Norman Foster vai projectar novo aeroporto para a Cidade do México
O projecto exigirá um investimento de 9,15 mil milhões de dólares

CONSTRUIR
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Crescimento de flexspaces deve-se à “rapidez da operacionalidade” e “flexibilidade de prazos”
Habitat Invest lança lote 3 do Almar Beach
Prémio António Almeida Henriques 2025 destaca empresas e autarquias
IP consigna a última empreitada das obras do PRR
Melom e Querido Mudei a Casa Obras com volume de negócios de 6,6 M€ no 1º trimestre
Sete gabinetes portugueses finalistas nos A+Awards 2025
Accor assume gestão do Anantara Vilamoura, o primeiro da marca Fairmont em Portugal
Estão abertas as candidaturas à 21ª edição do Prémio Fernando Távora
Norman Foster e um genro do magnata mexicano Carlos Slim, ganharam um contrato para desenhar um novo aeroporto para a Cidade do México. Segundo o Diário Digital, o projecto exigirá um investimento de 9,15 mil milhões de dólares.
Fonte familizarizada com a decisão, disse que o projecto apresentado pela sociedade entre Foster e Fernando Romero havia vencido a licitação, mas o operador de aeroportos do México, a ASA, não quis comentar o assunto.
De acordo com o Diário Digital, o presidente do México, Enrique Peña Nieto, anunciou que o novo aeroporto terá seis pistas e será capaz de receber até 120 milhões de passageiros por ano, o que equivale a quatro vezes mais do que o actual.
Peña disse ainda que as novas instalações permitirão resolver a crescente procura do saturado Aeroporto Internacional Benito Juárez, com a intenção de estimular o turismo e gerar novos investimentos.
De salientar que o actual aeroporto da Cidade do México – com apenas duas pistas para aterragem e descolagem – é o segundo mais utilizado da América Latina, depois do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Segundo a mesma fonte, o Governo mexicano informou que o novo aeroporto será erguido numa área contígua que existe actualmente.
O Diário Digital sublinha ainda que, Romero, casado com Soumaya Slim, filha de Carlos Slim, um dos homens mais ricos do mundo, é chefe da FR-EE Fernando Romero Enterprise. A empresa projectou o Museu Soumaya na Cidade do México, onde se encontra parte da colecção pessoal de arte de Slim, controlador do grupo mexicano de telecomunicações América Móvil.