Adene leva discussão “Pensar a Energia” ao Algarve
A quarta conferência “Pensar a Energia” realiza-se esta sexta-feira, 18 de Outubro, na Universidade do Algarve. Quatro painéis que abordaram a crescente ameaça das alterações climáticas e a disponibilidade dos recursos naturais, com foco nas implicações para Portugal
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Adene realiza, esta sexta-feira, 18 de Outubro, na Universidade do Algarve, a quarta Conferência “Pensar a Energia”, com o objectivo de promover o debate em torno dos “Desafios e Soluções para um Futuro Sustentável”.
A crescente ameaça das alterações climáticas e a disponibilidade dos recursos naturais estarão em destaque, com foco nas implicações para Portugal e na urgência de acções para mitigar estas mudanças.
“A Política do Clima e os Riscos Climáticos” é o primeiro dos quatro painéis, que reúne especialistas da área para discutir os desafios e oportunidades decorrentes da nova ordem geopolítica, da transição energética e da segurança energética.
Cada vez é mais importante discutir soluções e sensibilizar a participação de todos os agentes da sociedade, desde os governos e empresas até aos cidadãos, para a implementação de medidas eficazes, de forma a garantir a preservação dos recursos hídricos para as próximas gerações. Este é o repto para o debate do segundo painel: “Desafios e Soluções para a Seca no Algarve”.
Analisar o impacto das dinâmicas económicas globais na energia, avaliar os seus efeitos no mercado de trabalho e abordar os desafios da justiça energética, de forma a garantir o acesso universal à energia de forma equitativa, serão os temas abordados no terceiro painel, “Desigualdade Económica e Social e os Desafios para a Justiça Energética”.
O encontro encerra com o tema “Energia Inteligente para um Futuro Sustentável”, que aborda o papel da inovação tecnológica na construção de um novo sistema energético, com foco nas energias renováveis e na inteligência artificial.