CDU contra portagens nas SCUT e privatização da ANA
Para a CDU, a ANA é uma “empresa estratégica para o país e com resultados económicos crescentemente positivos”, pelo que não deve ser privatizada
Cascais recupera mosteiro e cria residência para estudantes
“C2Ø Construction to Zero” lança plano de acção para descarbonização do sector
Remodelação da iluminação pública da 2ª Circular em Lisboa
Presidente da OLI distinguido pela sua “carreira de empresário e gestor”
64% dos edifícios de escritórios da Grande Lisboa “em risco de se tornarem obsoletos em 2030”
Navicork da Corticeira Amorim com pegada de carbono negativa
Barbot marca presença na Concreta com novas ferramentas de IA
Grupo Vantagem alcança o “melhor mês de sempre” em Outubro
Trienal lança open call para Prémio Début
Fidelidade inicia em breve a comercialização do projecto ‘EntreCampos’
A CDU anunciou esta quinta-feira que vai apresentar sexta feira, na reunião extraordinária da Assembleia Metropolitana do Porto, propostas de moção contra as portagens nas SCUT e a privatização da ANA – Aeroportos de Portugal.
Em conferência de imprensa, o Grupo Metropolitano do Porto da CDU anunciou que vai propor mais duas moções, uma das quais a reclamar do Governo o desenvolvimento imediato de toda a segunda fase de expansão do Metro do Porto.
A CDU pretende ainda que a Assembleia Metropolitana do Porto manifeste ao Governo e à Assembleia da República “preocupação e protesto pela omissão” na proposta de Plano de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC) de verbas destinadas a grandes investimentos na região.
Para a CDU, a ANA é uma “empresa estratégica para o país e com resultados económicos crescentemente positivos”, pelo que não deve ser privatizada em consequência da construção do novo aeroporto de Lisboa.
A CDU opõe-se também à introdução de portagens nas auto-estradas do Norte Litoral, Costa de Prata e Grande Porto, “por entender que esta medida, a ser implantada, lesa gravemente o interesse das populações servidas e o tecido económico da área metropolitana, pondo em causa a coesão do território nacional”.
A reunião extraordinária da Assembleia Metropolitana do Porto terá como ponto único o debate sobre “O Orçamento de Estado para 2010 e o desenvolvimento da Área Metropolitana” e “antecede um importante encontro do presidente da Junta Metropolitana com o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações”, salienta a CDU.