Madeira na construção: a excelência vem da origem
A construção em madeira promove uma abordagem inovadora baseada na digitalização e automatização, que permite maior eficiência no design e construção, reduzindo erros e aumentando a precisão e qualidade da obra
As alterações climáticas e a escassez de recursos têm desafiado a indústria da construção – responsável por 40% das emissões globais de carbono – a encontrar soluções inovadoras e sustentáveis que contribuam para que as cidades tenham emissões quase nulas. A boa notícia é que a solução já existe e passa pela madeira, que urge ser redescoberta.
Matéria-prima Sustentável
A madeira é um material natural, renovável e reciclável, produzido a partir da energia solar. Durante o seu ciclo de vida, desde o crescimento das árvores até ao produto final, a madeira captura e armazena CO₂ da atmosfera, contribuindo para um balanço positivo de carbono. As florestas, fontes de madeira, funcionam como fábricas de oxigénio e absorvedoras de carbono, desempenhando um papel vital na mitigação das alterações climáticas.
A madeira é ainda um material circular, pode ser reciclada, não gera resíduos e, no final da sua vida útil, fornece energia limpa. E, comparada com materiais como o aço ou o betão, apresenta um impacto ambiental significativamente menor.
Na Península Ibérica, a madeira é abundante e a extração local permite uma gestão florestal sustentável, promovendo a economia rural e criando oportunidades de emprego a nível local. A utilização de madeira proveniente de florestas certificadas garante a legitimidade e sustentabilidade do material, promovendo a biodiversidade e reduzindo o risco de incêndios florestais.
Propriedades construtivas excecionais
Altamente durável e versátil, a madeira é utilizada na construção há milénios. Trata-se de um material leve, com elevada capacidade de carga, permitindo estruturas mais leves e fundações menores. As suas excelentes propriedades mecânicas – graças às fibras que lhe conferem resistência à tração e compressão – oferecem diversas opções construtivas, como a madeira lamelada, ideal para grandes vãos.
Adicionalmente, a madeira possui ótimas propriedades isolantes, reduzindo a necessidade de isolamentos adicionais e resultando em poupanças nos sistemas de climatização. Também apresenta um desempenho acústico eficaz, absorvendo ondas sonoras e melhorando a qualidade dos espaços interiores. A sua aparência natural elimina a necessidade de revestimentos adicionais, conferindo um toque autêntico e natural às construções.
Impulsionadora da digitalização e industrialização no setor
A construção em madeira promove uma abordagem inovadora baseada na digitalização e automatização. A produção digital, aliada à robótica e à automação, permite maior eficiência no design e construção, reduzindo erros e aumentando a precisão e qualidade da obra. A construção off-site, realizada em ambiente controlado, gera menos resíduos, aumenta a segurança e melhora as condições de trabalho no local de obra, além de acelerar os prazos de construção e reduzir custos.
Benefícios para a saúde e para o planeta
A madeira cria ambientes agradáveis e confortáveis, proporcionando espaços acolhedores. A sua capacidade higroscópica permite regular a humidade do ambiente interior, melhorando a qualidade do ar. Além disso, é um isolante elétrico, capaz de absorver radiações eletromagnéticas, contribuindo para um ambiente mais saudável.
Além da sua beleza intrínseca e aparência natural, que conferem elegância e conforto a qualquer espaço, a madeira é um material nobre, sustentável, com inúmeras propriedades e benefícios. Assim, assume-se hoje como uma das soluções mais impactantes para o setor, sinónimo de arquitetura responsável, de que tanto precisamos para enfrentar a emergência climática. Por todos estes motivos, a madeira é um material cada vez mais procurado na construção de elevada qualidade.
NOTA: O autor escreve segundo o Novo Acordo Ortográfico