Inovação na Gestão da Água nas Cidades em conferência no Portugal Smart Cities Summit
Com data marca para dia 10, pelas 10 horas, na FIL Parque das Nações, a conferência contará com especialistas e gestores de renome e grande experiência na gestão municipal da água, nomeadamente de Lisboa, Porto e Algarve
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O tema da gestão da água é, como sempre, central na gestão das cidades e territórios. Com as consequências das alterações climáticas cada vez mais presentes, as cidades vêm adoptando abordagens “smart” na gestão da água, por exemplo, os sistemas de drenagem e “amortecimento” do impacto de “cheias rápidas” cada vez mais frequentes e intensas.
Lisboa é o caso mais paradigmático em Portugal como um ambicioso e inovador plano de drenagem já em implementação. Consiste na construção de um túnel de mais de 3m de diâmetro que desvia e direcciona a água da chuva das zonas altas da cidade para o estuário e inclui também várias intervenções de engenharia de base natural com bacias de retenção da água que são simultaneamente espaços verdes que “amortecem” o efeito de inundação de uma chuva intensa. Outros projectos nesta área de gestão de inundações estão a ser desenhados um pouco por todo o País.
Outro tema central na actualidade da gestão urbana e territorial da água é a resposta à escassez e seca. O caso do Algarve é o mais pungente. Para tal, as várias comunidades, entidades, empresas, municípios, agricultores da região e o estado vêm desenvolvendo um ambicioso e desafiante plano de intervenções que inclui: uma dessalinizadora, aumentar de um para oito a reutilização de água, reduzir substancialmente as perdas de água, transferir alguma água do rio Guadiana, em Pomarão.
Também nesta área há inúmeras experiências e desafios em Portugal a partilhar e demonstrar no Portugal Smart Cities Summir 2024 e na conferência Inovação na Gestão da Água nas Cidades que decorrerá no dia 10 de pelas 10 horas na FIL Parque das Nações. Esta conferência contará com especialistas e gestores de renome e grande experiência.