Sonae Sierra atinge Resultado Directo de 62,6 M€ em 2012
Em 2013, a Sonae Sierra vai inaugurar três centros comerciais
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Ana Rita Sevilha
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A Sonae Sierra registou em 2012 um Resultado Direto de €62,6 milhões, um aumento de 2% quando comparado com igual período de 2011, tendo o EBITDA aumentado 3% face ao ano anterior, €116,3 milhões face a €112,8 milhões em 2011.
Segundo uma nota enviada ao Construir pela empresa, apesar desta demonstração de resiliência e da melhoria da eficiência operacional dos activos da empresa em todos os países onde está presente, a subida das taxas de capitalização (yields) em Portugal, Espanha e Itália e o reconhecimento de imparidades nos activos na Grécia teve um impacto negativo nos resultados indiretos da Empresa, -€108,5 milhões em 2012 face a -€51,3 milhões em 2011, o que provocou um Resultado Líquido negativo de €45,9 milhões em 2012.
Segundo o CEO Fernando Guedes de Oliveira, a Sonae Sierra atingiu, em 2012, resultados sólidos em todos os aspectos que controla directamente: “aumentámos o EBITDA em termos absolutos, bem como a margem de EBITDA face ao ano anterior, em parte devido ao crescimento do portfólio e à estabilidade nas taxas de ocupação e nas rendas. Estes indicadores e o esforço de redução de custos nas nossas operações permitiram-nos aumentar o Resultado Directo. Apesar destes resultados positivos, a nossa performance global foi afectada por um conjunto de factores que estão fora do nosso controle. Destaca-se, em particular, o significativo aumento das taxas de capitalização em Portugal, Espanha e Itália, que desvalorizou o nosso portfólio e nos conduziu para um resultado líquido negativo. Estou todavia orgulhoso pela capacidade que demonstrámos em limitar os riscos para o nosso negócio através das operações no Brasil e da contínua expansão para novos mercados emergentes”.
De acordo com a mesma nota, o portfólio global gerido pela Sonae Sierra apresentou um desempenho positivo, tendo em conta a evolução actual das vendas a retalho em alguns dos mercados onde a Empresa opera, com as vendas dos Lojistas a caírem apenas 1,5% em 2012 face ao período homólogo de 2011.
Já no que diz respeito às rendas do portfólio detido, atingiram os €435,2 milhões em 2012, um aumento de 0,3% face a igual período de 2011. Apesar do impacto natural da situação económica sobre as taxas de ocupação e aluguer no sector imobiliário de retalho a taxa de ocupação global do portfólio manteve-se nos 96%, um reflexo da qualidade dos activos e da gestão realizada pela Empresa.
Actualmente a Sonae Sierra gere mais de 70 Centros Comerciais, em 11 países, num total de 2,3 milhões de m2 ABL que em 2012 registaram 426 milhões de visitas.
Quanto à estratégia implementada em 2012, a empresa assegura que foram implementados com rigor os principais eixos da estratégia estabelecida, sendo eles internacionalização, prestação de serviços a terceiros e reciclagem de capital.
O ano da Sonae Sierra foi também marcado pela inauguração de dois centros comerciais, o Uberlândia Shopping, no Brasil e o Le Terrazze, em Itália, que representaram um investimento total de €229 milhões. Na Roménia foi realizada uma parceria com a Caelum Development para o desenvolvimento do ParkLake, em Bucareste, que reforçará a presença na região. E assistiu-se ainda a um aumento da actividade de prestação de serviços a terceiros, com a assinatura de 27 novos contratos, num total de €9 milhões. Estes valores incluem 15 contratos de desenvolvimento de centros comerciais e 12 contratos de gestão e/ou comercialização.
2012 foi também o ano em que a Sonae Sierra reforçou a sua presença no Norte de África No início do ano entrou na Argélia com a criação da Sierra Cevital – uma empresa de prestação de serviços na área dos centros comerciais, que desde o início da sua actividade já concretizou sete contratos de prestação de serviços de desenvolvimento e gestão de centros comerciais. A Sonae Sierra sublinha ainda que foram também assinados nove contratos de prestação de serviços em Marrocos, incluindo o desenvolvimento de três centros comerciais em Casablanca.
Em comunicado de imprensa a empresa explica também que a estratégia de reciclagem do capital que tem adoptado levou a que em 2012 se concretizasse a venda do Münster Arkaden, na Alemanha, e a participação em três centros comerciais não estratégicos no Brasil: o Shopping Penha, o Tivoli Shopping e o Pátio Brasil Shopping.
Paralelamente, explica a Sonae Sierra, teve continuidade a estratégia de criação de valor nos centros comerciais em operação, com um investimento constante em remodelações e em expansões, de forma a antecipar e dar resposta às novas tendências e necessidades de consumo.
Em 2013, a Sonae Sierra vai inaugurar três centros comerciais – o Boulevard Londrina Shopping e o Passeio das Águas, ambos no Brasil, e o Hofgarten Solingen Shopping na Alemanha – num investimento total de cerca de €375 milhões e que irá acrescentar 155.000 m2 de ABL ao atual portfólio da Empresa.