Energias renováveis garantiram 55,1% do consumo de electricidade em Setembro
Em Setembro, o consumo de electricidade aumentou 2,3% face ao mês homólogo, com as energias renováveis a garantirem 55,1% do consumo de electricidade e as não renováveis 10,2%. Neste mês, o saldo importador foi de 34,7%

CONSTRUIR
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
Segundo a REN, a produção renovável teve a seguinte repartição: eólica 25,7%, hídrica 11,8%, solar fotovoltaico 11,6% e a biomassa 6%. Comparando com Setembro de 2023, toda a produção renovável aumentou, com destaque para o solar fotovoltaico (+50,6%) e para a eólica (+46,3%). A produção de electricidade através de gás natural teve uma queda de 61,5%.
No que diz respeito ao gás natural, Setembro ficou marcado por uma forte queda do consumo de gás natural com uma diminuição de 26,7% face ao mês homólogo. Os EUA recuperaram a liderança das importações (a última datava de abril) com uma quota de mercado de 46%, seguindo-se a Rússia (26,7%), Nigéria (21,3%) e Trinidad e Tobago (6%).
O mercado eléctrico, que corresponde ao gás natural consumido nas centrais de ciclo combinado para a produção de electricidade, representou 18% e os restantes 82% foram destinados ao mercado convencional. O gás natural destinado ao mercado eléctrico diminuiu 67,1% e o destinado ao mercado convencional aumentou 0,9%, quando comparados com o período homólogo.