Fundo da Sonae Sierra adquire totalidade do AlbufeiraShopping e do Continente de Portimão
Para o CEO da Sonae Sierra, Fernando Guedes de Oliveira “esta operação traduz-se numa boa oportunidade para reforçarmos a posição do Sierra Portugal Fund em dois activos implantados há cerca de 25 anos no Algarve

Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
O Sierra Portugal Fund (SPF) chegou a acordo com o fundo GREP II, gerido pela Grosvenor Fund Management, para a aquisição da sua participação de 50% no AlbufeiraShopping e no Centro Comercial Continente de Portimão, passando assim a deter a totalidade de ambos os activos.
Em comunicado, a gestora de centros comerciais refere que a operação agora formalizada constitui mais um passo na aposta do Sierra Portugal Fund na região do Algarve, onde, nos últimos quatro anos, investiu um total de 8,5 milhões de euros na renovação e expansão dos dois activos que detém na região.
Para o CEO da Sonae Sierra, Fernando Guedes de Oliveira “esta operação traduz-se numa boa oportunidade para reforçarmos a posição do Sierra Portugal Fund em dois activos implantados há cerca de 25 anos no Algarve. Estamos satisfeitos com a perspectiva de determos a totalidade do AlbufeiraShopping e do Centro Comercial Continente de Portimão, dois activos que constituem importantes referências de retalho na região algarvia.”
O AlbufeiraShopping foi inaugurado em 1989 e foi o primeiro centro comercial gerido pela Sonae Sierra em Portugal. Em 2010 o centro sofreu uma profunda renovação, cujo investimento ascendeu a 5 milhões de euros.
O centro passou a dispor de 44 lojas e 560 lugares de estacionamento gratuitos distribuídos por 11.600 m2 de Área Bruta Locável (ABL) com uma ocupação de cerca de 96%. Nele marcam presença o hipermercado Continente Modelo, MO, Worten, Sportzone e Well’s, entre outras lojas que recebem no seu todo cerca de 4 milhões de visitas anuais.
O grande destaque deste projecto foi a completa renovação e ampliação da praça da restauração que conta com 6 restaurantes e a criação de uma ampla esplanada exterior de serviço à área da restauração, tirando partido da localização privilegiada do centro junto ao mar e adaptando-o ainda mais à oferta turística da região.
O Centro Comercial Continente de Portimão abriu em 1990 e foi o primeiro centro comercial desenvolvido de raiz pela Sonae Sierra em Portugal. O centro tem uma ABL de 13.500 m2 e dispõe de 60 lojas e 769 lugares de estacionamento. Entre a oferta comercial e de lazer, conta-se um hipermercado Continente, 16 restaurantes, 6 salas de cinema e a presença de marcas como a MO, Code, Well’s, Calzedonia e Salsa, que garantem uma taxa de ocupação superior a 90%.
Em 2012 foi alvo de trabalhos de renovação avaliados em 3,5 milhões de euros que, segundo a Sonae Sierra, “mudou completamente a imagem do Centro cuja temática é agora inspirada nos navios de cruzeiro”.
Este centro comercial constitui um importante pólo dinamizador da cidade de Portimão e recebe anualmente por cerca de 5 milhões de visitas.
O SPF foi criado em 2008 e detêm nove centros comerciais em operação em Portugal. A Sonae Sierra detém 47,5% do SPF, estando os restantes 52,5% repartidos pela Keva e a Ilmaren (ambas da Finlândia), a Schroders Investment Management (Reino Unido) e pelo Partners Group (Suíça).