Bancos mais receptíveis a financiar investimento prime
Os mais recentes indicadores revelam os primeiros sinais de uma mudança positiva de atitude por parte do sector bancário desde o início de 2008

Pedro Cristino
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
No seu mais recente relatório, Capital Markets Report, a CB Richard Ellis (CBRE) concluiu que a retoma de valores do mercado de imobiliários prime e do mercado de investimento no segundo semestre de 2009 levaram a uma melhoria de atitude por parte do mercadod e financiamento na Europa.
Neste estudo, a consultora imobiliária analisa a propensão dos bancos para a concessão de empréstimos ao sector imobiliário comercial na Europa. Os mais recentes indicadores revelam, segundo a CBRE, os primeiros sinais de uma mudança positiva de atitude por parte do sector bancário desde o início de 2008, embora esta se encontre fortemente dirigida para o segmento superior do mercado.
No seguimento da recuperação do mercado de investimento imobiliário da Europa no segundo semestre de 2009, predominantemente estimulada por um maior interesse por parte dos compradores com capital e por uma subida dos valores do capital, os bancos encontram-se mais confiantes para financiar.
Eta mudança originou um aumento de concorrência entre as instituições de financiamento, no âmbito de proporcionar melhores condições para empréstimos à aquisição de imóveis prime.
O director de Debt Advisory no Reino Unido e EMEA (Europa, Médio Oriente e África) da CBRE Real Estate Finance, Natale Giostra afirmou que “as condições de financiamento à aquisição de imóveis prime com ocupantes credíveis melhoraram significativamente nos últimos meses”.