Alstom assina contrato de 500ME para fornecer barragem no Brasil
Esta é, segundo o comunicado da empresa francesa, a terceira maior central hidroeléctrica do mundo, com uma capacidade de 11.320 megawatts e o seu projecto situa-se no Rio Xingu, no estado do Pará

Pedro Cristino
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
Lionesa e Maleo Offices lançam novo espaço de escritórios no Porto
Atenor adquire e lança “Oriente”
Casas novas representam 20% da facturação residencial da ERA
Mercado transaccionou 40.750 casas nos primeiros três meses do ano
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
A Alstom anunciou a assinatura de um contrato no valor de 500 milhões de euros com a Norte Energia do Brasil para o fornecimento de equipamentos de energia para a barragem de Belo Monte.
Esta é, segundo o comunicado da empresa francesa, a terceira maior central hidroeléctrica do mundo, com uma capacidade de 11.320 megawatts e o seu projecto situa-se no Rio Xingu, no estado do Pará.
Em conjunto com a alemã Voith e a austríaca Andritz, a Alstom vai liderar um consórcio de catorze conjuntos de turbina-gerador Francis, com 611 megawatts e seis unidades Bulb. A empresa francesa irá fornecer sete unidades Francis, equipamentos hidromecânicos e subestações blindadas para as catorze unidades de maior escala.
As previsões apontam para que a barragem de Belo Monte seja construída em oito anos e que, em pleno funcionamento, forneça electricidade a 35 milhões de pessoas.
“A Alstom, líder mundial em infra-estruturas de energia, continua a desempenhar um importante papel no Brasil para garantir o futuro a longo prazo, investindo nas energias renováveis”, referiu Philippe Joubert, presidente da Alstom Energia.
“Este contrato resulta do compromisso para o desenvolvimento de soluções de energias renováveis altamente eficientes. As nossas turbinas hidráulicas e geradores de elevado desempenho, juntamente com a nossa tecnologia de rede, maximizam a eficiência das centrais hidroeléctricas”, concluiu.