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A Resul, empresa portuguesa do sector da energia, que desenvolve, produz e implementa soluções de fornecimento para redes de distribuição, prevê um crescimento de facturação superior a 12% e um EBITDA superior a 60% para 2024, com um aumento de vendas superior a 12%. Estes valores reflectem a “sustentabilidade” da organização, que atingiu uma facturação de quase 13 milhões de euros em 2023, com a venda de mercadorias e de projectos fotovoltaicos de autoconsumo.
No mercado nacional, a Resul implementou, no ano passado, a primeira árvore eólica do país no Cascais Shopping, visando melhorar o desempenho energético deste espaço comercial. Já no que diz respeito às exportações, em 2023, representaram mais de 50% da facturação global da empresa através de projectos variados em diversos países, com especial destaque para os PALOP e outros países africanos.
Os projectos de fornecimento de uma solução off-grid para electrificação de uma vila em Cabo Verde que não tinha energia e de isoladores poliméricos de alta tensão para a rede de transporte da Líbia, são exemplos deste trabalho no mercado internacional.
Carlos Torres, presidente do conselho de administração da Resul, refere que “o sucesso alcançado é atribuído, antes de mais, ao compromisso incansável de toda a equipa, mas também à estratégia de diversificação de produtos e de mercados. Estamos orgulhosos de contribuir para o desenvolvimento energético dessas regiões e de sermos parceiros activos no progresso global rumo a um futuro mais sustentável. Estes resultados positivos, especialmente considerando o contexto mundial de instabilidade geopolítica e financeira do ano passado, refletem o projecto sustentável da Resul”.
Em 2023, a Resul teve um aumento significativo na actividade e rentabilidade em comparação com 2022, com vendas de 12,746 milhões de euros.
Com uma presença dinâmica nos mercados internacionais, a venda média por cliente aumentou 18% em relação ao ano anterior. A exportação representou mais da metade (51,3%) da receita total da empresa, enquanto no mercado interno, tanto a unidade de negócios de fornecimento de mercadorias quanto a de centrais fotovoltaicas contribuíram igualmente, representando cada uma 50% da facturação.