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    “Pedras no caminho? Guardo-as todas.” Um dia nascerão soluções sustentáveis

    A Siemens convidou um grupo de jornalistas mundiais para apresentar, em Zermatt (Suíça), um conjunto de soluções voltadas para a descarbonização e sustentabilidade e implementadas em situações particularmente adversas como as que existem nos Alpes suíços, nomeadamente na gestão da ferrovia e na auto-suficiencia de um abrigo de montanha. O princípio é elementar: por mais ‘rochoso’ que seja o cenário, as necessidades que existem merecem uma resposta. A Siemens apresentou a sua

    Ricardo Batista
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    “Pedras no caminho? Guardo-as todas.” Um dia nascerão soluções sustentáveis

    A Siemens convidou um grupo de jornalistas mundiais para apresentar, em Zermatt (Suíça), um conjunto de soluções voltadas para a descarbonização e sustentabilidade e implementadas em situações particularmente adversas como as que existem nos Alpes suíços, nomeadamente na gestão da ferrovia e na auto-suficiencia de um abrigo de montanha. O princípio é elementar: por mais ‘rochoso’ que seja o cenário, as necessidades que existem merecem uma resposta. A Siemens apresentou a sua

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    As necessidades são evidentes e os números são reveladores da margem de crescimento que importa percorrer. Olhando para os números do “Sustentável 2030”, o programa tutelado pelo ministério do Ambiente e Energia, a dotação total ascende a cerca de 3,7 mil milhões de euros. Destes, estão alocados à mobilidade urbana multimodal sustentável 1,312 mil milhões de euros e à rede transeuropeia de transportes 1,395 milhões de euros. Ou seja, estão previstos mais de 2,7 mil milhões de euros para projectos de mobilidade sustentável.
    Os valores que estão em vigor estão alinhados com as acções concertadas com as autoridades europeias. A luta contra a emergência climática é uma das principais prioridades da Comissão Europeia e o Pacto Ecológico Europeu é o seu ambicioso plano para transformar a Europa no primeiro continente com impacto neutro no clima.
    De entre os muitos aspectos que fazem Portugal um país muito popular quer para visitar, quer para trabalhar, o clima é provavelmente o mais conhecido. Com zonas do país que chegam aos 300 dias de sol por ano, Portugal beneficia de uma localização geográfica privilegiada, que se reflecte em paisagens arrebatadoras e um potencial de produção de energia renovável enorme. Estamos, porém, a enfrentar uma emergência climática mundial que ameaça o nosso ambiente paisagístico e que põe em causa tomá-lo como adquirido e eterno. As alterações climáticas são o maior desafio do nosso tempo e são necessárias medidas urgentes para evitar danos irreversíveis no nosso planeta.

    Casos práticos em ambientes adversos
    Numa iniciativa internacional dedicada à imprensa, da qual o CONSTRUIR fez parte, a multinacional Siemens apresentou um conjunto de soluções que estão implementadas na região suíça de Zermatt, uma pequena vila montanhosa no cantão de Valais que vive ao ritmo da abundância e do rigor da natureza e que floresce sob a égide de algumas das mais altas montanhas dos alpes suíços como o imponente Matterhorn, um dos mais belos cumes dos Alpes (o pico, localizado a 4.478m acima do nível do mar) é a icónica imagem dos chocolates Toblerone) e pontificado por Gornergrat (montanha acessível através da mais alta linha de comboio da Europa) ou o glaciar de Matterhorn, plataforma de observação alimentada pelo mais elevado sistema de teleféricos da Europa e localizada a 3,883 metros de altitude. O ‘ponto alto’ acabou por ser a ‘expedição’ ao Monte Rosa, um abrigo de montanha auto-suficiente localizado a 2883 metros de altitude, rodeado por glaciares e vales rochosos e acessível apenas através de trilhos de montanha que exigem uma caminhada de aproximadamente quatro horas desde a estação de Rotenboden. A ideia é clara: quaisquer que sejam as necessidades, por mais extremas que sejam as condições existentes, elas existem e merecem respostas. E ontem já era tarde.

    Fiabilidade e sustentabilidade
    Dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) indicam que mais de metade da população mundial vive em centros urbanos, valor que deverá chegar aos 60% em 2030 e aos 70% em 2050. Tal explica-se porque as cidades e as áreas metropolitanas são o motor do crescimento económico, contribuindo para cerca de 60% do PIB global. No entanto, e por causa disto, as cidades também são responsáveis por cerca de 75% das emissões globais de carbono e por mais de 60-80% do consumo de energia, estima a Organização das Nações Unidas (ONU). Portanto, no cumprimento dos objectivos mundiais de descarbonização e de redução da temperatura do planeta, estipulados pelo Acordo de Paris, as cidades têm um papel central e um grande desafio de transformação. No caso da Europa, por exemplo, além das consequências ambientais que terão de ser atendidas, o aumento da procura vai gerar uma maior pressão na oferta sobre os transportes, nomeadamente rodoviários e ferroviários, sendo expectável que sejam adoptadas medidas para gestão, manutenção e operação dos sistemas de transportes que assegurem elevados índices de segurança, fiabilidade e disponibilidade. Zermatt, à sua escala, é um bom exemplo dessas necessidades. A paisagem da vila suíça inclui 38 picos com mais de 4.000 metros. Com cerca de 2,5 milhões de dormidas registadas em 2023, Zermatt é um dos destinos turísticos mais populares do País. No entanto, devido à localização remota e ao terreno acidentado, Zermatt enfrenta desafios específicos que passam pela necessidade de infraestruturas fiáveis e sustentáveis e a gestão de riscos naturais, como avalanches e fenómenos meteorológicos extremos, que podem perturbar as infraestruturas e representar preocupações de segurança. Estes factores, combinados com a diferença de altitude, o ar com baixo teor de oxigénio e o terreno íngreme, destacam a necessidade de soluções inovadoras.

    Ferrovia de Gornegrat
    Os fortes constrangimentos a que Zermatt está sujeita ao nível da circulação rodoviária (fortemente condicionada ou mesmo proibida), sustentaram o desenvolvimento de transportes alternativos para as montanhas circundantes, nomeadamente a subida a Gornegrat. Em funcionamento desde 1898, o comboio que faz a subida a Gornegrat, a 3089 metros de altitude é o segundo mais elevado da Europa. A empresa que gere este transporte está focada em reduzir as interrupções operacionais. Devido à localização alpina da rota, a ferrovia está exposta a fortes nevões e outros extremos climáticos, sendo fundamental assegurar que a ferrovia opere de forma segura e fiável, e tudo isto num contexto de sustentabilidade. Aos jornalistas, Gerd Scheller, Country CEO da Siemens na Suíça explica que a concessionária do serviço adoptou o primeiro modelo operacional baseado na ‘cloud’, promovido pela área da Mobilidade da Siemens, que não apenas garante uma operação contínua e fiável como elimina a necessidade de infra-estrutura de servidores no local e permite a gestão remota de sistemas críticos. “Desde 2017, quando introduzimos esta solução, não tivemos um único segundo de serviço em baixo, e estamos a falar de um servidor fora da Suíça”. O sistema integrado de controlo e informação, conhecido como “Iltis”, melhora a eficiência operacional e a segurança, permitindo o controlo remoto da sinalização, a monitorização das operações e a gestão dos sistemas de informação ao passageiro. Através da solução virtual e do “Iltis as a Service” baseado na nuvem, a Gornergrat Railway (designada por GGB) tem acesso a todas as funções do seu sistema de controlo ferroviário via cloud. Isto, segundo os responsáveis da Siemens, proporciona inúmeros benefícios para as operações ferroviárias. Com esta configuração, a necessidade de servidores no local é eliminada, uma vez que a Siemens Mobility assume a operação e gestão do hardware. Além disso, a Siemens Mobility garante que a tecnologia de controlo permanece continuamente actualizada.

    Matthias Rebellius, CEO da Siemens Smart Infrastructure

    “Agora é o tempo de agir”

    Matthias Rebellius, CEO da Siemens Smart Infrastructure e membro da Administração da Siemens AG, é taxativo: “O mais importante é não perder tempo. Agora é o momento de agir. Há muito em jogo. Vemos isso nos glaciares e nas recentes inundações. A mudança climática é real e não admite adiamentos. Do ponto de vista da nossa empresa, as tecnologias já estão disponíveis para apoiar a transformação, sem termos de esperar pelas que cheguem dentro de 10 ou 20 anos”. Algumas semanas anteriores à expedição, Zermatt foi assolada por fortes chuvadas que provocaram o transbordo de rios, estragos em casas e pontes e ao encerramento de estradas e vias. “A mudança climática e o resultado dela são reais e nós não escolhemos a localização para te lembrar disso, porque todos o sabemos”, refere o responsável da multinacional, lembrando que os rios de gelo por onde passaria a aventura da comitiva “estão sob ameaça, e o Glaciar Gorner, por exemplo, está a recuar rapidamente e agora está três quilómetros mais curto do que estava no final do século XIX”. “Temos de fazer tudo o que pudermos para preservar o que está ao nosso redor”, acrescenta Rebellius, sublinhando que a activa participação da Siemens na vida de Zermatt “ilustra não apenas os desafios, mas também as soluções e as oportunidades”. “Não temos de ficar sentados e apenas reclamar sobre o que está a acontecer no Mundo. Podemos, sim, fazer algo a respeito, podemos fazer avançar o Mundo em direcção à descarbonização e à neutralidade carbónica”, salienta, considerando que isso pode ser feito “transformando a forma como vivemos, trabalhamos e viajamos”. Matthias Rebellius assegura que a Siemens continuará a ser “um facilitador da transformação digital que se exige em várias indústrias, combinando o Mundo real e digital e permitindo que os nossos clientes possam reduzir a sua pegada ambiental”. O CEO da Siemens Smart Infrastructure explica este caminho, por exemplo, com o portfolio Siemens Accelerator, reforçando a ideia de que é mais do que um software: “A grande vantagem do Accelerator está na combinação entre o software, a Siemens e o cliente”. “Com esta combinação, podemos capacitar os nossos clientes a digitalizar as suas operações mais rapidamente e torná-las mais sustentáveis”, diz, salientando que a máxima se aplica tanto à área dos edifícios como dos hospitais, transportes, redes. Olhando para o contexto europeu, é evidente que não caminha à mesma velocidade e é natural que o caminho a percorrer não seja homogéneo. Olhando para os casos suíço e alemão, há ainda muito a fazer na electrificação do transporte, seja em comboios, veículos de passageiros ou no transporte de mercadorias. “Se olharmos em redor de Zermatt, parece que este é o tipo de futuro em que gostaríamos de viver. É verdade que aqui encontramos vários desses bons exemplos a seguir, onde já ajudámos a tornar essas necessidades e essa visão de mudança numa realidade, como a ferrovia de Gornergrat ou os teleféricos de Matterhorn, equipados com um sistema de gestão de dados digitais e também um centro de controle para a ferrovia”, diz Rebellius, reconhecendo que estes não são os maiores casos que temos na Siemens e no negócio de infraestrutura”. “Mas esse também não é o ponto. O que quero salientar é que a transformação só pode funcionar se a política, a sociedade e a indústria trabalharem juntas, e todos na sociedade derem o seu contributo”, diz

    Monte Rosa

    Diamante tecnológico com assinatura Siemens

    Reconhecido por a sua forma se assemelhar a um diamante cintilante, o abrigo de montanha de Monte Rosa acaba por ser uma demonstração convincente de tecnologia de ponta. Nascido de um consórcio liderado pelo Instituto Federal de Tecnologia de Zurique e do qual fizeram parte, entre outras empresas, a Siemens, o Monte Rosa Hut (na sua designação original) apresenta a estrutura de madeira mais complexa da Suíça, coberta por uma cintilante carcaça de alumínio e possui um sistema fotovoltaico integrado. Em esplêndido isolamento a 2.883 metros acima do nível do mar, o edifício opera sob condições climáticas extremas, é totalmente autossuficiente e demonstra que a construção sustentável é possível em qualquer lugar, sendo essa máxima ainda mais evidente quando os únicos acessos – à excepção do helicóptero – são percursos de montanha, atravessando glaciares e trilhos rochosos, o que poderá significar caminhadas em torno de 5 horas. A estrutura como hoje é conhecida foi reinaugurada em 2010 e está hoje equipada com tecnologia de ponta. Em 2021, 8,6 toneladas de baterias de chumbo foram substituídas por 2,7 toneladas de baterias de lítio. A avaliação contínua online dos fluxos de energia indicou a necessidade de uma nova solução, uma vez que as baterias de chumbo existentes em breve chegariam ao fim da sua vida útil. A cabana opera principalmente de forma autónoma e é em grande parte autossuficiente nas suas necessidades energéticas. Um sistema fotovoltaico na fachada sul fornecendo 16 kWp, um sistema de ventilação com recuperação de calor, um circuito de água para o sistema de sanitários e máquina de lavar, e serviços de construção inteligentes e conectados permitem que a cabana produza regenerativamente 90% da energia necessária, sem ligação à rede elétrica e de água. Uma central de cogeração alimentada com óleo de colza e diesel está disponível durante períodos de mau tempo. Com o sistema de gestão de edifícios Desigo CC, como a solução abrangente no local para gerir todos os sistemas, como HVAC, Sombreamento, Iluminação, Energia, Segurança Contra Incêndios e Segurança, o operador pode rapidamente rever os valores dos equipamentos principais, verificar os KPIs das salas principais e resolver quaisquer problemas potenciais. Em 2024, a plataforma IoT aberta e flexível “Building X” da Siemens foi implementada, numa plataforma digital escalável para digitalizar, gerir e optimizar as operações do edifício, permitindo uma experiência de utilizador aprimorada, um aumento de desempenho e uma melhoria na sustentabilidade.

    *O CONSTRUIR viajou a convite da Siemens

    Sobre o autorRicardo Batista

    Ricardo Batista

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    Câmara Municipal de Lisboa disponibiliza mais 146 casas com rendas acessíveis

    o Executivo disponibiliza neste concurso habitações localizadas em 18 das 24 freguesias da cidade, destacando-se cerca de uma dezena e meia que estão em reabilitação em zonas históricas, nas freguesias de Arroios, Misericórdia e Santa Maria Maior, e um novo edifício em construção na zona de Entrecampos, na operação de Loteamento das Forças Armadas, freguesia das Avenidas Novas. O concurso estará aberto até ao dia 7 de Outubro

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    A Câmara Municipal de Lisboa abriu as candidaturas a um novo concurso do Programa Renda Acessível, para a atribuição de 146 habitações, a maior bolsa de atribuição desde a abertura do programa.

    “A Habitação é uma área absolutamente prioritária para este Executivo. Estamos a fazer um esforço inédito no Município de Lisboa para dar respostas concretas aos problemas que a cidade enfrenta nesta área, em diversas frentes: na construção de novas casas, na reabilitação de habitações municipais que estavam devolutas quando assumimos funções e no subsídio ao arrendamento acessível, que no nosso mandato já chegou a mais de 1500 agregados”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

    “Desde o início do mandato, já entregámos mais de 2000 habitações, garantindo assim a 2000 famílias a possibilidade de residir em Lisboa, em habitações dignas e com valores que os seus orçamentos familiares conseguem comportar. Com o concurso que agora abrimos vamos chegar a mais 146 agregados, aos quais vamos disponibilizar casas com rendas mensais a partir dos 150 euros um pouco por toda a cidade”, salienta ainda Carlos Moedas.

    Prosseguindo na resposta urgente às necessidades de habitação acessível no concelho, o Executivo disponibiliza neste concurso habitações localizadas em 18 das 24 freguesias da cidade, destacando-se cerca de uma dezena e meia que estão em reabilitação em zonas históricas, nas freguesias de Arroios, Misericórdia e Santa Maria Maior, e um novo edifício em construção na zona de Entrecampos, na operação de Loteamento das Forças Armadas, freguesia das Avenidas Novas.

    Outras freguesias contempladas neste concurso são as do Parque das Nações, Lumiar, Penha de França, Santa Clara, Ajuda, Beato, Alvalade, Marvila, Olivais, Areeiro, Estrela, Alcântara, Carnide e São Domingos de Benfica.

    A bolsa de habitações agora a concurso inclui 29 apartamentos de tipologia T0 e 44 apartamentos de tipologia T1, tendo em vista contribuir com soluções de habitação para os profissionais deslocados, designadamente os professores, mas também os enfermeiros e agentes de polícia, entre outros. Nas restantes tipologias disponibilizam-se 62 apartamentos T2, 10 T3 e 1 T4.

    Grande parte das habitações está em processo de reabilitação ou na fase final de construção, podendo os candidatos aceder a informações acerca do estado do apartamento a que se candidatam na plataforma Habitar Lisboa.

    O PRA destina-se a agregados familiares que procuram casa em Lisboa e não têm capacidade para aceder ao mercado privado. As candidaturas decorrem online, através da Plataforma Habitar Lisboa, e a atribuição das habitações é realizada através de concurso por sorteio.

    O concurso estará aberto até ao dia 7 de Outubro.

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    Fusões e Aquisições movimentam 7,9 MM€ em 2024

    Relatório mensal sobre o mercado transaccional português publicado pelo TTR Data destaca a diminuição em 2% no número de transacções, em comparação ao período homólogo. Até Agosto o sector de Real Estate foi o mais activo no período, com 52 transacções

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    Entre Janeiro e Agosto de 2024, o mercado transaccional português viu a concretização de 335 operações, totalizando EUR 7,9 mil milhões de euros. Destas, 39% revelaram seus valores, conforme aponta o mais recente relatório do TTR Data.

    Estes números representam uma queda de 26% no número de transacções em comparação com o mesmo período de 2023, no entanto, bem como uma diminuição de 24% no capital mobilizado.

    Em Agosto, foram registadas 20 fusões e aquisições, entre anunciadas e encerradas, e um valor total de 752,10 milhões de euros.

    Em termos sectoriais, o sector de Real Estate tem sido o mais activo em 2024, com 54 transacções, seguido pelo sector de Internet, Software & IT Services com 35 operações, o qual registou uma queda de 27% comparado a 2023.

    Reforçadas ligações a Espanha
    No âmbito Cross-Border, quanto à número de transacções, a Espanha e França, foram os países que mais investiram em Portugal no período, contabilizando 38 e 21 transacções, respectivamente.
    Em sentido inverso as empresas portuguesas escolheram a Espanha e o Reino Unido como principal destino de investimento, com 26 e 11 transacções, respectivamente.
    As aquisições estrangeiras no sector de Tecnologia e Internet aumentaram em 34% em comparação ao mesmo período de 2023. Até Agosto de 2024, foram contabilizadas 37 transacções de Private Equity e um total de 2 mil milhões de euros.

    Em Venture Capital, foram realizadas 74 rodadas de investimentos e um total de 529 milhões de euros, representando um crescimento de 27% no capital mobilizado.
    No segmento de Asset Acquisitions, foram registadas 79 transacções com um valor de 2,58 mil milhões de euros, representando um aumento de 87% no valor total.

    A transacção destacada pelo TTR Data em Agosto foi a conclusão da aquisição da EuroBic pela Abanca. O valor da transacção é de 300 milhões de euros. A operação contou com a assessoria jurídica em lei portuguesa dos escritórios SRS Legal; Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados.

     

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    Edifícios Green Park e Arquiparque II obtêm certificação BREEAM In-Use

    Propriedade da Incus Capital, o processo de certificação foi assessorado pela equipa de ESG & Sustainability da Savills, em colaboração com as equipas de BPC & Architecture e de Property Management da consultora

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    Os edifícios de escritórios Arquiparque II e Green Park, propriedade da Incus Capital, acabam de obter a certificação BREEAM In-Use, ambos com o rating “Very Good”, num processo assessorado pela equipa de ESG & Sustainability da Savills, em colaboração com as equipas de BPC & Architecture e de Property Management da consultora.

    A mudança de paradigma no sector imobiliário que se traduz, em grande parte, na descarbonização e na reabilitação das infraestruturas urbanas existentes, é um factor que tem impulsionado o crescimento das designadas ‘certificações verdes’ que são já percepcionadas como imprescindíveis pelos investidores e proprietários de edifícios.

    Em linha com as mais recentes normas de sustentabilidade que regem o sector como a exigência de edifícios neutros em carbono até 2050 e a integração de soluções de energia verde a partir de 2030, a equipa da Savills foi responsável pela elaboração do projecto de consultoria dos dois edifícios, com o propósito de melhorar as suas instalações. Este processo culminou com a obtenção das certificações BREEAM In-Use Part 1, que diz respeito ao desempenho do próprio activo.

    “Esta certificação é um reflexo do compromisso contínuo da Incus Capital através da plataforma Station Properties com a sustentabilidade e a gestão responsável dos ativos sob gestão. Agradecemos à Savills pelo apoio e expertise na implementação das melhores práticas, que foram cruciais para alcançarmos este marco. Continuaremos a trabalhar na melhoria contínua dos nossos activos, alinhando-nos com os padrões mais exigentes do setor e contribuindo para um futuro mais sustentável”, afirma Tiago Girão, asset manager da Incus Capital.

    Já Nuno Fideles, head of Sustainability da Savills Portugal, considera que as “práticas e normas sustentáveis são hoje parte integrante do sector imobiliário”, no entanto, acrediat que Portugal tem ainda um “longo caminho a percorrer” nesta matéria, uma vez que a percentagem de activos com este selo ainda é bastante reduzida”.

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    Câmara de Lisboa inaugura requalificação da escola básica Infante D. Henrique

    A empreitada, que resultou de um investimento de cerca de quatro milhões de euros, consistiu na beneficiação geral dos dois edifícios escolares e recuperação dos arranjos exteriores

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    A conclusão das obras de requalificação da Escola Básica Infante Dom Henrique, no Parque das Nações, é assinalada numa cerimónia que acontece esta sexta-feira, dia 13 e que conta com a participação de Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

    A empreitada, que resultou de um investimento de cerca de quatro milhões de euros, consistiu na beneficiação geral dos dois edifícios escolares e recuperação dos arranjos exteriores.

    O novo espaço tem, agora, capacidade para 314 alunos distribuídos da seguinte forma: 100 alunos no Jardim de Infância, 208 alunos no 1º ciclo do Ensino Básico e 6 alunos na Unidade de Apoio a Alunos com Multideficiência.

    Entre os alvos de requalificação destacam-se a criação de espaços de recreio exterior com cobertura para o Jardim de Infância, construção de raiz de novos equipamentos desportivos, novos espaços de jogo e brincadeira informal e instalação de equipamento infantil para as duas faixas etárias.

    A escola inclui, ainda, uma biblioteca integrada na rede de bibliotecas escolares, renovação total do sistema de isolamento térmico e acústico dos edifícios e implementadas soluções otimizadas de circulação de ar. A intervenção global no espaço exterior visou ainda o aumento de áreas verdes permeáveis e ainda uma central fotovoltaica na cobertura do edifício da nova escola.

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    Convenção Nacional da iad Portugal regressa em Setembro a Lisboa

    O Convento do Beato, em Lisboa, é o palco escolhido para a Convenção Nacional 2024 da Iad Portugal, que ocorre no próximo dia 27 de Setembro e tem como tema “A Night full of Stars”

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    O Convento do Beato, em Lisboa, é o palco escolhido para a Convenção Nacional 2024 da Iad Portugal, que ocorre no próximo dia 27 de Setembro e tem como tema “A Night full of Stars”. O evento, centrado no reconhecimento dos profissionais que operam em Portugal, vai contar com as principais figuras da empresa a nível mundial, entre as quais Malik Benrejdal e Clément Delpirou, fundador e presidente do Iad Group, respectivamente.

    Neste evento serão igualmente celebrados os resultados do último ano, daquela que é a maior rede europeia de consultores imobiliários independentes, apresentados novos projectos e partilhados objectivos para o futuro.

    A Convenção Nacional da iad Portugal contará com cerca de 400 participantes (membros exclusivos da rede iad) e serão entregues os prémios iad Awards nas categorias “Top Mandates” (angariações), “Top Exclusive Mandates” (angariações em exclusivo), “Top Sales” (vendas), “Top Sales Revenues” (produção pessoal), “Top MLM Revenues” (produção de equipa) e “Top Sponsorship” (recrutamento equipa), entre outros. Pela primeira vez este ano, será, também, atribuído um novo troféu, o “Rising Star Award”, a uma “estrela em ascensão” da iad Portugal.

    Neste dia serão, também, conhecidos os grandes vencedores do iad World Challenge 2024, um evento internacional exclusivo que reúne os top performers de todas as filiais do grupo iad num destino excepcional. Depois de destinos como o Dubai, África do Sul e Panamá, o destino da viagem de 2024, a realizar no final de Novembro, será revelado no palco da Convenção Nacional.

    Carolina Xavier e Sousa, head of Marketing & Communication da iad Portugal, afirma que a Convenção Nacional é o “evento mais importante” do ano. “Estando os nossos consultores independentes dispersos por todo o País, por vezes distantes geograficamente entre si e da equipa da sede, é o momento de nos (re)encontrarmos e de sentirmos a energia tão particular desta rede. É também um momento crucial de celebração, de homenagem, de alinhamento estratégico e de partilha de ambições e objectivos para o futuro”, sublinha.

    “Pela primeira vez, em 2024, foi criada uma única identidade e criatividade para as Convenções Nacionais das várias filiais do grupo iad. Estas ‘Nights Full of Stars’ vão, pois, fazer brilhar as estrelas da iad num momento histórico de afirmação do nosso conceito internacional “one network” transversal a diferentes países e que se materializa das mais diversas formas neste modelo de negócio verdadeiramente internacional”, explica Carolina Xavier e Sousa.

    Entre as próximas convenções do Grupo Iad destacam-se a da Iad France, que terá lugar em Paris (La Seine Musicale) no dia 12 de Setembro, seguindo-se a convenção da Iad España, em Barcelona (La Llotja de Mar), no dia 11 de Outubro, e da Iad Itália, em Milão (Officine del Volo), no dia 17 de Outubro.

    De recordar que a empresa conta com 18 mil consultores imobiliários independentes, mil dos quais sediados em Portugal, e com oito filiais: França, Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, México, Reino Unido e EUA.

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    Está lançada a votação para a eleição dos melhores nos Prémios CONSTRUIR 2024

    Com uma das mais extensas listas de nomeados da história dos prémios, um sinal de que há um evidente incremento da quantidade e qualidade dos projectos que são concluídos em Portugal, os Prémios CONSTRUIR 2024 volta a reconhecer o meritório trabalho das empresas e profissionais que actuam no mercado nacional nas áreas da CONSTRUÇÃO, ENGENHARIA, IMOBILIÁRIO E ARQUITECTURA

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    Está lançada a corrida aos troféus que distinguem os melhores do ano. Com uma das mais extensas listas de nomeados da história dos prémios, um sinal de que há um evidente incremento da quantidade e qualidade dos projectos que são concluídos em Portugal, os Prémios CONSTRUIR 2024 volta a reconhecer o meritório trabalho das empresas e profissionais que actuam no mercado nacional nas áreas da CONSTRUÇÃO, ENGENHARIA, IMOBILIÁRIO E ARQUITECTURA.

    Até 11 de Outubro, na página dos Prémios CONSTRUIR 2024, pode eleger as empresas e obras que mais se destacaram no último ano. Basta para isso que seja subscritor da Newsletter do CONSTRUIR.

    Os Prémios CONSTRUIR foram criados com o objectivo de homenagear e celebrar o esforço e talento de empresas e profissionais dos diversos sectores da Construção.

    As nomeações são realizadas pela equipa do jornal CONSTRUIR, com a análise de critérios que passam pelo mérito, técnica, funcionalidade e inovação. O período em análise compreende Janeiro de 2023 a Setembro 2024.

    Os vencedores resultam de uma votação realizada pelos leitores do jornal CONSTRUIR, seja na versão digital seja na edição impressa. O acesso ao formulário de votação será feito após introdução do endereço de email com que está registado como assinante do CONSTRUIR e/ou como subscritor da Newsletter do CONSTRUIR, não sendo admitidas, para efeitos de votação, subscrições realizadas depois do dia 11 de Setembro.

    As votações decorrem até dia 11 de Outubro às 18h00. A entrega dos troféus aos projectos consagrados e empresas vencedoras decorre no 15 de Outubro, no espaço Clube – Lisbon Secret Spot em Monsanto (Lisboa).

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    ALDI arrenda 16.000m² no Panattoni Park Porto Valongo

    A decisão da ALDI Portugal de estabelecer a sua plataforma logística no “Panattoni Park Porto Valongo” permitirá à cadeia alemã optimizar as suas operações no país e continuar a sua expansão no mercado luso

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    O promotor imobiliário logístico-industrial da Europa, Panattoni, anunciou o arrendamento de um módulo de 16.065 m² à ALDI Portugal, no armazém norte do seu principal projecto em Portugal, “Panattoni Park Porto Valongo”. Este acordo reforça a presença da ALDI no país, com a abertura de um novo Centro de Distribuição, que irá optimizar as suas operações logísticas numa localização estratégica no norte do território português.

    O “Panattoni Park Porto Valongo” constitui o primeiro projecto da Panattoni no mercado português, tem uma área total de 76.209 m², distribuída por dois edifícios denominados: armazém norte de 26.400 m² e armazém sul de 49.734 m², o que o posiciona como um dos maiores projectos logísticos do norte de Portugal. Com este contrato, apenas fica disponível uma unidade de 7.500 m² no armazém norte, enquanto no segundo edifício, de 49.734 m², há disponibilidade para módulos a partir de 12.450 m².

    Gustavo Cardozo, director geral da Panattoni para Espanha e Portugal, refere que “este acordo não só reforça a nossa expansão no mercado português, como demonstra a confiança que as grandes empresas depositam na nossa infraestrutura logística imobiliária. Estamos confiantes de que este parque logístico oferecerá à ALDI as melhores condições para optimizar as suas operações na região e estamos muito satisfeitos por fazer parte dele”.

    O parque é construído com os mais elevados padrões de sustentabilidade, com a certificação BREEAM “Very Good”. Equipado com iluminação LED de baixo consumo e postos de carregamento para veículos eléctricos, o “Panattoni Park Porto Valongo” prioriza a eficiência energética e a redução do impacto ambiental, facilitando as operações logísticas sustentáveis. Isto torna o parque uma opção atractiva para as empresas que procuram reduzir a sua pegada ecológica e melhorar o seu desempenho logístico.

    Cristina Almeida, markets & capital markets porto director da JLL, destaca a importância desta operação. “Estamos muito contentes por ter assegurado a colocação do centro de distribuição da Aldi no Panattoni Park de Valongo. Uma transacção que sublinha a confiança das grandes empresas em projectos inovadores e sustentáveis”.

    Para além das características técnicas, o parque beneficia de uma localização estratégica a apenas 25 minutos do centro do Porto, com acesso directo às principais vias A41 e A4. Esta proximidade ao centro urbano, ao Aeroporto do Porto (27,7 km) e a outras cidades importantes como Lisboa (322 km) e Tui, Pontevedra (128 km), oferece à ALDI Portugal e a outros potenciais inquilinos uma posição privilegiada para as suas actividades de distribuição e última milha.

    A decisão da ALDI Portugal de estabelecer a sua plataforma logística no “Panattoni Park Porto Valongo” permitirá à cadeia alemã optimizar as suas operações no país e continuar a sua expansão no mercado luso. André Fradinho, Managing Director Supply Chain Management da ALDI Portugal, afirma que “esta recente aposta tem como objectivo fortalecer e expandir a capacidade de distribuição da ALDI face ao seu crescimento significativo em território nacional. Este Centro surge como uma resposta estratégica e imediata às necessidades logísticas decorrentes do aumento da presença da ALDI em Portugal, garantindo um abastecimento sustentado e eficaz a toda a nossa rede de distribuição. Esta nova infraestrutura faz parte de um plano mais abrangente de investimento em infraestruturas logísticas, complementando outros projectos que a ALDI Portugal já tem em curso. O Centro de Distribuição de Valongo, com esta localização privilegiada, terá um papel fundamental no reforço da capacidade de resposta e na optimização da cadeia de abastecimento.”

    A ALDI assegura ainda que a escolha do “Panattoni Park Porto Valongo” reflecte o compromisso da marca com a sustentabilidade. Esta aposta foi cuidadosamente seleccionada para minimizar o impacto ambiental, reforçando os valores da marca em prol de uma operação mais verde e eficiente. A ALDI continua a apostar em práticas logísticas sustentáveis, reduzindo a pegada de carbono e promovendo um transporte mais eficiente e responsável.

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    Knauf lança novo site corporativo global

    Alinhado com a estratégia “Knauf 100”, o novo portal foi concebido para melhorar a experiência do utilizador e agilizar o acesso à vasta gama de produtos e soluções da empresa

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    tagsKnauf

    A Knauf, especialista no fabrico de placas de gesso laminado e materiais de construção seca, e a Knauf Insulation, um dos principais fabricantes de isolamentos térmicos e acústicos, anunciam o lançamento do seu novo site global: knauf.com. Este portal foi concebido para melhorar a experiência do utilizador e agilizar o acesso à vasta gama de produtos e soluções da empresa, mantendo ao mesmo tempo um atendimento personalizado em cada um dos mercados em que opera.

    O lançamento do Knauf.com está alinhado com a estratégia “Knauf 100”, que impulsiona a transformação digital e a criação de um ecossistema global que optimiza a interacção com os seus clientes. Isto, por sua vez, implica um compromisso com a melhoria contínua de produtos e sistemas para alcançar edifícios responsáveis que ajudem a criar um mundo melhor para as gerações futuras.

    Segundo Pablo Maroto, director técnico e de Marketing da Knauf Ibérica, “o lançamento da nossa nova plataforma global marca um marco na nossa transformação digital. Com esta ferramenta facilitamos o acesso às nossas soluções e melhoramos a experiência dos nossos clientes em todo o mundo, reafirmando o nosso compromisso com a inovação e um serviço excepcional”.

    Por sua vez, Susanna Farnes, business and marketing director da Knauf Insulation, destaca que o novo portal irá “consolidar as divisões e conhecimentos da empresa, melhorando a sua eficiência operacional”.

    O novo website da Knauf foi “desenvolvido com tecnologia de ponta e pensado para facilitar o dia a dia dos seus clientes, melhorando a sua produtividade e permitindo optimizar processos-chave”, indica a marca.

    Além disso, ajudou a criar uma central de download de documentação, ou seja, um espaço onde os utilizadores podem explorar e descarregar catálogos e documentação técnica de produtos e sistemas, com funcionalidades avançadas de pesquisa e filtragem de acordo com critérios específicos, facilitando o acesso à informação.

    Este novo site inclui também ferramentas e serviços digitais que ajudam os profissionais a trabalhar de forma unificada. Um deles é o myKnauf, uma plataforma exclusiva que contém soluções digitais avançadas, que estará activo desde o momento do lançamento e expandirá as suas funcionalidades ao longo de 2025.

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    Marvila vai receber mais 624 novas camas para estudantes

    A Câmara Municipal de Lisboa aprovou esta quarta-feira, em reunião camarária, dois pedidos de informação prévia, de iniciativa municipal, para desenvolvimento de projectos de residências de estudantes em dois terrenos municipais na freguesia de Marvila

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    A Câmara Municipal de Lisboa aprovou esta quarta-feira, em reunião camarária, dois pedidos de informação prévia, de iniciativa municipal, para desenvolvimento de projectos de residências de estudantes em dois terrenos de propriedade municipal situados na freguesia de Marvila.

    Os projectos preveem um total de 624 novas camas para estudantes: 370 camas numa residência a construir na Avenida do Santo Condestável e 254 numa segunda, a construir na Rua Ferreira Dias/Avenida República da Bulgária. O Executivo pretende assim “contribuir, através da iniciativa municipal, para o aumento da oferta de camas para estudantes na cidade de Lisboa”.

    “Em Lisboa temos 50 mil estudantes deslocados, que representam cerca de 40% dos alunos das nossas universidades. Considero que não há maior injustiça do que um estudante com mérito para entrar no Ensino Superior não o frequentar porque não tem condições para vir viver para Lisboa”, sublinha Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

    “A Autarquia está empenhada em contribuir ativamente para a resolução do problema da falta de habitação a preços acessíveis para os estudantes deslocados, num esforço que acreditamos que deve ser partilhado por todos os sectores, incluindo o da Administração Local. Queremos que os jovens tenham um futuro com igualdade de oportunidades e encontrem em Lisboa uma casa. Foi com essa convicção que inaugurámos a Residência Manuel da Maia, na Alameda, que cedemos à Junta de Freguesia de Benfica um terreno destinado à construção de uma residência para estudantes, e que avançamos agora com estes dois projectos para Marvila”, afirma Carlos Moedas.

    Estas 624 camas, da iniciativa do Município, acrescem às 3.539 camas já licenciadas desde o início do mandato, em projectos de iniciativa pública e privada.

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