Grupo Cosentino apresenta Relatório Corporativo de Responsabilidade Social
A Cosentino investiu no desenvolvimento de um novo produto, a superfície ultra-compacta Dekton® by Cosentino, que se comercializará esta Primavera

Ana Rita Sevilha
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
Lionesa e Maleo Offices lançam novo espaço de escritórios no Porto
Atenor adquire e lança “Oriente”
Casas novas representam 20% da facturação residencial da ERA
Mercado transaccionou 40.750 casas nos primeiros três meses do ano
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
O Grupo Cosentino apresentou o seu Relatório Corporativo de Responsabilidade Social 2010-2012, um documento que tem como objectivo “apresentar com total transparência todas as actividades e iniciativas, demonstrando assim o compromisso assumido pelo Grupo Cosentino com a sustentabilidade, e com a melhoria socio-económica e cultural no contexto em que opera”.
“Compilar num só documento todas as nossas boas práticas permite-nos atribuir-lhes a importância que merecem, porque na Cosentino sabemos que fazer as coisas bem é sinónimo de fazer melhor cada dia, permitindo o crescimento dentro e fora da empresa”, afirma Francisco Martínez-Cosentino, Presidente do Grupo Cosentino.
Este relatório enaltece esse compromisso assumido por todos aqueles que tornam possível, através do seu trabalho, que a “a Cosentino continue a arriscar no futuro” pelas palavras de Francisco Martínez-Cosentino.
No seguimento desta aposta, a Cosentino abriu o Cosentino Corporate School em 2011, para, segundo explica, “coordenar o desenvolvimento dos seus profissionais através da transmissão de conhecimento e competências, fundamentais para um desempenho de sucesso na gestão do negócio, e respectivas actividades”.
Em comunicado de imprensa a Cosentino sublinha que “o compromisso com a sustentabilidade é outro dos aspectos chave neste relatório, pois para a Cosentino as questões sustentáveis são vistas como o ponto de partida para que o negócio existente tenha continuidade a nível de empregabilidade e benefícios futuros”.
Nesse sentido, ocupam um lugar predominante “as diretrizes de respeito, prevenção e controlo do meio ambiente em todos os processos industriais em que a empresa participa, desde a extração do material até à distribuição do produto”. Segundo a mesma fonte, o Grupo “reinveste uma percentagem importante dos seus lucros anuais na procura de soluções pioneiras”.
A responsabilidade social corporativa em relação à comunidade mais próxima da Cosentino, a cooperação com instituições, fundações, universidades, centros de investigação e desenvolvimento, e o apoio constante à cultura através de patrocínios e colaborações, são outros dos aspectos realçados pela Cosentino neste relatório.
O Grupo destaca ainda que neste triénio investiu no desenvolvimento de um novo produto, a superfície ultra-compacta Dekton® by Cosentino, que se comercializará esta Primavera, e que “representa uma revolução do mundo da arquitectura e construção”, garante.