Efacec obtém certificação a nível mundial para produto de automação de subestações
Este é um de três produtos avançados de protecção e automação de subestações a receber esta certificação, juntamente com a família de IEDs de Protecção e Controlo TPU 500 e a Unidade de Controlo de Painel BCU 500
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O Servidor de Subestação UC 500 da Efacec é a primeira solução de automação do mundo a receber a certificação de cliente UCAIug IEC 61850 Edição 2.1, por parte do laboratório de testes independente DNV
Este é um de três produtos avançados de protecção e automação de subestações a receber esta certificação, juntamente com a família de IEDs de Protecção e Controlo TPU 500 e a Unidade de Controlo de Painel BCU 500, que já recentemente tinham obtido a certificação de servidor IEC 61850 Edição 2.1.
Com o primeiro produto do mundo a receber a distinção IEC 61850 Ed 2.1, a Efacec vai não só ao encontro das exigências do mercado actual, como também estabelece o padrão para o futuro da automação de subestações.
Esta certificação vem garantir que os produtos satisfazem os rigorosos requisitos de interoperabilidade e fiabilidade exigidos nas redes de energia actuais, impulsionando a eficiência operacional e melhorando a estabilidade da rede num cenário energético cada vez mais complexo.
O processo de certificação, realizado em estreita colaboração com a DNV, destacou-se pelos desafios técnicos associados e vem validar a implementação do IEC 61850, o protocolo internacional para comunicação em subestações eléctricas.
Adicionalmente, esta conquista representa ainda uma vantagem comercial significativa para a Efacec e reforça a sua posição de mercado, ao abrir novas oportunidades para o seu portfólio de automação de subestações. Com as utilities e os operadores de rede a valorizarem, cada vez mais, a conformidade com a norma IEC 61850, os produtos agora certificados apresentam uma nova proposta de valor ao oferecerem interoperabilidade, escalabilidade e cibersegurança ímpares, garantindo compatibilidade e integração nas infraestruturas existentes e futuras.
“Esta certificação vem consolidar a posição da Efacec como um dos principais fornecedores de utilities e operadores de rede que procuram soluções avançadas de automação preparadas para o futuro. São o sublinhar do nosso compromisso com a transformação digital das subestações, bem como das elevadas capacidades técnicas que temos in-house, reconhecidas a nível internacional no sector energético“, reforçou Hugo Martins, gestor de produto da UC 500 da Efacec.
Os produtos agora certificados fazem parte de diversos projectos de referência no domínio da automação ferroviária e das subestações de transmissão e distribuição, entregues a utilities de diversas geografias, nomeadamente Portugal, França, Argélia, Bahrain e Chile.