Ministério do Ambiente e Energia com novos investimentos de 51M€ para valorização do Litoral
Maria da Graça Carvalho, ministra do Ambiente e Energia, sublinha a importância de “valorizar” a costa portuguesa, “conciliando os interesses das pessoas, a economia e o património natural”

CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
O Governo anunciou esta segunda-feira, dia 29 de Julho, investimentos no litoral português na ordem dos 51 milhões de euros. Num dia totalmente dedicado à valorização do Litoral e ao desenvolvimento sustentável das zonas costeiras, Maria da Graça Carvalho, ministra do Ambiente e Energia, visitou várias praias, que irão ser intervenccionadas à luz destes investimentos.
O Programa Sustentável 2030 tem previstos apoios para protecção do Litoral na ordem dos 140 milhões de euros, dos quais 51 milhões serão novos investimentos, a serem lançados em outubro para as regiões Norte, Centro, Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo e Algarve.
“As intervenções no nosso Litoral devem obedecer a uma lógica de conciliação entre o serviço às pessoas, à economia e a defesa do nosso património natural. É neste equilíbrio que se constroem as bases do desenvolvimento sustentável que norteiam a política do Governo”, refere Maria da Graça Carvalho, aquando à visita à Praia de Melides, em Grândola.
Para assinalar o aniversário do Parque Natural da Arrábida, celebrado a 28 de Julho, a Ministra do Ambiente e Energia visitou, também, visitou o Portinho da Arrábida e a Praia dos Galápos.
Foi, ainda, celebrado, na Costa de Caparica, um protocolo entre a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Administração do Porto de Lisboa, com vista à alimentação artificial das praias urbanas da Costa da Caparica e de S. João, uma intervenção prevista no Plano de Acção – Litoral XXI, para protecção costeira em zonas de risco, com prioridade elevada, no valor de 11 milhões de euros.
Maria da Graça Carvalho teve, ainda, a oportunidade de conhecer o projecto ReDuna – Recuperação e Restauração Ecológica do Sistema Dunar de S. João da Caparica e os avanços realizados na recuperação das dunas.