Alstom assina contrato de 500ME para fornecer barragem no Brasil
Esta é, segundo o comunicado da empresa francesa, a terceira maior central hidroeléctrica do mundo, com uma capacidade de 11.320 megawatts e o seu projecto situa-se no Rio Xingu, no estado do Pará
Pedro Cristino
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Alstom anunciou a assinatura de um contrato no valor de 500 milhões de euros com a Norte Energia do Brasil para o fornecimento de equipamentos de energia para a barragem de Belo Monte.
Esta é, segundo o comunicado da empresa francesa, a terceira maior central hidroeléctrica do mundo, com uma capacidade de 11.320 megawatts e o seu projecto situa-se no Rio Xingu, no estado do Pará.
Em conjunto com a alemã Voith e a austríaca Andritz, a Alstom vai liderar um consórcio de catorze conjuntos de turbina-gerador Francis, com 611 megawatts e seis unidades Bulb. A empresa francesa irá fornecer sete unidades Francis, equipamentos hidromecânicos e subestações blindadas para as catorze unidades de maior escala.
As previsões apontam para que a barragem de Belo Monte seja construída em oito anos e que, em pleno funcionamento, forneça electricidade a 35 milhões de pessoas.
“A Alstom, líder mundial em infra-estruturas de energia, continua a desempenhar um importante papel no Brasil para garantir o futuro a longo prazo, investindo nas energias renováveis”, referiu Philippe Joubert, presidente da Alstom Energia.
“Este contrato resulta do compromisso para o desenvolvimento de soluções de energias renováveis altamente eficientes. As nossas turbinas hidráulicas e geradores de elevado desempenho, juntamente com a nossa tecnologia de rede, maximizam a eficiência das centrais hidroeléctricas”, concluiu.