CDU contra portagens nas SCUT e privatização da ANA
Para a CDU, a ANA é uma “empresa estratégica para o país e com resultados económicos crescentemente positivos”, pelo que não deve ser privatizada
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A CDU anunciou esta quinta-feira que vai apresentar sexta feira, na reunião extraordinária da Assembleia Metropolitana do Porto, propostas de moção contra as portagens nas SCUT e a privatização da ANA – Aeroportos de Portugal.
Em conferência de imprensa, o Grupo Metropolitano do Porto da CDU anunciou que vai propor mais duas moções, uma das quais a reclamar do Governo o desenvolvimento imediato de toda a segunda fase de expansão do Metro do Porto.
A CDU pretende ainda que a Assembleia Metropolitana do Porto manifeste ao Governo e à Assembleia da República “preocupação e protesto pela omissão” na proposta de Plano de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC) de verbas destinadas a grandes investimentos na região.
Para a CDU, a ANA é uma “empresa estratégica para o país e com resultados económicos crescentemente positivos”, pelo que não deve ser privatizada em consequência da construção do novo aeroporto de Lisboa.
A CDU opõe-se também à introdução de portagens nas auto-estradas do Norte Litoral, Costa de Prata e Grande Porto, “por entender que esta medida, a ser implantada, lesa gravemente o interesse das populações servidas e o tecido económico da área metropolitana, pondo em causa a coesão do território nacional”.
A reunião extraordinária da Assembleia Metropolitana do Porto terá como ponto único o debate sobre “O Orçamento de Estado para 2010 e o desenvolvimento da Área Metropolitana” e “antecede um importante encontro do presidente da Junta Metropolitana com o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações”, salienta a CDU.