Inovação na Gestão da Água nas Cidades em conferência no Portugal Smart Cities Summit
Com data marca para dia 10, pelas 10 horas, na FIL Parque das Nações, a conferência contará com especialistas e gestores de renome e grande experiência na gestão municipal da água, nomeadamente de Lisboa, Porto e Algarve

CONSTRUIR
LDC Group adquire Weddo Living e reforça aposta na gestão de arrendamento
RBR Estate Investments investe 1,5 M€ em projecto nos Anjos
Cosentino alarga portfólio de casas de banho com novo lavatório
Escarlata Loncán assume Direcção Geral da Quilosa Selena Iberia
Schneider Electric leva à Hannover Messe tecnologias que estão a “moldar o futuro da indústria”
Manusa, portas de vidro automáticas: guia completo para encontrar a solução ideal para o seu projeto
Novo crédito à habitação cresce 27%
Câmara do Seixal lança concurso para Unidade de Saúde de Paio Pires
AtlasEgde investe 500 M€ em data centers em Portugal e junta-se à Colt
UC lança guia para tornar renovação energética acessível nas comunidades rurais europeias
O tema da gestão da água é, como sempre, central na gestão das cidades e territórios. Com as consequências das alterações climáticas cada vez mais presentes, as cidades vêm adoptando abordagens “smart” na gestão da água, por exemplo, os sistemas de drenagem e “amortecimento” do impacto de “cheias rápidas” cada vez mais frequentes e intensas.
Lisboa é o caso mais paradigmático em Portugal como um ambicioso e inovador plano de drenagem já em implementação. Consiste na construção de um túnel de mais de 3m de diâmetro que desvia e direcciona a água da chuva das zonas altas da cidade para o estuário e inclui também várias intervenções de engenharia de base natural com bacias de retenção da água que são simultaneamente espaços verdes que “amortecem” o efeito de inundação de uma chuva intensa. Outros projectos nesta área de gestão de inundações estão a ser desenhados um pouco por todo o País.
Outro tema central na actualidade da gestão urbana e territorial da água é a resposta à escassez e seca. O caso do Algarve é o mais pungente. Para tal, as várias comunidades, entidades, empresas, municípios, agricultores da região e o estado vêm desenvolvendo um ambicioso e desafiante plano de intervenções que inclui: uma dessalinizadora, aumentar de um para oito a reutilização de água, reduzir substancialmente as perdas de água, transferir alguma água do rio Guadiana, em Pomarão.
Também nesta área há inúmeras experiências e desafios em Portugal a partilhar e demonstrar no Portugal Smart Cities Summir 2024 e na conferência Inovação na Gestão da Água nas Cidades que decorrerá no dia 10 de pelas 10 horas na FIL Parque das Nações. Esta conferência contará com especialistas e gestores de renome e grande experiência.