Edição digital
Assine já
    PUB
    Opinião

    Já imaginaram um prédio de madeira desfazer-se por uma invasão de térmitas?

    “A adoção generalizada da madeira tratada pode transformar a indústria da construção, promovendo um futuro onde as construções são não apenas duradouras e seguras, mas também harmonizadas com os princípios de conservação ambiental”

    Opinião

    Já imaginaram um prédio de madeira desfazer-se por uma invasão de térmitas?

    “A adoção generalizada da madeira tratada pode transformar a indústria da construção, promovendo um futuro onde as construções são não apenas duradouras e seguras, mas também harmonizadas com os princípios de conservação ambiental”

    Sobre o autor
    Alexandre Martins

    No domínio da construção sustentável, a madeira destaca-se como um farol de ecoeficiência e versatilidade. Sou a primeira pessoa a apoiar esta transição e já declarei publicamente que, daqui a 20 anos, tudo deverá ser construído em madeira.

    No entanto, a madeira, no seu estado natural, é suscetível de degradação e deterioração quando exposta à humidade, pragas, térmitas e outros fatores ambientais.

    Isto significa, por outras palavras, que, se a indústria continuar a construir em madeira no seu estado natural, há uma fortíssima probabilidade de surgirem graves problemas, como estruturas desfazerem-se pouco a pouco. Neste preciso momento, as térmitas são responsáveis, todos os anos, por 40 biliões de dólares em danos causados em casas de madeira. Este problema não só representa um custo económico significativo, mas também um impacto ambiental negativo devido à necessidade de substituição frequente de madeira e renovação de estruturas.

    Há uma solução para prevenir tudo isto e garantir a madeira como material primário de construção: Madeira Tratada (em autoclave).

    A madeira tratada em autoclave prolonga a vida útil da madeira, tornando-a resistente a todos os agentes nocivos no seu estado natural. O processo de tratamento envolve a impregnação da madeira com produtos químicos preservativos sob pressão, conferindo-lhe uma proteção duradoura contra fungos, insetos e humidade.

    Tratar a madeira é contribuir para a sustentabilidade. Multiplica a resistência até e duração da madeira até 20 vezes e reduz drasticamente a necessidade de substituir madeira, cortar mais árvores e renovar construções. Um edifício construído com madeira tratada pode resistir ao teste do tempo, minimizando o impacto ambiental associado a renovações e substituições frequentes. A madeira tratada lança as bases para um ambiente construído resiliente e eco-amigável.

    Dito isto, agentes nocivos como fungos, pragas, térmitas, formigas e até a própria humidade, que tanto causa apodrecimento na madeira em branco, serão irrelevantes para a madeira tratada.

    É nosso dever defender o uso de madeira tratada em todos os edifícios de madeira. Ao priorizar a preservação, cumprimos a promessa da construção em madeira, garantindo que permaneça um pilar de sustentabilidade e inovação para as gerações futuras.

    Em conclusão, adoção generalizada da madeira tratada pode transformar a indústria da construção, promovendo um futuro onde as construções são não apenas duradouras e seguras, mas também harmonizadas com os princípios de conservação ambiental. A madeira tratada é um símbolo de progresso e responsabilidade, representando uma escolha consciente para um mundo mais sustentável e resiliente. Investir em tecnologias e práticas que assegurem a durabilidade da madeira é investir no futuro do nosso planeta, garantindo que as próximas gerações herdem um ambiente construído que é tanto funcional quanto ecológico.

    Sobre o autorAlexandre Martins

    Alexandre Martins

    director de Vendas da Soprem
    Mais artigos
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB

    Navegue

    Sobre nós

    Grupo Workmedia

    Mantenha-se informado

    ©2024 Construir. Todos os direitos reservados.