PUB
Edição digital
Assine já
    PUB
    Construção

    Edição de 2025 do Congresso de CMM realiza-se no Super Bock Arena

    Inteligência Artificial e Energia são os temas em destaque da 15ª edição do Congresso Nacional da Indústria da Construção Metálica e Mista, que tem lugar nos dias 20 e 21 de Novembro de 2025

    CONSTRUIR
    Construção

    Edição de 2025 do Congresso de CMM realiza-se no Super Bock Arena

    Inteligência Artificial e Energia são os temas em destaque da 15ª edição do Congresso Nacional da Indústria da Construção Metálica e Mista, que tem lugar nos dias 20 e 21 de Novembro de 2025

    CONSTRUIR
    Sobre o autor
    CONSTRUIR
    Artigos relacionados
    Knauf lança novo site corporativo global
    Empresas
    Marvila vai receber mais 624 novas camas para estudantes
    Construção
    Os nomeados aos Prémios CONSTRUIR 2024, a estratégia da Garcia Garcia e o projecto do novo Pavilhão de Campo de Ourique na edição 514
    Construção
    Bling Energy fecha nova ronda de investimento de 2M€
    Empresas
    Intergift e Hábitat València atraem empresas da Fileira Casa Portuguesa
    Empresas
    Simon introduz actualizações no seu sistema modular 860
    Empresas
    Oeiras Parque lança concurso de design
    Empresas
    Maura Teixeira assume Marketing & Inovação da NHOOD para a Ibéria
    Empresas
    Roca Lisboa Gallery junta-se ao Portal da Arquitectura e Construção Sustentável
    Empresas
    Libertas apresenta investimentos de 100 M€ no Algarve
    Imobiliário

    Edição de 2025 do Congresso de Construção Metálica e Mista realiza-se no Super Bock Arena

    Inteligência Artificial e Energia são os temas em destaque da 15ª edição do Congresso Nacional da Indústria da Construção Metálica e Mista, que tem lugar nos dias 20 e 21 de Novembro de 2025.

    O XV Congresso de Construção Metálica e Mista, promovido pela CMM, promete ser “o maior certame do sector”, com uma área de exposição “bastante superior” à edição anterior, num evento que reúne empresas portuguesas e internacionais para debater a actualidade e dar a conhecer as mais recentes inovações com sessões científicas, seminários técnicos, sessões técnico-comerciais e exposição técnica.

    São dois dias em que as empresas têm a oportunidade de partilhar os seus inputs nas diferentes matérias que impulsionam o sector, com presença em stand ou como patrocinadores, com objectivo de “disseminar” o reconhecimento técnico da Construção em Aço.

    A iniciativa reúne durante dois dias as empresas da fileira da construção metálica, siderurgia, metalomecânicas, construção, montagem, importadores, armazenistas, produtores de perfis e componentes de aço, projecto e consultoria, materiais de construção, acabamento e proteção, equipamentos e máquinas, instituições de ensino e investigação.

    Em ambos os dias, haverá plenário e sessões técnicas paralelas, agenda de reuniões bilaterais e mostra de produtos e serviços em ambiente de certame constituído para o efeito no local.

    Este evento será a oportunidade perfeita para as empresas da fileira da Construção Metálica apresentarem os seus produtos/serviços, quer através da participação com apresentações nas sessões científicas e técnico-comerciais, quer com presença na exposição técnica. O XV Congresso de Construção Metálica e Mista contará com uma área de exposição bastante superior à última edição, que permitirá às empresas participarem com stands de maior dimensão.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    Artigos relacionados
    Knauf lança novo site corporativo global
    Empresas
    Marvila vai receber mais 624 novas camas para estudantes
    Construção
    Os nomeados aos Prémios CONSTRUIR 2024, a estratégia da Garcia Garcia e o projecto do novo Pavilhão de Campo de Ourique na edição 514
    Construção
    Bling Energy fecha nova ronda de investimento de 2M€
    Empresas
    Intergift e Hábitat València atraem empresas da Fileira Casa Portuguesa
    Empresas
    Simon introduz actualizações no seu sistema modular 860
    Empresas
    Oeiras Parque lança concurso de design
    Empresas
    Maura Teixeira assume Marketing & Inovação da NHOOD para a Ibéria
    Empresas
    Roca Lisboa Gallery junta-se ao Portal da Arquitectura e Construção Sustentável
    Empresas
    Libertas apresenta investimentos de 100 M€ no Algarve
    Imobiliário
    PUB
    Empresas

    Knauf lança novo site corporativo global

    Alinhado com a estratégia “Knauf 100”, o novo portal foi concebido para melhorar a experiência do utilizador e agilizar o acesso à vasta gama de produtos e soluções da empresa

    tagsKnauf

    A Knauf, especialista no fabrico de placas de gesso laminado e materiais de construção seca, e a Knauf Insulation, um dos principais fabricantes de isolamentos térmicos e acústicos, anunciam o lançamento do seu novo site global: knauf.com. Este portal foi concebido para melhorar a experiência do utilizador e agilizar o acesso à vasta gama de produtos e soluções da empresa, mantendo ao mesmo tempo um atendimento personalizado em cada um dos mercados em que opera.

    O lançamento do Knauf.com está alinhado com a estratégia “Knauf 100”, que impulsiona a transformação digital e a criação de um ecossistema global que optimiza a interacção com os seus clientes. Isto, por sua vez, implica um compromisso com a melhoria contínua de produtos e sistemas para alcançar edifícios responsáveis que ajudem a criar um mundo melhor para as gerações futuras.

    Segundo Pablo Maroto, director técnico e de Marketing da Knauf Ibérica, “o lançamento da nossa nova plataforma global marca um marco na nossa transformação digital. Com esta ferramenta facilitamos o acesso às nossas soluções e melhoramos a experiência dos nossos clientes em todo o mundo, reafirmando o nosso compromisso com a inovação e um serviço excepcional”.

    Por sua vez, Susanna Farnes, business and marketing director da Knauf Insulation, destaca que o novo portal irá “consolidar as divisões e conhecimentos da empresa, melhorando a sua eficiência operacional”.

    O novo website da Knauf foi “desenvolvido com tecnologia de ponta e pensado para facilitar o dia a dia dos seus clientes, melhorando a sua produtividade e permitindo optimizar processos-chave”, indica a marca.

    Além disso, ajudou a criar uma central de download de documentação, ou seja, um espaço onde os utilizadores podem explorar e descarregar catálogos e documentação técnica de produtos e sistemas, com funcionalidades avançadas de pesquisa e filtragem de acordo com critérios específicos, facilitando o acesso à informação.

    Este novo site inclui também ferramentas e serviços digitais que ajudam os profissionais a trabalhar de forma unificada. Um deles é o myKnauf, uma plataforma exclusiva que contém soluções digitais avançadas, que estará activo desde o momento do lançamento e expandirá as suas funcionalidades ao longo de 2025.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    PUB
    Construção

    Marvila vai receber mais 624 novas camas para estudantes

    A Câmara Municipal de Lisboa aprovou esta quarta-feira, em reunião camarária, dois pedidos de informação prévia, de iniciativa municipal, para desenvolvimento de projectos de residências de estudantes em dois terrenos municipais na freguesia de Marvila

    A Câmara Municipal de Lisboa aprovou esta quarta-feira, em reunião camarária, dois pedidos de informação prévia, de iniciativa municipal, para desenvolvimento de projectos de residências de estudantes em dois terrenos de propriedade municipal situados na freguesia de Marvila.

    Os projectos preveem um total de 624 novas camas para estudantes: 370 camas numa residência a construir na Avenida do Santo Condestável e 254 numa segunda, a construir na Rua Ferreira Dias/Avenida República da Bulgária. O Executivo pretende assim “contribuir, através da iniciativa municipal, para o aumento da oferta de camas para estudantes na cidade de Lisboa”.

    “Em Lisboa temos 50 mil estudantes deslocados, que representam cerca de 40% dos alunos das nossas universidades. Considero que não há maior injustiça do que um estudante com mérito para entrar no Ensino Superior não o frequentar porque não tem condições para vir viver para Lisboa”, sublinha Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

    “A Autarquia está empenhada em contribuir ativamente para a resolução do problema da falta de habitação a preços acessíveis para os estudantes deslocados, num esforço que acreditamos que deve ser partilhado por todos os sectores, incluindo o da Administração Local. Queremos que os jovens tenham um futuro com igualdade de oportunidades e encontrem em Lisboa uma casa. Foi com essa convicção que inaugurámos a Residência Manuel da Maia, na Alameda, que cedemos à Junta de Freguesia de Benfica um terreno destinado à construção de uma residência para estudantes, e que avançamos agora com estes dois projectos para Marvila”, afirma Carlos Moedas.

    Estas 624 camas, da iniciativa do Município, acrescem às 3.539 camas já licenciadas desde o início do mandato, em projectos de iniciativa pública e privada.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    PUB
    Construção

    Os nomeados aos Prémios CONSTRUIR 2024, a estratégia da Garcia Garcia e o projecto do novo Pavilhão de Campo de Ourique na edição 514

    Os Prémios CONSTRUIR estão de volta para a edição 2024. Nesta edição, conheça os nomeados aos galardões do ano, num número onde lhe explicamos a estratégia de expansão da Garcia Garcia para novas áreas e lhe mostramos o projecto de Patrícia Rocha Leite e Miguel Trigo para o novo Pavilhão de Campo de Ourique. Mas há muito mais para ler nesta edição

    LANÇADA A CORRIDA AOS MELHORES DO ANO
    Está lançada a corrida à eleição dos melhores do ano. A partir desta quarta-feira, e até 11 de Outubro, eleja os melhores entre os nomeados aos Prémios CONSTRUIR 2024. A entrega dos troféus decorre no próximo dia 15 de Outubro.

    Garcia Garcia alarga off site
    Em entrevista ao CONSTRUIR, o administrador da construtora, Miguel Garcia, explica a estratégia de alargamento do off-site e modularidade às áreas Residencial, Hospitality e Retalho

    Sismo de Agosto é alerta para práticas mais rigorosas
    A ausência de danos não deixou de voltar a colocar em cima da mesa a ‘problemática’ da preparação do edificado em caso de abalo sísmico, uma discussão recorrente sempre que a natureza se manifesta desta forma

    Novo pavilhão em Campo de Ourique
    A proposta de Patrícia Rocha Leite e Miguel Trigo vai dar nova vida à encosta do Vale de Alcântara. O procedimento, promovido pela SRU, teve acompanhamento por parte da Ordem dos Arquitectos

    Isolamento e Impermeabilização
    O CONSTRUIR analisa as mudanças profundas que já se operaram no sector, os problemas que persistem, as mudanças que se advinham e, em especial, a forma como a indústria, ela própria em transformação, está a responder aos desafios

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    PUB

    Equipa Bling Energy

    Empresas

    Bling Energy fecha nova ronda de investimento de 2M€

    Com esta ronda, a Bling Energy vai apostar na inovação com o lançamento de novos produtos e serviços, estando ainda previsto o aumento da equipa de forma a reforçar a capacidade de atender novos clientes e responder à crescente procura

    A empresa portuguesa Bling Energy acaba de anunciar o levantamento de uma nova ronda seed de investimento que foi fechada por 2 milhões de euros, pelo Joaquim Sérvulo Rodrigues, fundador da Armilar Venture Partners, e membros da família José de Mello contando também com a entrada da Lince Capital. Este financiamento foi impulsionado pela contínua evolução do seu modelo de subscrição, que elimina a necessidade de investimentos iniciais e permite poupanças consideráveis desde o momento zero, tendo permitido até à data, a poupança de 350 mil euros anuais aos seus clientes e utilizadores.

    “O crescimento do negócio tem superado as expectativas e a performance da equipa tem sido impressionante, marcada, acima de tudo, pela dedicação, profissionalismo e inovação contínua. Estamos confiantes de que, com a estratégia certa, este investimento contribuirá para um futuro mais sustentável e uma contínua democratização do acesso à energia limpa.”, sublinha a empresa em comunicado.

    O valor angariado nesta ronda vai ser utilizado para alimentar uma nova fase de crescimento da empresa, com foco em três frentes: introduzir novos produtos e serviços, fazer crescer a estrutura da empresa e começar a planear uma futura internacionalização. A Bling Energy conta lançar novos produtos, muito em breve, como a bomba de calor que permite o aquecimento eficiente das casas, e adicionar mais serviços à sua oferta que já engloba os painéis e as baterias solares, bem como carregadores de carros eléctricos. Até ao final do ano, está planeado que a equipa duplique de tamanho para trinta colaboradores de modo a reforçar as áreas de produto, desenvolvimento de negócio e operações. Com este investimento, a Bling Energy ambiciona alcançar os três mil clientes até final de 2026.

    “Estamos entusiasmados por fazer parte da história de sucesso da Bling Energy, pois ter entrado neste projecto foi uma oportunidade única, especialmente numa altura tão decisiva para a transição energética e o avanço da energia descentralizada. A Bling Energy está posicionada estrategicamente para aproveitar este mercado em crescimento e estamos seguros de que será uma líder neste sector”, afirma Vasco Pereira Coutinho, CEO da Lince Capital.

    No decorrer do último ano, o plano de crescimento da Bling Energy excedeu os objectivos iniciais, tendo chegado ao primeiro 1 MWp, com centenas de clientes, de norte a sul do país, com energia fotovoltaica. O modelo de negócio chave na mão, sem investimento inicial para o consumidor, revelou-se um sucesso ao duplicar o volume de negócios do ano passado só nos primeiros 6 meses de 2024. Paralelamente, contando com um crescente número de parceiros estratégicos como a Ageas Portugal e a Longi, uma multinacional líder no fabrico de painéis solares, a Bling tem conseguido implementar a sua missão de democratizar a transição energética em Portugal.

    “Esta ronda de capital é um marco importante para a Bling Energy, uma vez que vai permitir escalar a nossa oferta e dá-nos o investimento necessário à inovação de produtos e serviços, fundamental para o crescimento e consolidação da empresa. O voto de confiança dos nossos investidores desde o dia zero, bem como a entrada de novos investidores de referência, reforça a nossa visão e abordagem de mercado”, refere Bernardo Fernandez, fundador e director geral da Bling Energy,

    A ambição da Bling Energy é estabelecer-se enquanto interlocutor de confiança no que toca à eficiência energética e consumo de energia dos seus clientes, através de um portfólio alargado de produtos e serviços. O seu modelo de subscrição, a longo prazo, proporciona aos clientes o acesso descomplicado a uma ampla gama de soluções económicas de energia, que vão para além dos painéis solares.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    PUB
    Empresas

    Intergift e Hábitat València atraem empresas da Fileira Casa Portuguesa

    O design e as últimas inovações de Portugal estão de regresso ao país vizinho, com a participação de 35 empresas da Fileira Casa em duas das feiras mais prestigiadas do sector. O mercado espanhol representa já 27% das exportações portuguesas do sector

    De 11 a 14 de Setembro tem lugar a Intergift, uma verdadeira montra comercial em Espanha para a apresentação de novos produtos, designs, tendências e conceitos inovadores nas indústrias de mobiliário, decoração e brindes, serão 13 as marcas nacionais a promover a arte do saber-fazer e o design português.

    Já entre os dias 30 de Setembro e 3 de Outubro, na Hábitat València, certame com uma vasta oferta de empresas de mobiliário, iluminação, decoração, entre outros, outras 22 empresas portuguesas procurarão divulgar as mais recentes criações e tendências nacionais, com um forte enfoque na inovação e na sustentabilidade.

    Para Joaquim Carneiro, presidente Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins, APIMA “a Intergift e Hábitat València são duas das mais importantes monstras internacionais de design de interiores e mobiliário, e têm tido, ao longo dos últimos anos, uma enorme adesão por parte das empresas portuguesas. Esta é mais uma participação ibérica de grande escala, que demonstra a confiança que as nossas indústrias inspiram nos mercados internacionais.”

    No primeiro semestre do ano, as empresas do cluster nacional do mobiliário e afins destinaram mais de 294 milhões de euros em vendas para o país-vizinho. Espanha é o segundo mercado mundial mais importante para o cluster, com uma quota de mercado de 27%.

    “Esta participação promete ser uma verdadeira ode às nossas indústrias criativas, com cada vez mais valor acrescentado, seja pela sustentabilidade, durabilidade ou design diferenciado das suas propostas. A tradição e o saber fazer é efectivamente o que nos distingue além-fronteiras, mesmo quando falamos de países reconhecidos mundialmente nesta área.”, conclui o presidente da associação que coordena a participação do contingente português em ambos os eventos.

    A Fileira Casa portuguesa abrange os sectores do mobiliário, têxteis-lar, utilidades domésticas (cerâmica, cutelaria, loiça metálica, pequenos electrodomésticos e vidros e cristais) e iluminação.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    PUB

    Simon 860

    Empresas

    Simon introduz actualizações no seu sistema modular 860

    Com uma abordagem de iluminação centrada no ser humano, o Simon 860 introduziu, recentemente, a versão Tunable White, que permite ajustar a temperatura da cor da luz, criando ambientes quentes e acolhedores ou frios e estimulantes, consoante a tarefa a realizar e a hora do dia

    tagsSimon

    Simon 860: Sistema de iluminação linear para espaços de trabalho saudáveis e produtivos

    Com o intuito de melhorar a qualidade dos espaços de trabalho e potenciar a produtividade e o bem-estar dos trabalhadores, a Simon, empresa de material eléctrico e referência em design de iluminação e sistemas de controlo e de conectividade, introduz inovações tecnológicas no sistema de iluminação linear Simon 860.

    O sistema Simon 860, que com a sua abordagem de iluminação centrada no ser humano, coloca as pessoas no centro, adaptando a luz às suas necessidades e melhorando o seu bem-estar, introduziu, recentemente, a versão Tunable White, permite ajustar a temperatura da cor da luz, criando ambientes quentes e acolhedores ou frios e estimulantes, consoante a tarefa a realizar e a hora do dia.

    Devido ao seu design, o Simon 860 adapta-se perfeitamente a qualquer espaço, tanto em escritórios como em outros ambientes profissionais. A sua eficiência luminosa de até 147 lm/W garante um baixo consumo de energia e um impacto ambiental reduzido. Além disso, a sua luz flicker-free e o UGR reduzido diminuem a fadiga visual e contribuem para a criação de espaços mais saudáveis, certificados por normas como BREEAM, LEED e WELL.

    Esta série distingue-se, ainda, pela sua versatilidade graças ao seu sistema modular e a uma vasta gama de acessórios, nomeadamente, módulos biodinâmicos e três tipos de difusores: translúcido, microprisma e UGR reduzido. As opções de suspensão, fixação ou integração em tectos falsos permitem linhas em forma de I, Z, L, U, S, T e X, proporcionando uma flexibilidade excepcional ao design de iluminação. Os modelos encontram-se disponíveis em preto e branco.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    PUB
    Empresas

    Oeiras Parque lança concurso de design

    O concurso será lançado a 18 de Setembro e os participantes deverão criar uma linha de mobiliário sustentável destinado às zonas de descanso deste centro comercial. Guta Moura Guedes, Nini Andrade Silva e Paulo Parra fazem parte do júri

    No próximo dia 18 de Setembro, o Oeiras Parque irá lançar o concurso “Design a Prémio”, procurando desenvolver uma nova linha de mobiliário para as suas zonas de descanso. A criação vencedora irá ser produzida e instalada no centro comercial e o seu autor terá direito a um prémio monetário de 10 mil euros.

    Para além da necessidade de criar mais áreas de repouso, o “Shopping da Linha” pretende fomentar a inovação e apoiar o desenvolvimento do design em Portugal, enquanto promove a sustentabilidade, já que os participantes serão desafiados a criar uma linha de mobiliário com recurso a materiais sustentáveis e em linha com o decor do shopping.

    Este concurso representa, assim, uma oportunidade para designers, arquitectos, estudantes e outros criativos apresentarem o seu talento e criatividade.

    O júri do concurso será composto por personalidades reconhecidas no panorama de design nacional, nomeadamente Guta Moura Guedes, Nini Andrade Silva e Paulo Parra, bem como por representantes da Mundicenter e da SOTA.

    “Estamos entusiasmados por ver os projectos que os criativos irão desenhar para transformar e melhorar as nossas zonas de descanso. Queremos envolver todos os que visitam o Oeiras Parque e incentivar a que participem activamente na criação de soluções que vão ao encontro do conforto dos nossos clientes e das mais recentes tendências”, refere Fernando Oliveira, administrador do Grupo Mundicenter.

    O processo do concurso será conduzido em várias fases. O período para a submissão de candidaturas será de 18 de Setembro a 10 de Novembro, durante o qual os candidatos poderão enviar os seus projectos para avaliação. Após a análise das candidaturas, as propostas finalistas serão anunciadas a 25 de Novembro. Os finalistas terão até 12 de Dezembro para entregar os projectos detalhados em formato CAD e imagens. Posteriormente, o público terá a possibilidade de votar nas propostas finais entre 16 de Dezembro 2024 e 10 de Janeiro de 2025. O anúncio do projecto vencedor será realizado a 20 de janeiro de 2025.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    PUB
    Empresas

    Maura Teixeira assume Marketing & Inovação da NHOOD para a Ibéria

    Maura Teixeira é a nova directora de Marketing & Inovação para a Ibéria da Nhood. A responsável já integrava a estrutura da Nhood em Portugal, passando agora a ser a responsável por liderar as áreas de marketing e inovação, de forma transversal a todas as áreas de negócio e activos imobiliários geridos em Portugal e Espanha 

    A plataforma de soluções imobiliárias anuncia que Maura Teixeira assume novas responsabilidades como directora de Marketing & Inovação para a Ibéria, reforçando a liderança da empresa nas suas operações em Portugal e Espanha. Esta nomeação reflecte a estratégia de sinergia entre os dois mercados ibéricos e destaca a importância da inovação como factor diferenciador no sector imobiliário.

    Com uma sólida experiência de mais de 15 anos nas áreas de comunicação e marketing, Maura Teixeira já integrava a estrutura da Nhood em Portugal, passando agora a ser a responsável por liderar as áreas de marketing e inovação, de forma transversal a todas as áreas de negócio e activos imobiliários geridos pela empresa em ambos os países, Portugal e Espanha.

    A sua missão passa por reforçar a notoriedade e o crescimento da Nhood, desenvolvendo e definindo serviços de Marketing e Inovação alinhados com a estratégia global da empresa, garantindo o seu alinhamento com os mercados locais. Adicionalmente, irá promover a inovação através de novas metodologias de trabalho, bem como a implementação de soluções que contribuam para a transformação do setor imobiliário e para o crescimento do mercado ibérico.

    Para a nova directora de Marketing & Inovação Ibérica da Nhood, “esta nova função permitirá fortalecer as sinergias entre Portugal e Espanha, aproveitando o melhor de cada mercado para garantir uma abordagem inovadora e integrada nas nossas operações. O crescimento no mercado ibérico potenciado através de uma equipa de desenvolvimento mais ágil, em que a cultura colaborativa sai reforçada e todos os membros da equipa conseguem aplicar o seu vasto conhecimento na qualidade e eficácia dos projectos. Estas equipas altamente especializadas e focadas na inovação vão contribuir certamente para resultados impactantes no nosso portfolio diversificado e assente em projectos de uso misto, seja retalho comercial, escritórios, residências, entre outros negócios imobiliários que promovem a flexibilização de usos em função das necessidades do consumidor, do território e evolução da vida urbana”, sublinha Maura Teixeira, que continuará a assegurar uma gestão orientada para o desenvolvimento sustentável em todos os projectos sob a sua alçada.

     

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    PUB
    Empresas

    Roca Lisboa Gallery junta-se ao Portal da Arquitectura e Construção Sustentável

    Esta parceria vai trazer as “Sextas Sustentáveis”, iniciativa que pretende promover boas práticas e que decorre no espaço da marca, em Lisboa

    O Roca Lisboa Gallery, em Lisboa, juntou-se ao Portal da Arquitectura e Construção Sustentável (PCS) e vai receber duas sessões da iniciativa “Sextas Sustentáveis”, num programa que tem como principal objectivo a sensibilização dos profissionais da área e estudantes para a importância da adopção de comportamentos sustentáveis no sector da construção.

    A primeira sessão é já esta sexta-feira, dia 13 de Setembro, e contará com a presença de Aline Guerreiro, fundadora do PCS, de Jorge Vieira, director da Roca, para além de representantes da Secil e da Revigrés. Para o dia 11 de Outubro está agendada a sessão ‘Construção de casas de banho sustentáveis’, que contará com a participação da ZYPHO e da Amorim Cork Flooring.

    A iniciativa “Sextas Sustentáveis” irá permitir ao público participante conhecer qual a evolução que o sector tem feito rumo à neutralidade carbónica, e o caminho que as empresas têm feito no sentido de se reinventarem de forma a comprometerem-se com novas tecnologias nos processos de produção e estratégias de criação de materiais sustentáveis para minimizar a sua pegada ambiental.

    A sustentabilidade é um dos grandes pilares do Roca Group, que reforçou este posicionamento com a inauguração do primeiro forno eléctrico do mundo para a produção de louça sanitária. No âmbito desta aposta, o grupo comunicou que, no final de 2023, registou uma redução de 50% das emissões de CO2 de alcance 1 e 2, em comparação com 2018.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    PUB

    Lux Garden Faro

    Imobiliário

    Libertas apresenta investimentos de 100 M€ no Algarve

    Ainda este ano está previsto o lançamento do Lux Garden Evo, em Faro e do Unique Albufeira. Já para 2025, a Libertas encontra-se a trabalhar num novo aldeamento turístico na zona da Marina Albufeira, onde pretende desenvolver também um hotel. Planeado para esse mesmo ano está, também, um novo empreendimento em Loulé

    Cidália Lopes

    No ano em que assinala 20 anos de actividade no Algarve, o promotor imobiliário, Libertas, apresenta novidades. Ao longo destas duas décadas, o Grupo desenvolveu nesta região 18 projectos imobiliários com dimensão relevante, totalizando mais de 800 unidades residenciais entregues, com investimentos na ordem dos 240 milhões de euros. Cerca de metade destas habitações foram adquiridas por portugueses residentes no território nacional e perto de 12% por portugueses residentes no estrangeiro.

    Actualmente, a presença da Libertas no Algarve representa um terço da sua actividade e é nesta região que o Grupo vai continuar a apostar nos próximos tempos. Num total de 100 milhões de euros de investimentos, o promotor vai contar com mais quatro empreendimentos a desenvolver na região algarvia.

    Ainda este ano está previsto o lançamento do Lux Garden Evo, em Faro, com 120 habitações, que se irá situar junto ao já existente Lux Garden, e o Unique Albufeira, com 150 fracções.

    Já em 2025, a Libertas vai trabalhar num aldeamento turístico na zona da Marina de Albufeira, onde pretende desenvolver também um hotel. Este investimento incide sobre um projecto que já havia começado mas que se encontra, actualmente em fase de reformulação. Planeado para esse mesmo ano está, também, um novo empreendimento em Loulé. Segundo Pascal Gonçalves, administrador do Grupo Libertas, o balanço dos 20 anos no Algarve é “extremamente positivo”.

    “Conseguimos afirmar-nos e tornar-nos numa referência no sector imobiliário e num dos maiores players a actuar na região Sul do País”, afirmou.

    Pascal Gonçalves realça, ainda, que “um dos grandes desafios, ao longo destas duas décadas, passou por urbanizar várias zonas ainda pouco desenvolvidas e que hoje se tornaram aspiracionais”.

    E acrescenta: “o Algarve é estratégico para o Grupo, pelo que vamos continuar a investir e a construir na região com a qualidade que nos caracteriza, sempre com foco na sustentabilidade e no bem-estar dos nossos clientes”.

    Desde 2014 que a empresa tem concentrado a sua operação nos municípios de Albufeira, Faro e Lagoa, mais concretamente na zona de Ferragudo.

    Em Albufeira, no bairro da Correeira, construiu de raiz uma nova zona residencial, composta por 80 moradias e 320 apartamentos – o Albufeira Design Villas & Apartments.

    O empreendimento Albufeira Garden, que está em construção, já se encontra em comercialização. Este condomínio privado reúne várias comodidades, como piscina aquecida, ginásio, salas de coliving e espaços de coworking.

    Também em Faro, junto ao Forum Algarve, o Grupo colocou no mercado, nos últimos anos, 298 apartamentos, repartidos pelos condomínios Lux Terrace, Panoramic Pool e Lux Garden, que transformaram e urbanizaram por completo este bairro.

    Já em Lagoa, mais precisamente em Ferragudo, a aposta tem sido na construção e promoção de moradias familiares, com 64 unidades já finalizadas, até ao momento, e outras 29 a caminho, as Arade Villas.

    Sobre o autorCidália Lopes

    Cidália Lopes

    Jornalista
    Mais artigos
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB

    Navegue

    Sobre nós

    Grupo Workmedia

    Mantenha-se informado

    ©2024 CONSTRUIR. Todos os direitos reservados.