Monografia dos Granitos e Xistos, pedreira de xisto da Solicel, 3 Novembro de 2021, em Foz Côa. PAULO CUNHA / SLIDESHOW
BROOT une artistas, arquitectos e designers à indústria da Pedra Natural
A ASSIMAGRA, lidera o projecto BROOT, o qual une diferentes sectores em torna da indústria da pedra natural nacional. A primeira colecção – “Dialogues” -, é composta por 25 peças únicas e irá marcar presença nas principais feiras internacionais de design e arquitectura, a começar em Setembro com a INDEX Saudi Arabia
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
BROOT, Dialogues from Within, o mais recente projecto liderado pela Associação Portuguesa da Indústria dos Recursos Minerais, ASSIMAGRA, funciona como um laboratório de inovação e criatividade que fomenta novas parcerias dentro de áreas que partilham a forte herança da pedra natural, principal matéria que brota da terra para se tornar obra.
Promovido e coordenado pela Associação Portuguesa da Indústria dos Recursos Minerais, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no âmbito da Agenda Verde Sustainable StoneByPortugal, BROOT tem o propósito de promover o diálogo e a inovação entre diferentes sectores, reforçando a internacionalização da indústria nacional.
O objectivo do projecto é o de reforçar as dinâmicas de inovação e internacionalização das PME associadas à indústria da pedra natural, através de actividades tão diferenciadoras como a concepção e produção de uma colecção com peças de design originais.
A colecção vai marcar presença nas principais feiras internacionais de design e arquitectura. A começar em Setembro com a INDEX Saudi Arabia, mas também na Maison et Objet (Janeiro 2025), a Milan Design Week (Abril 2025), a NYCxDesign (Maio 2025) e a Expo Osaka (Abril a Outubro 2025).
Com curadoria de Gisella Tortoriello, a primeira coleção intitula-se “Dialogues” e surge do diálogo entre designers, artistas e arquitectos. Composta por 25 peças únicas e originais, coloca a pedra natural a dialogar com diferentes materiais sustentáveis, originários de várias regiões do país.