LxD – Lisboa Design Show e Antarte distinguem projectos de design no segmento mobiliário
Este concurso tem como principal objectivo estabelecer a ponte entre os designers e a indústria do mobiliário
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A organização da Intercasa Concept lançou o desafio e a Antarte aceitou a missão de, conjuntamente com o LxD – Lisboa Design, promover um concurso que visasse dar projecção aos novos valores do design português no segmento do mobiliário.
Nesse sentido, a “Cadeira Cookie” de Toni Grilo, a “Mesa Tornada” de Fábio Afonso, Eduardo Silva e Paulo Campos, a “Estante Modular” de Ricardo Madeira, o “Aparador” de Ana Rita Silva, e o “Guarda-jóias DIVA”, de Daniel Pêra e Sérgio Barbosa, foram os objectos de mobiliário que “pela inovação, versatilidade e viabilidade produtiva mereceram a distinção no concurso ‘Projectos de Mobiliário: Escritório | Doméstico’, promovido pelo LxD – Lisboa Design Show e pela Antarte”.
Dirigido a licenciados em Design, este concurso tem como principal objectivo estabelecer a ponte entre os designers e a indústria do mobiliário, apoiar e divulgar a capacidade e a competência do design nacional, dando projecção e visibilidade aos novos valores.
Os premiados do concurso LxD – Lisboa Design Show e Antarte verão as suas peças comercializadas na rede de lojas da marca.
Os premiados
A “Cadeira Cookie” apresenta uma cadeira de jantar composta por um assento de tipologia “sandwich” bi-material, tornando a madeira flexível e ergonómica. “Esta peça inovadora pretende enquadrar-se em qualquer espaço moderno ou casa portuguesa”.
A “Mesa Tornada” vai buscar o seu nome às duas características que a definem, a máquina que a produz, o torno mecânico, e as camadas de diferentes materiais que a compõem, e procura a reinterpretação de uma técnica de construção clássica, a do torneamento de peças em madeira maciça para mobiliário.
A versatilidade da “Estante modular” de Ricardo Madeira captou a atenção pelas soluções práticas e originais que permitem um elevado número de combinações, criando um impacto visual diferente. O principal objectivo desta peça passa por dar a conhecer a importância das estantes modulares na decoração de espaços interiores, sejam eles domésticos ou escritórios.
O “Aparador” desenhado por Ana Rita Silva é um projecto inspirado nos padrões geométricos e com intuito de satisfazer as necessidades de arrumação, do qual fazem parte um aparador, que lhe dá o nome, e uma cómoda.
E o “Guarda-jóias Diva” de Daniel Pêra e Sérgio Barbosa surge apresentado como uma original peça de teatro que procura justificar a sua existência na necessidade de complementar o habitáculo pessoal do target feminino da marca Antarte.