Alstom assina contrato de 500ME para fornecer barragem no Brasil
Esta é, segundo o comunicado da empresa francesa, a terceira maior central hidroeléctrica do mundo, com uma capacidade de 11.320 megawatts e o seu projecto situa-se no Rio Xingu, no estado do Pará

Pedro Cristino
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A Alstom anunciou a assinatura de um contrato no valor de 500 milhões de euros com a Norte Energia do Brasil para o fornecimento de equipamentos de energia para a barragem de Belo Monte.
Esta é, segundo o comunicado da empresa francesa, a terceira maior central hidroeléctrica do mundo, com uma capacidade de 11.320 megawatts e o seu projecto situa-se no Rio Xingu, no estado do Pará.
Em conjunto com a alemã Voith e a austríaca Andritz, a Alstom vai liderar um consórcio de catorze conjuntos de turbina-gerador Francis, com 611 megawatts e seis unidades Bulb. A empresa francesa irá fornecer sete unidades Francis, equipamentos hidromecânicos e subestações blindadas para as catorze unidades de maior escala.
As previsões apontam para que a barragem de Belo Monte seja construída em oito anos e que, em pleno funcionamento, forneça electricidade a 35 milhões de pessoas.
“A Alstom, líder mundial em infra-estruturas de energia, continua a desempenhar um importante papel no Brasil para garantir o futuro a longo prazo, investindo nas energias renováveis”, referiu Philippe Joubert, presidente da Alstom Energia.
“Este contrato resulta do compromisso para o desenvolvimento de soluções de energias renováveis altamente eficientes. As nossas turbinas hidráulicas e geradores de elevado desempenho, juntamente com a nossa tecnologia de rede, maximizam a eficiência das centrais hidroeléctricas”, concluiu.