Bobcat apresenta novidades na BAUMA
A nova cabina foi construída de acordo com a ideia de que quanto mais cómodo está o operador, mais produtivo será
Remodelação da iluminação pública da 2ª Circular em Lisboa
Presidente da OLI distinguido pela sua “carreira de empresário e gestor”
64% dos edifícios de escritórios da Grande Lisboa “em risco de se tornarem obsoletos em 2030”
Navicork da Corticeira Amorim com pegada de carbono negativa
Barbot marca presença na Concreta com novas ferramentas de IA
Grupo Vantagem alcança o “melhor mês de sempre” em Outubro
Trienal lança open call para Prémio Début
Fidelidade inicia em breve a comercialização do projecto ‘EntreCampos’
PCS apresenta sistema construtivo “100% nacional e sustentável!
“Este é o momento de agir com um sentido de Estado, criando condições fiscais favoráveis para o mercado da habitação”
A Bobcat vai promover a sua mais recente aposta na Bauma, uma das feiras de materiais e equipamentos mais reputadas da Europa que vai decorrer entre 19 e 25 de Abril em Munique, na Alemanha. A empresa vai aproveitar o evento para o lançamento de uma geração totalmente nova de máquinas que definem um parâmetro novo nas carregadoras compactas e de rastos do mercado internacional.
Alterações à cabine Premium são a nota de maior destaque. A cabine a maior do mercado passa a ter mais espaço, menos ruído, controles mais ergonómicos para maior comodidade do operador, produtividade melhorada e maior protecção tanto traseira como dianteira. A posição da nova cabina é ainda mais avançada e aumenta significativamente a visibilidade do operador tanto frontalmente como em todas as direcções. Acrescentando a tudo isso houve também um aumento considerável de potência e rendimento hidráulico que aumentam a produtividade, uma manutenção simplificada, e um desenho de motor totalmente novo que, juntamente com uma durabilidade melhorada, prolonga ainda mais o tempo de funcionamento.
Cabina Premium para maior conforto do operador
A nova cabina foi construída de acordo com a ideia de que quanto mais cómodo está o operador, mais produtivo será. A base da porta da cabina está mais baixa e o seu tamanho é maior, facilitando a entrada e saída dos operadores.
A área da cabina aumentou cerca de 10 % em relação aos modelos anteriores, de modo que o operador ganhou mais espaço circundante. As janelas laterais encontram-se agora no exterior da cabina, pelo que são mais fáceis de limpar. Os fechos das janelas accionados por molas permitem que se mantenham abertas em cinco posições. Tanto a porta dianteira como a janela traseira contam com asas laranja de saída de emergência.
A nova cabina permite que os operadores adaptem o seu espaço circundante às suas preferências. O deslizamento dianteiro e traseiro do assento aumentou de 10 para 15 cm, enquanto que as barras dos assentos oferecem 5 cm mais de espaço entre o assento e a barra quando o assento está na sua posição traseira máxima. O amortecimento do assento durante a deslocação aumentou de 6 para 8 cm, pelo que a condução se tornou mais suave em terrenos irregulares. O desenho dos braços de repouso melhorou e os controles manuais estão orientados com o fim de proporcionar uma posição mais cómoda. Com o sistema SJC opcional, o joystick move-se para cima e para baixo junto ao assento, ao gosto do operador. As montagens dos joysticks têm um ajuste frontal e traseiro de 7,6 cm.
Visibilidade panorâmica dianteira e traseira para o operador
A visibilidade panorâmica da nova cabina aumentou cerca de 30%. A posição avançada da cabina faz com que o operador se encontre mais perto do implemento. A visibilidade frontal melhora ainda mais graças a uma porta cerca de 40% maior e um travessão mais baixo na cabina. Também contribui para o melhoramento da visibilidade o aumento em 50% das luzes dianteiras
A janela do tecto da cabina é 40% maior. Os botões do painel de instrumentos foram recolocados de modo a melhorar a visibilidade superior com os braços elevados por cima da cabina, o que é muito importante ao carregar camiões
As janelas laterais e traseira também oferecem maior visibilidade. Os caixilhos laterais inferiores aumentaram mais de 15% com o fim de melhorar a visibilidade sobre os pneumáticos e rastos. Na nova cabina baixou-se o painel traseiro e o conjunto de refrigeração. Tudo isto juntamente com uma janela traseira 14% maior, faz com que este novo desenho melhore de forma significativa a visibilidade da parte traseira da máquina.
A cabina apresenta a melhor pressurização da sua categoria entre as carregadoras compactas do mercado. Baseando-se no novo aro de uma única peça que rodeia a porta, a pressurização da cabina minimiza a quantidade de sujidade e pó que pode entrar na cabina. A cabina pressurizada também reduz a carga de calor/frio do sistema. O rendimento do sistema de aquecimento e ar condicionado aumentou em 35%, e como os controles se iluminam totalmente, é possível seleccionar as opções de temperatura com pouca luz.
Todas as carregadoras da nova geração estão desenhadas para facilitar a instalação de rádio, com espaços para o rádio e os altofalantes. Também contam com uma entrada eléctrica de 12 V para carregar o telefone móvel, o iPod e outros dispositivos.
Produtividade sem precedentes
A tracção das carregadoras da nova geração aumentou de 15% a 29% com o fim de proporcionar maior potência de penetração e empurre. Um depósito de combustível com maior capacidade permite tempos de trabalho mais prolongados entre enchimentos.
A potência do sistema hidráulico aumentou mais de 30%, do que resulta um melhor rendimento dos implementos. Esta melhoria do rendimento hidráulico gera ciclos de tempo mais curtos com um aumento de cerca de 18% dos ciclos de carga/descarga.
A sistema de alto caudal hidráulico foi melhorado para ser obtido na carga nominal do motor, para melhorar a eficácia de combustível e a refrigeração do motor.
A melhoria na substituição dos tubos hidráulicos dos implementos reduz o desgaste. Uma nova guia para os tubos hidráulicos desmontáveis facilita a mudança dos implementos. A guia desliza entre os tubos do implemento e acopla facilmente à carregadora durante o engate dos implementos. O operador não tem que enroscar ou dobrar os tubos. Os implementos homologados para utilização nas carregadoras contam com um descanso que mantém os tubos seguros, limpos e protegidos quando o implemento não está a ser utilizado.
Mais tempo de utilização
As carregadoras da nova geração são fabricadas para que funcionem tempos prolongados mesmo em locais de trabalho exigentes, e apenas requerem manutenção rotineira ao princípio do dia. Um novo indicador visual hidráulico ajuda o operador a controlar com rapidez os níveis do óleo hidráulico. As cavilhas com copos nos extremos simplificam a lubrificação das articulações.
Agora os acopladores rápidos hidráulicos montam-se directamente no painel frontal do braço de elevação. Uma barra protectora situada em frente do acoplador oferece maior protecção.
O sistema de refrigeração do sistema hidráulico é accionado com o fluxo de carga em vez do fluxo dos implementos, pelo que a eficácia da refrigeração é melhorada consideravelmente. A passagem do fluxo através do refrigerador de óleo é mais regular visto que não é afectada pelos implementos em funcionamento e pelo movimento dos cilindros. O refrigerador de óleo é fabricado em alumínio e não está sujeito aos impulsos do martelo hidráulico quando este está a ser usado. O refrigerador de óleo pode ser deslocado permitindo ao operador limpar rapidamente a área entre este e a ventoinha.
Os componentes do sistema hidráulico foram redesenhados permitindo a utilização de acessórios rectos em vez de acoplamentos ajustáveis. No geral o desenho da nova geração de carregadoras utiliza acessórios controlados em disposição mais paralela, minimizando a possibilidade de atrito entre os componentes de comando.
O bastidor inferior traseiro das carregadoras ultrapassa a porta traseira e protege melhor a parte frontal da máquina. A porta traseira abre-se agora para o lado esquerdo, o que facilita o reabastecimento da carregadora quando em transporte num reboque.
Outras características do desenho que garantem um tempo de funcionamento máximo das carregadoras da nova geração são as correntes de transmissão 120 HSOC extra fortes, assim como os eixos e tubos de grande tamanho que se utilizam nas máquinas.