Norman Foster vai projectar novo aeroporto para a Cidade do México
O projecto exigirá um investimento de 9,15 mil milhões de dólares
CONSTRUIR
Francesa Remake Asset Management compra Setúbal Retail Park por 8 M€
Souto Moura desenha nova sede da Metro do Porto na Boavista
A nova Lei dos Solos, o segundo troço da alta-velocidade, a Ribeira de Algés e o Architect@Work na edição 522 do CONSTRUIR
A nova caixa de pavimento estanque Simon K|45
Arquitectos do Norte lançam ‘InterSecções’ e inauguram exposição sobre edifício sede
Exportações portuguesas de madeira e mobiliário ganham destaque no Reino Unido
Ricardo Valente nomeado novo director-geral da Savills Porto
Porta da Frente Christie’s integra ferramenta de IA Agentforce
APJAR atribuí prémio ex-aequo a duas obras
Sierra e BTG Pactual lançam joint venture de crédito imobiliário
Norman Foster e um genro do magnata mexicano Carlos Slim, ganharam um contrato para desenhar um novo aeroporto para a Cidade do México. Segundo o Diário Digital, o projecto exigirá um investimento de 9,15 mil milhões de dólares.
Fonte familizarizada com a decisão, disse que o projecto apresentado pela sociedade entre Foster e Fernando Romero havia vencido a licitação, mas o operador de aeroportos do México, a ASA, não quis comentar o assunto.
De acordo com o Diário Digital, o presidente do México, Enrique Peña Nieto, anunciou que o novo aeroporto terá seis pistas e será capaz de receber até 120 milhões de passageiros por ano, o que equivale a quatro vezes mais do que o actual.
Peña disse ainda que as novas instalações permitirão resolver a crescente procura do saturado Aeroporto Internacional Benito Juárez, com a intenção de estimular o turismo e gerar novos investimentos.
De salientar que o actual aeroporto da Cidade do México – com apenas duas pistas para aterragem e descolagem – é o segundo mais utilizado da América Latina, depois do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Segundo a mesma fonte, o Governo mexicano informou que o novo aeroporto será erguido numa área contígua que existe actualmente.
O Diário Digital sublinha ainda que, Romero, casado com Soumaya Slim, filha de Carlos Slim, um dos homens mais ricos do mundo, é chefe da FR-EE Fernando Romero Enterprise. A empresa projectou o Museu Soumaya na Cidade do México, onde se encontra parte da colecção pessoal de arte de Slim, controlador do grupo mexicano de telecomunicações América Móvil.