José Frazão, administrador do Exposalão
Decorhotel acompanha ritmo do crescimento do Turismo em Portugal
“A dinâmica do sector hoteleiro é um dos factores de atracção do Turismo em Portugal”, afirma o administrador da ExpoSalão, José Frazão. Na abertura de mais uma edição, a sétima, da Decorhotel, o responsável pela organização da feira não podia estar mais satisfeito. O certame inicia esta quinta-feira, 24 de Outubro e decorre até Sábado. Durante os três dias de evento são esperados no parque da Exponor, em Matosinhos, mais de 15 mil visitantes
Manuela Sousa Guerreiro
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A Decorhotel regressa ao Porto para mais uma edição, a sétima, entre os dias 24 e 26 de Outubro. Um regresso após dois anos, em alternância com Lisboa, num modelo que continua a fazer sentido para dar resposta ao crescente, e exigente, mercado hoteleiro da região norte.
Lisboa é uma edição de grandes números, Porto é uma edição que premeia “a qualidade e as apostas mais direccionadas e seleccionadas de uma região que tem indústria e produção, do mobiliário aos têxteis, passando pelos pavimentos, torneiras, revestimentos e de tudo o que é necessário para montar uma unidade hoteleira”, como justifica José Frazão administrador da ExpoSalão, entidade organizadora do evento.
A feira, dirigida ao público profissional, acontece em simultâneo com a Expoalimenta e a Expocarne, “numa lógica de complementaridade”, e deverá acolher mais de 300 expositores, mais de 500 marcas, num aumento de 15 a 20% face à edição realizada em 2022. “Todos os anos temos registado um crescimento, há sempre um novo player com uma nova oferta que quer estar presente. É verdade que a conjuntura e, sobretudo, a conjuntura internacional é preocupante, com muitos focos de instabilidade, mas Portugal, e sobretudo o sector do Turismo, é visto como um paraíso, atraindo novas nacionalidades a cada ano que passa, com reflexo no sector da Hotelaria. Temos mais e melhores hotéis para dar resposta à crescente exigência de quem nos visita. Esta dinâmica beneficia toda a fileira, do design ao mobiliário, dos produtos aos serviços”, reflecte José Frazão.
O Porto não só acompanha o ritmo de crescimento, como “é um mercado muito exigente com uma dinâmica muito própria e que está a crescer a um ritmo superior a 20% ao ano na hotelaria. Por isso faz todo o sentido continuarmos no Porto”, reforça o responsável máximo da ExpoSalão. José Frazão conhece bem ambos os mercados que recebem de forma alternada a Decorhotel, e o Norte “com as suas casas senhoriais transformadas em boutique hotéis, fazem andar a construção, a economia e criam postos de trabalho”, argumenta.
Um ‘piscar de olhos’ a Espanha
Mas será esta uma edição mais orientada para o mercado nacional? “Sim, mas há um factor muito interessante que temos vindo a observar ano após ano, e que nesta edição não será diferente, que é a presença de decoradores e empresas estrangeiras, nomeadamente do mercado espanhol”, assume José Frazão. Uma presença que se faz sentir quer entre os expositores quer entre os muitos visitantes, cerca de 15 mil, que marcam presença nos três dias de certame. “Muitos vêem ver a oferta que existe, o Norte é um grande produtor de mobiliário e decoração, com uma excelente relação preço qualidade. O nosso design é reconhecido internacionalmente, a iluminação é também outra área que está a crescer muito. E este reconhecimento tem sido uma mais-valia numa altura em que as empresas europeias preferem trabalhar com produtos europeus, em detrimento do mercado asiático, sobretudo”, adianta José Frazão.
Uma oferta variada para atender 15 mil visitantes
À semelhança de edições passadas a Decorhotel tem como palco o parque de feira da Exponor, em Matosinhos. Este ano são esperados cerca de 15 mil visitantes. Um número muito semelhante ao de outras edições. “Temos sempre cerca de 8 a 10 mil registos aos quais acrescem os convidados e acompanhamentos. Este é um número que não varia muito”.
Uma afluência que promete encher os corredores da feira para visitar as muitas áreas e sectores em exposição: da arquitectura ao design de interiores, passando pelos equipamentos, pela iluminação, mobiliário, consultoria e prestação de serviços, têxteis, sem esquecer a Construção, a qual tem beneficiado do boom de renovações e construção de novas unidades hoteleiras. O administrador da ExpoSalão sublinha a forte dinâmica do sector e das empresas, comprovada “pelas novidades que habitualmente são lançadas durante o certame”. Uma das áreas que mais tem crescido é a de soluções tecnológicas, que são uma componente cada vez mais indissociável da gestão hoteleira. A inteligência artificial está a mudar o sector, a torná-lo mais eficiente e sustentável e, simultaneamente, mais atractivo. “Somos conhecidos por ser hospitaleiros e por saber receber, mas cada vez mais a nossa hotelaria começa a ser conhecida pela sua qualidade e capacidade de surpreender. E isso também passa pela tecnologia e pela inovação, que assumem uma maior dimensão na hotelaria. A dinâmica do sector hoteleiro é um dos factores de atracção do Turismo em Portugal”, defende José Frazão.
Para além dos expositores e do lançamento de novos produtos, a Decorhotel será também palco para discutir os desafios que o sector enfrenta. No primeiro dia do certame, 24 de Outubro, terá lugar o seminário da Associação dos Directores de Hotéis de Portugal (ADHP). Da parte da tarde discutir-se-á a “Inteligência Artificial na Hotelaria” e o dia terminará com a conferência organizada pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP): “Preparar 2025 – Oportunidades de Financiamento na Hotelaria”.
O certame que nasceu na Batalha, cresceu em Lisboa e reforça presença no Porto está já a olhar para a edição de 2025, desta feita em Lisboa, numa altura em que se ultimam os números mais recentes do investimento que o sector da hotelaria já concretizou este ano, antecipando-se um ano de forte crescimento, (ver mais à frente neste especial), enquanto se projecta em alta para 2025. “É assim! Já encerramos uma feira a pensar no futuro”, conclui José Frazão.