CDU contra portagens nas SCUT e privatização da ANA
Para a CDU, a ANA é uma “empresa estratégica para o país e com resultados económicos crescentemente positivos”, pelo que não deve ser privatizada

Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
Geberit lança placas de descarga ultrafinas
APAL lança “Parceiros”
Contratos de empreitada apresentam crescimento “expressivo” até Fevereiro
Transfor celebra 25 anos e reforça posição no sector
Cushman & Wakefield reforça equipa de Retalho
ADENE lança versão portuguesa do relatório ‘Financiamento de Energias Limpas em África”
Devo vender a casa sozinho ou recorrer a uma imobiliária? Prós e contras
A CDU anunciou esta quinta-feira que vai apresentar sexta feira, na reunião extraordinária da Assembleia Metropolitana do Porto, propostas de moção contra as portagens nas SCUT e a privatização da ANA – Aeroportos de Portugal.
Em conferência de imprensa, o Grupo Metropolitano do Porto da CDU anunciou que vai propor mais duas moções, uma das quais a reclamar do Governo o desenvolvimento imediato de toda a segunda fase de expansão do Metro do Porto.
A CDU pretende ainda que a Assembleia Metropolitana do Porto manifeste ao Governo e à Assembleia da República “preocupação e protesto pela omissão” na proposta de Plano de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC) de verbas destinadas a grandes investimentos na região.
Para a CDU, a ANA é uma “empresa estratégica para o país e com resultados económicos crescentemente positivos”, pelo que não deve ser privatizada em consequência da construção do novo aeroporto de Lisboa.
A CDU opõe-se também à introdução de portagens nas auto-estradas do Norte Litoral, Costa de Prata e Grande Porto, “por entender que esta medida, a ser implantada, lesa gravemente o interesse das populações servidas e o tecido económico da área metropolitana, pondo em causa a coesão do território nacional”.
A reunião extraordinária da Assembleia Metropolitana do Porto terá como ponto único o debate sobre “O Orçamento de Estado para 2010 e o desenvolvimento da Área Metropolitana” e “antecede um importante encontro do presidente da Junta Metropolitana com o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações”, salienta a CDU.