fornecer energia verde a 25 lojas da Radio Popular em Portugal Continental e Ilhas. Lojas da Radio Popular passam a ser consumidoras de energia renovável produzida em várias Comunidades da Greenvolt, sem necessidade de instalar painéis solares ou realizar qualquer investimento

A Greenvolt Comunidades e a Radio Popular assinaram um acordo quadro que permitirá àquela que é uma das maiores marcas de retalho na área da electrónica em Portugal ser consumidora de energia verde produzida pelas Comunidades Greenvolt espalhadas pelo continente e ilhas.

“As Comunidades de Energia são uma variável absolutamente relevante para acelerar a transição energética, além de significarem, de igual forma, significativos ganhos em termos de poupanças para empresas e famílias. Estamos muito satisfeitos com a adesão da Radio Popular às nossas comunidades e em contribuir para ganhos de eficiência e incrementos de sustentabilidade neste Grupo tão importante e fortemente implantado no país”, afirma João Manso Neto, CEO do Grupo Greenvolt.

Numa primeira fase, a parceria prevê que 25 lojas da Radio Popular passem a ser membros consumidores de Comunidades de Energia da Greenvolt já existentes, podendo o acordo estender-se a outras localizações. Entre as Comunidades que irão partilhar energia renovável com a Radio Popular encontram-se a do Colégio Machado Ruivo em Vila Nova de Famalicão, o B Planet no Montijo, e a Sede da União das Misericórdias Portuguesas em Lisboa.
Para Sofia Silva, Gestora de Sustentabilidade da Radio Popular,” além da redução dos nossos custos energéticos, a opção pela adesão às Comunidades Greenvolt tem, ainda como vantagens associadas o acesso a energia limpa e renovável, um contributo importante para a descarbonização da nossa actividade e da economia nacional”.

O Conceito de Comunidades de Energia pressupõe a existência de um membro produtor, que pode ser qualquer entidade com uma infraestrutura com capacidade para instalar painéis solares, como edifícios de empresas, escolas ou estádios de futebol, por exemplo. Neste modelo, a instalação fotovoltaica é sobredimensionada de acordo com o perfil de consumo do produtor de forma a optimizar o autoconsumo e gerar excedente para ser partilhado com outros membros consumidores da respectiva comunidade.

A disponibilização da energia remanescente, com famílias ou outras empresas, pode gerar poupanças na factura da electricidade de até 70%, para além de permitir o acesso a energia limpa e renovável a quem não dispõe ou pretende instalar uma infraestrutura capaz de produzir a sua própria energia. As famílias e empresas localizadas num raio de até 4 quilómetros – podendo ser até superior, caso se encontrem abrangidas pela mesma subestação eléctrica – podem aderir a estas comunidades, como é o caso das lojas Radio Popular, que aderiram como consumidoras.

“A adesão da Radio Popular às nossas Comunidades de Energia, em todo o país e nas ilhas, reforça a flexibilidade deste modelo. Sem necessidade de investimento ou instalação, a Radio Popular consegue abastecer várias lojas com energia solar partilhada, optimizando o consumo durante o período diurno. Este é mais um projecto que demonstra ser possível levar energia limpa e acessível até todos.”, diz José Queirós de Almeida, CEO da Greenvolt Comunidades.

Através da Greenvolt Comunidades, que resulta da decisão estratégica do Grupo Greenvolt de apostar na promoção da geração distribuída de energia renovável, tanto para autoconsumo como através do conceito de Comunidades de Energia, foram já desenvolvidos mais de 160 projetos de norte a sul do país, contando já com 65 Comunidades integralmente em funcionamento.

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António Carlos Rodrigues, CEO Grupo Casais
Construção

Grupo Casais lança primeira Cátedra para acelerar industrialização da construção

Aposta estratégica do Grupo Casais visa impulsionar a digitalização, a robótica e a impressão 3D no sector da construção. A parceria com a Universidade do Minho visa desenvolver soluções inovadoras que respondam aos desafios reais do setor, promovendo sustentabilidade e eficiência

O Grupo Casais, em parceria com a Universidade do Minho, anuncia a criação da Cátedra Casais “Construção na Era Digital”, num momento em que o sector da Arquitectura, Engenharia e Construção atravessa um momento de profunda transformação, marcado pela transição de métodos tradicionais para abordagens mais digitalizadas, eficientes e sustentáveis.

Este projecto foca-se em áreas como a robótica, a fabricação aditiva (impressão 3D em betão), a modularização, a prefabricação e a integração com modelos BIM – pilares essenciais para uma construção mais industrializada, eficiente e circular. A ambição passa por transformar estes conceitos em práticas quotidianas, criando um ecossistema industrial mais digital, previsível e sustentável.

Com um forte alinhamento entre indústria e academia, esta iniciativa visa desenvolver conhecimento científico com aplicação directa ao negócio, reforçando a aposta da Casais na inovação como motor de crescimento e competitividade.

O investigador Filipe Jorge Silva Brandão irá liderar a investigação no âmbito do programa FCT-Tenure e com financiamento partilhado com a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). O trabalho de Filipe Brandão focar-se-á na integração de processos robotizados na construção, no desenvolvimento de componentes estruturais modulares, prefabricados e desmontáveis, e na criação de standards para a incorporação de dados de produção em modelos BIM. Estes avanços permitirão promover a circularidade dos materiais e o conceito inovador de edifícios enquanto bancos de materiais, alinhando-se com os compromissos de sustentabilidade e economia circular do Grupo Casais.

“A digitalização, a industrialização da construção e a automação são oportunidades para criarmos mais valor e responder de forma eficaz aos desafios do sector. Investir em investigação aplicada, como fazemos com a Cátedra Casais, é fundamental para mantermos o Grupo na vanguarda da inovação, garantindo soluções mais eficientes, sustentáveis e alinhadas com as necessidades reais do mercado”, destaca António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais.

Paulo Cruz presidente da Escola de Arquitectura, Arte e Design da Universidade do Minho, afirma que “a Cátedra é um marco estratégico que transcende tendências passageiras. A digitalização, a robótica e a fabricação aditiva deixam de ser conceitos distantes para se tornarem práticas do dia a dia, impulsionando a construção para uma nova era. Este projecto não é apenas uma colaboração institucional, mas o início de um percurso conjunto que pretende modernizar o sector com conhecimento partilhado e tecnologia de ponta.”

A Cátedra Casais representa um investimento com retorno directo para o negócio, onde o conhecimento gerado será aplicado para desenvolver soluções construtivas inovadoras que aumentem a competitividade do grupo no mercado nacional e internacional.

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Schneider Electric desenvolve ecossistema nativo de IA para a sustentabilidade e gestão da energia

A iniciativa vai construir um ecossistema de IA Agêntica que definirá categorias e potenciará a inteligência colaborativa para gerar resultados e experiências líderes de mercado

A Schneider Electric, anunciou uma iniciativa plurianual “histórica” dedicada à construção de um novo tipo de ecossistema integrado para a sustentabilidade e a gestão da energia.

No cerne desta iniciativa está uma tecnologia emergente de inteligência artificial conhecida como IA Agêntica (Agentic AI). Estes agentes são um novo tipo de software concebido para trabalhar de forma autónoma ou em colaboração com clientes e consultores, com vista a antecipar necessidades e adaptar-se a ambientes complexos em tempo real, abrindo portas a uma nova era de simplificação e automação na sustentabilidade. O software convencional tem sido historicamente utilizado como uma ferramenta para ajudar a executar tarefas, enquanto esta iniciativa, com agentes de IA incorporados que podem fazer o trabalho por nós, demonstra a natureza profundamente transformadora de um ecossistema nativo de software de IA Agêntica.

O ecossistema de próxima geração da empresa vai reimaginar a gestão da energia e da sustentabilidade, servindo simultaneamente como um centro de comando e uma camada de coordenação para a estratégia e a tomada de decisões. Ao incorporar agentes de IA em fluxos de trabalho adaptativos que se integram perfeitamente com especialistas humanos e sistemas corporativos, está definido para transformar os esforços de sustentabilidade desconectados num ecossistema inteligente que otimiza continuamente os resultados e impulsiona o impacto sustentável.

“A nossa visão é a inteligência colaborativa: uma IA Agêntica que trabalha ao lado de especialistas humanos como um verdadeiro colega de equipa digital,” explicou Steve Wilhite, presidente da divisão Sustainability Business da Schneider Electric. “Esta tecnologia permite-nos criar um efeito multiplicador de força onde a análise de dados e tarefas complexos são automatizados, libertando os nossos clientes para se focarem nas iniciativas estratégicas e inovações que levam a um maior impacto – uma mudança fundamental na forma como as organizações podem acelerar as suas jornadas de energia e descarbonização.”

Em paralelo, a Schneider Electric nomeou Julien Picaud como head of product management para liderar esta iniciativa. Julien Picaud traz à empresa experiência em liderança estratégica e gestão de produto, com foco na inovação digital e iniciativas orientadas pela IA, que melhoram o desempenho dos negócios e a gestão inteligente de recursos e emissões. O executivo vai liderar o investimento que reimaginará a funcionalidade central das plataformas de software existentes da empresa, enquanto estreia algumas das novas funcionalidades resultantes da recente aquisição da EcoAct, empresa líder em sustentabilidade.

Algumas destas funcionalidades são: estratégia de descarbonização, análise de cenários, benchmarking, gestão das emissões, relatórios e conformidade, risco climático, envolvimento da cadeia de valor, gestão energética, eficiência dos recursos, integração, automação e visualização de dados, e experiência de utilizador modernizada.

“Em áreas especializadas como a energia e a sustentabilidade, a IA Agêntica só é tão eficaz quanto a profundidade da experiência incorporada na sua concepção,” disse Amy Cravens, research director, sustainability and ESG software da IDC. “Guiada por décadas de experiência e por uma equipa de consultoria com profundo conhecimento especializado na indústria, a Schneider Electric está a criar um ecossistema de IA Agêntica que estabelece um novo padrão para a gestão da sustentabilidade, equipando as organizações para enfrentarem desafios cada vez mais complexos. Esta IA Agêntica de próxima geração vai transformar rapidamente a gestão da informação nos sistemas accionáveis do futuro”

“Reconhecendo a intensidade energética da IA, estamos empenhados em desenvolver e implementar este investimento com foco na eficiência computacional e na utilização responsável dos recursos. Ao integrarmos os princípios da IA frugal, estamos a desenvolver sistemas que proporcionam o máximo de inteligência com um consumo mínimo de recursos. Isto significa tirar partido de modelos mais simples, algoritmos eficientes e infraestruturas optimizadas para reduzir a utilização de energia, as emissões e os custos, mas sem sacrificar o desempenho,” afirmou Dan Whitsell, CTO & head of software engineering da divisão sustainability business da Schneider Electric.

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Re/Max reforça com a entrada de mais de 1 600 novos profissionais

O número é referente aos primeiros cinco meses no ano. Numa distribuição por regiões, o Grande Porto foi a mais representativa neste período, com 17,2% do total de novos profissionais. No mesmo Inauguração de nove novas agências de norte a sul do país e nas ilhas

tagsRE/MAX

Nos primeiros cinco meses do ano, a rede Re/Max integrou mais de 1.600 novos consultores e assistentes comerciais, além de ter inaugurado nove novas agências em território nacional.

De 1 de Janeiro a 31 de Maio, a expansão da rede imobiliária foi equilibrada em termos de género (com 50,8% dos novos ingressos a serem mulheres) e abrangente a nível geográfico: todos os 18 distritos de Portugal continental e as duas regiões autónomas receberam novos profissionais. Destaque para os distritos de Lisboa, Porto, Setúbal e Braga, que juntos registaram uma média de 60 novas oportunidades por mês.

De facto, em termos de regiões, o Grande Porto destacou-se com 17,2% do total nacional, a região central de Lisboa com 14,0%, a margem a Sul do Tejo e a região Centro Norte do país com sensivelmente 10,6% cada uma. A região que integrou proporcionalmente menos profissionais foi o Alentejo, pouco abaixo da das Ilhas, com 1,8% do total nacional.

Mesmo com menor dinamismo, as regiões autónomas dos Açores e da Madeira continuam a integrar novos talentos. Segundo dados Re/Max, de Janeiro a Maio, foram recrutados 33 novos consultores nas Ilhas, com os Açores a liderarem esta expansão regional. Além disso, mais de 500 profissionais que já haviam colaborado com a rede Re/Max decidiram regressar em 2025.

Nestes primeiros cinco meses do ano, em evidência ainda a expansão da rede, com a abertura de nove novas agências, uma no Interior Norte do país, uma na zona do Grande Porto, duas na região Centro Norte, uma na região Centro Sul, uma na zona Norte de Lisboa, duas no eixo Cascais-Sintra e uma outra no Centro de Lisboa.

“A nossa marca é actualmente um potente polo de atractividade de muitos empreendedores, dos melhores profissionais do mercado, assim como está no radar dos principais investidores internacionais”, refere Beatriz Rubio, CEO da Re/Max Portugal.

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Luz Saúde compra antiga fábrica da Corticeira Amorim em Corroios

A detentora dos hospitais e clínicas da rede Hospital da Luz, adquiriu a antiga fábrica da Corticeira Amorim, em Corroios, com a finalidade de construir um novo hospital nesse terreno. Nesta transacção, a C&W representou o vendedor do imóvel, a Amorim

A Cushman & Wakefield (C&W) assessorou a venda da antiga fábrica da Corticeira Amorim, em Corroios, no concelho do Seixal. Uma propriedade com 43.000m², a unidade industrial desactivada há vários anos foi adquirida pela Luz Saúde, detentora dos hospitais e clínicas da rede Hospital da Luz, com a finalidade de construir um novo hospital nesse terreno. Nesta transacção, a C&W representou o vendedor do imóvel, a Amorim.

A construção deste novo hospital na Margem Sul, especialmente na zona de Corroios, Seixal, revela-se uma prioridade urgente devido à elevada concentração populacional, à crescente sobrecarga do Hospital Garcia de Orta, à necessidade crucial de respostas rápidas em situações de emergência e à importância de assegurar um acesso mais justo e eficaz aos cuidados de saúde da região.

“Estamos muito satisfeitos por termos colaborado na futura transformação desta antiga unidade industrial, localizada numa área urbana, e acreditamos firmemente que este novo equipamento de saúde será fundamental para suprir as necessidades da comunidade local. Esta operação resulta da colaboração entre as equipas de Industrial & Logística e Retail Agency”, comenta Sérgio Nunes, head of industrial, logistics & land na Cushman & Wakefield.

 

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Indelague lança para nova proposta para projectos de escritório

Com instalação exclusivamente suspensa, disponível com caixa de alimentação encastrada ou saliente, e acabamento em branco ou preto, esta luminária adapta-se facilmente a diferentes conceitos de design. Compatível com sistemas de controlo DALI 2 e On/Off, integra-se também em infraestruturas modernas de gestão de iluminação

A Indelague acaba de lançar o Concept O 30, a mais recente adição à sua gama de soluções de iluminação profissional. Desenvolvido com foco no “conforto visual, eficiência e integração arquitectónica”, este novo modelo de luminária suspensa “combina tecnologia de ponta com um design circular elegante e discreto”.

Equipado com LEDs de alto desempenho, disponível em versões de 3000K e 4000K com CRI > 80, o Concept O 30 oferece uma iluminação ideal para espaços de trabalho exigentes. O sistema óptico BOptics proporciona uma distribuição luminosa homogénea, eliminando pontos visíveis e garantindo uma experiência visual mais confortável.

Com instalação exclusivamente suspensa, disponível com caixa de alimentação encastrada ou saliente, e acabamento em branco ou preto, esta luminária adapta-se facilmente a diferentes conceitos de design. Compatível com sistemas de controlo DALI 2 e ON/OFF, integra-se também em infraestruturas modernas de gestão de iluminação.

O lançamento desta nova gama reforça o posicionamento da Indelague como “uma marca que alia rigor técnico, inovação e funcionalidade” e que responde à procura por soluções de iluminação que valorizem tanto a estética como o desempenho, com particular enfoque em ambientes como escritórios, salas de reunião e espaços corporativos.

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