Norman Foster vai projectar novo aeroporto para a Cidade do México
O projecto exigirá um investimento de 9,15 mil milhões de dólares

CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
Norman Foster e um genro do magnata mexicano Carlos Slim, ganharam um contrato para desenhar um novo aeroporto para a Cidade do México. Segundo o Diário Digital, o projecto exigirá um investimento de 9,15 mil milhões de dólares.
Fonte familizarizada com a decisão, disse que o projecto apresentado pela sociedade entre Foster e Fernando Romero havia vencido a licitação, mas o operador de aeroportos do México, a ASA, não quis comentar o assunto.
De acordo com o Diário Digital, o presidente do México, Enrique Peña Nieto, anunciou que o novo aeroporto terá seis pistas e será capaz de receber até 120 milhões de passageiros por ano, o que equivale a quatro vezes mais do que o actual.
Peña disse ainda que as novas instalações permitirão resolver a crescente procura do saturado Aeroporto Internacional Benito Juárez, com a intenção de estimular o turismo e gerar novos investimentos.
De salientar que o actual aeroporto da Cidade do México – com apenas duas pistas para aterragem e descolagem – é o segundo mais utilizado da América Latina, depois do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Segundo a mesma fonte, o Governo mexicano informou que o novo aeroporto será erguido numa área contígua que existe actualmente.
O Diário Digital sublinha ainda que, Romero, casado com Soumaya Slim, filha de Carlos Slim, um dos homens mais ricos do mundo, é chefe da FR-EE Fernando Romero Enterprise. A empresa projectou o Museu Soumaya na Cidade do México, onde se encontra parte da colecção pessoal de arte de Slim, controlador do grupo mexicano de telecomunicações América Móvil.