Governo cria grupo de trabalho para estudar e dinamizar sector
O ministro adiantou que o grupo de trabalho tem como objectivo “articular e produzir um conjunto de medidas integradas, que dê resposta aos problemas do sector e fazer um ponto de situação”
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações anunciou esta quinta-feira a criação de um grupo de trabalho interministerial com vista ao estudo de medidas para a dinamização do sector da construção e da mediação imobiliária.
“Estamos preocupados com os problemas que o sector atravessa e, neste sentido, o Governo decidiu criar um grupo interministerial para fazer um ponto da situação e elaborar um conjunto de medidas que possam ter efeito a curto, a médio e a longo prazo”, afirmou António Mendonça, à margem do Seminário Nacional da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP).
Em declarações aos jornalistas, o ministro adiantou que o grupo de trabalho tem como objectivo “articular e produzir um conjunto de medidas integradas, que dê resposta aos problemas do sector e fazer um ponto de situação”.
António Mendonça sublinhou “a importância que o sector do imobiliário e da construção tem em termos da economia geral”, realçando que representa 18 por cento do PIB e 15 por cento do total do emprego em Portugal.
Durante o seminário Nacional da APEMIP, foi ainda assinado o acordo de princípios para a criação da Confederação do Imobiliário dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CIMLOP), fundada por Portugal, Brasil e Angola, com o objectivo de captar investimento estrangeiro e potenciar negócios além fronteiras.
Para António Mendonça, a CIMLOP é “um sinal da vitalidade do sector”, acrescentando que “quer dizer que os empresários, os agentes do sector da construção e do imobiliário estão a ter capacidade para encontrar formas novas para responder aos desafios do sector”.
“É algo que nos faz estar optimista e confiante”, acrescentou o ministro em declarações aos jornalistas.