Roca Gallery prolonga exposição do Prémio Mies Van der Rohe até 31 de Outubro
O prémio é atribuído de dois em dois anos, e é fruto de uma parceria entre a fundação e a Comissão Europeia
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O Roca Lisboa Gallery vai extender a exposição “ A Arquitectura Portuguesa no Prémio da União Europeia para Arquitetura Contemporânea- Prémio Mies Van Der Rohe 1987-2011”, até ao próximo dia 31 de Outubro, como resultado “da grande adesão registada ao longo dos cerca de três meses em que a mesma esteve patente ao público”, anunciou a Roca.
Para quem ainda não visitou a mostra e queira fazer, o Roca Gallery lembra que no espaço terão à sua disposição um conjunto de maquetas das obras portuguesas premiadas, painéis de algumas obras, com desenhos e fotografias e uma tela de imagem onde se pode ver a história do Prémio Mies Van Der Rohe.
A ideia da exposição dos prémios Mies van der Rohe, que premeiam sempre as obras feitas nos dois anos anteriores, é ser “altamente didáctica” e “acessível a todos”, público em geral e arquitectos e estudantes de arquitectura em particular. O Museu Neues em Berlim, de David Chipperfield em colaboração com Julian Harrap, foi a obra distinguida nesta edição do Prémio, tendo a Casa Collage, em Girona, de Ramon Bosch e Bet Capdeferro recebido a Menção Especial Arquitecto Emergente.
O Prémio de Arquitetura Contemporânea Mies van der Rohe é o mais importante galardão da arquitectura europeia outorgado pela Fundação Mies van der Rohe, e reconhece a excelência no campo da arquitectura e a importante contribuição de profissionais europeus no desenvolvimento de novas ideias e tecnologias. Instituído em 1988, o Prémio foi ganho na sua primeira edição pelo arquiteto português Álvaro Siza Vieira, com o edifício Banco Borges & Irmão, em Vila do Conde.
O prémio é atribuído de dois em dois anos, e é fruto de uma parceria entre a fundação e a Comissão Europeia.
O edifício considerado recentemente o Melhor Empreendimento Imobiliário do Ano para o público, nos Óscares do Imobiliário, será, durante o período de exposição, palco de diversas iniciativas que contarão com a presença de distintos atores do panorama arquitetónico nacional e internacional.
Sobre o Roca Lisboa Gallery
Os Roca Galleries são parte da estratégia internacional da Roca e um conceito que expressa a realidade atual e as suas metas de futuro. Design, inovação, sustentabilidade e bem-estar, são valores que a Roca e os seus Galleries transmitem, manifestando por sua vez a vontade de a marca líder em espaços de banho manter um diálogo constante com o conjunto da sociedade e, especialmente, com aqueles profissionais com os quais comparte a inquietude e o interesse por desenvolver o espaço de banho. Os diferentes Roca Gallery de Barcelona, Madrid, Lisboa e Londres vinculam esta vontade como ponto de encontro e espaço de diálogo aberto a interioristas, designers e arquitetos de todo o mundo.
O Roca Lisboa Gallery é o resultado da colaboração com o studio de interiorismo Ferruz Decoradors e foi inaugurado em Junho de 2011. O Roca Lisboa Gallery é um espaço funcional e flexível onde a exposição da gama de produtos roca comparte o seu espaço de forma natural, com exposições, apresentações, encontros profissionais e eventos de interesse que dinamizam a oferta sociocultural de Lisboa.
Localizado num antigo palacete de 1909 situado no início da Avenida de Liberdade, da Praça dos Restauradores, nº 46, acolhe diferentes exposições, debates, colóquios e encontros de temas muito distintos como arquitetura, design, natureza ou sustentabilidade.