IMOBITUR adia 8ª Edição para 2013, e passa a ser bienal
A organização do certame recorda que a IMOBITUR realizou a sua primeira edição em 2005, tendo gerado, ao longo das suas sete edições, um volume de negócios para as empresas participantes na ordem dos 800 milhões de euros
Ana Rita Sevilha
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A IMOBITUR, o salão imobiliário do Porto e Norte do País, adiou a realização da sua 8ª edição para o próximo ano, assumindo, desta forma, uma periodicidade bienal.
O objectivo, explica a organização, “é garantir, no contexto de crise económica generalizada e de dificuldades específicas do sector imobiliário, um evento com massa crítica e que possa ter impacto real no mercado e nos seus operadores”. Com esta decisão a IMOBITUR pretende “garantir um evento mais representativo do sector imobiliário nacional, bem como reforçar a aposta na interligação do mercado nacional com os mercados internacionais que têm vindo a consolidar-se como alvo do investimento português, principalmente o Brasil e Angola”.
Arturo Malingre, Diretor da IMOBITUR, explica: “Queremos que a IMOBITUR continue a sua consolidação enquanto plataforma de contactos e realização de negócio imobiliário e que tenha um impacto efectivo nas vendas dos operadores do mercado, reunindo a indústria imobiliária com expressividade. Neste momento, as empresas e o próprio sector estão bastante retraídas e não é certo que consigam assegurar as condições óptimas para garantir este impacto real da feira, razão pela qual decidimos, mesmo com o apoio institucional das mais importantes associações do imobiliário, alterar a periodicidade do certame.”
E continua: “Além disso, esta nova estratégia tem também como objectivo retomar o papel de pivot desta feira como porta de entrada na Europa dos operadores dos países de língua oficial portuguesa. Esta vocação da IMOBITUR faz hoje, mais do que nunca, sentido, numa altura em que mercados como o brasileiro, angolano e moçambicano são alvos preferenciais das empresas portuguesas de imobiliário e construção para fazer crescer a sua actividade”.
Luís Lima, Presidente da APEMIP – Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal, nota que “Esta é uma opção avisada, face aos compassos de espera que se verificam no sector da Construção e do Imobiliário, nomeadamente no que respeita a decisões fundamentais para a reanimação do mercado do arrendamento urbano e, consequentemente, do mercado da Reabilitação Urbana”.
E acrescenta: “Estou certo que, assim, a IMOBITUR regressará em 2013, ampliada e consolidando-se, a Norte, como uma mostra de referência do imobiliário com pontes para outros mercados, nomeadamente o do Brasil, mercados que sempre encontraram neste salão uma privilegiada porta de entrada em Portugal e na Europa”.
A organização do certame recorda que a IMOBITUR realizou a sua primeira edição em 2005, tendo gerado, ao longo das suas sete edições, um volume de negócios para as empresas participantes na ordem dos 800 milhões de euros. “Neste sete anos de IMOBITUR, mais de 163.500 pessoas visitaram o certame, que já mobilizou perto de 900 empresas e associações do sector imobiliário, banca, materiais, equipamentos, arquitectura e autarquias”, sublinha a mesma fonte.