Bancos mais receptíveis a financiar investimento prime
Os mais recentes indicadores revelam os primeiros sinais de uma mudança positiva de atitude por parte do sector bancário desde o início de 2008

Pedro Cristino
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
Lionesa e Maleo Offices lançam novo espaço de escritórios no Porto
Atenor adquire e lança “Oriente”
Casas novas representam 20% da facturação residencial da ERA
Mercado transaccionou 40.750 casas nos primeiros três meses do ano
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
No seu mais recente relatório, Capital Markets Report, a CB Richard Ellis (CBRE) concluiu que a retoma de valores do mercado de imobiliários prime e do mercado de investimento no segundo semestre de 2009 levaram a uma melhoria de atitude por parte do mercadod e financiamento na Europa.
Neste estudo, a consultora imobiliária analisa a propensão dos bancos para a concessão de empréstimos ao sector imobiliário comercial na Europa. Os mais recentes indicadores revelam, segundo a CBRE, os primeiros sinais de uma mudança positiva de atitude por parte do sector bancário desde o início de 2008, embora esta se encontre fortemente dirigida para o segmento superior do mercado.
No seguimento da recuperação do mercado de investimento imobiliário da Europa no segundo semestre de 2009, predominantemente estimulada por um maior interesse por parte dos compradores com capital e por uma subida dos valores do capital, os bancos encontram-se mais confiantes para financiar.
Eta mudança originou um aumento de concorrência entre as instituições de financiamento, no âmbito de proporcionar melhores condições para empréstimos à aquisição de imóveis prime.
O director de Debt Advisory no Reino Unido e EMEA (Europa, Médio Oriente e África) da CBRE Real Estate Finance, Natale Giostra afirmou que “as condições de financiamento à aquisição de imóveis prime com ocupantes credíveis melhoraram significativamente nos últimos meses”.