
CONSTRUIR
MCA celebra contrato de 15 M€ com linha de crédito britânica
AIP e Euronext lançam programa ELITE para capacitar empresas em crescimento
Município de Alcobaça inaugura Área de Localização Empresarial da Benedita
Sell and Go ultrapassa os 10M€ em aquisições e reforça presença no mercado imobiliário
Prospectiva e Hydroplante realizam estudos de viabilidade em Madagáscar
LDC Group adquire Weddo Living e reforça aposta na gestão de arrendamento
RBR Estate Investments investe 1,5 M€ em projecto nos Anjos
Cosentino alarga portfólio de casas de banho com novo lavatório
Escarlata Loncán assume Direcção Geral da Quilosa Selena Iberia
Schneider Electric leva à Hannover Messe tecnologias que estão a “moldar o futuro da indústria”
A rede MELOM/Querido Mudei a Casa Obras (QMACO) lança Plano Anual de Formação para 2025. Estão previstas 14 acções, a primeira das quais versou sobre Gestão Financeira, decorreu em Sintra e Vila Nova de Gaia, e contou com um total de 70 formandos. Em 2024 foram realizadas sete formações, onde estiveram presentes mais de 250 colaboradores.
A rede MELOM/QMACO conta actualmente com perto de 600 profissionais que colaboram directamente com a marca, e com a parceria de mais de 200 empresas subempreiteiras, com aproximadamente 1.000 funcionários, o que representa um total de cerca de 1.600 profissionais.
As formações, na sua maioria, decorrem na sede em Sintra ou nas instalações de Vila Nova de Gaia. Os cursos são leccionados e coordenados por equipas internas e por especialistas externos, de várias áreas, que são convidados para enriquecer o conhecimento dos trabalhadores de cada unidade franchisada. As formações previstas dividem-se em duas áreas, Gestão de Negócio e na componente Técnica. Na área de Gestão estão previstas formações de gestão financeira, marketing, redes sociais e gestão comercial. Na área Técnica estão previstas formações em novos materiais e novas técnicas de construção/reabilitação. Estas iniciativas visam fortalecer o vínculo entre as unidades, promovendo o alinhamento cultural e estratégico em toda a rede.
“As principais vantagens destas formações passam por aprofundar o conhecimento sobre as mais recentes práticas e novos materiais na construção, mas sobretudo dar valências na área da gestão aos nossos franchisados. A grande maioria dos nossos franchisados tem excelentes profissionais na área técnica, mas na área da gestão apresenta dificuldades e o nosso objectivo passa também por ajudar nesta área”, explica Catarina Crespo, responsável de marketing da rede MELOM/QMACO.
Actualmente cerca de 60% dos franchisados da rede MELOM/QMACO têm experiência na área da construção, tendo a maior parte formação académica em engenharia ou arquitectura. Os restantes vêm das mais variadas disciplinas, desde a gestão, ciências, artes, etc. “O importante é o compromisso e o gosto que têm pelo sector. Aquilo que sentimos é o seguinte: os empresários que compreendem que este é um negócio como qualquer outro, em que se tem de trabalhar mais do que apenas a parte técnica, com uma aposta forte no marketing, na gestão e manter um foco constante no cliente, conseguem criar grandes negócios. Os profissionais que estão apenas interessados na obra vão subsistindo, mas não conseguem atingir tanto sucesso”, referiu Catarina Crespo.