Bancos mais receptíveis a financiar investimento prime
Os mais recentes indicadores revelam os primeiros sinais de uma mudança positiva de atitude por parte do sector bancário desde o início de 2008
Pedro Cristino
Arquitectos do Norte lançam ‘InterSecções’ e inauguram exposição sobre edifício sede
Exportações portuguesas de madeira e mobiliário ganham destaque no Reino Unido
Ricardo Valente nomeado novo director-geral da Savills Porto
Porta da Frente Christie’s integra ferramenta de IA Agentforce
APJAR atribuí prémio ex-aequo a duas obras
Sierra e BTG Pactual lançam joint venture de crédito imobiliário
ALP: Maioria dos inquiridos não pediu compensação prevista na Lei
Efacec assina contrato com 3ª maior empresa de energia alemã
Produção do sector da Construção deverá acelerar em 2025
Madalena Pereira é a nova head of marketing da JLL
No seu mais recente relatório, Capital Markets Report, a CB Richard Ellis (CBRE) concluiu que a retoma de valores do mercado de imobiliários prime e do mercado de investimento no segundo semestre de 2009 levaram a uma melhoria de atitude por parte do mercadod e financiamento na Europa.
Neste estudo, a consultora imobiliária analisa a propensão dos bancos para a concessão de empréstimos ao sector imobiliário comercial na Europa. Os mais recentes indicadores revelam, segundo a CBRE, os primeiros sinais de uma mudança positiva de atitude por parte do sector bancário desde o início de 2008, embora esta se encontre fortemente dirigida para o segmento superior do mercado.
No seguimento da recuperação do mercado de investimento imobiliário da Europa no segundo semestre de 2009, predominantemente estimulada por um maior interesse por parte dos compradores com capital e por uma subida dos valores do capital, os bancos encontram-se mais confiantes para financiar.
Eta mudança originou um aumento de concorrência entre as instituições de financiamento, no âmbito de proporcionar melhores condições para empréstimos à aquisição de imóveis prime.
O director de Debt Advisory no Reino Unido e EMEA (Europa, Médio Oriente e África) da CBRE Real Estate Finance, Natale Giostra afirmou que “as condições de financiamento à aquisição de imóveis prime com ocupantes credíveis melhoraram significativamente nos últimos meses”.